pesca

Junho 15, 2016 09:10 PM

A iniciativa parlamentar visa alertar para a dramática situação que afeta a comunidade piscatória da Fuzeta, por decorrência do assoreamento da barra, que obriga a que as embarcações se desloquem para outras localidades.

Maio 11, 2016 02:00 PM

"Barra da Fuzeta - que solução?" é a pergunta que lança o início de mais uma edição das "Jornadas do Bloco", organizadas pela Coordenadora Concelhia de Olhão do Bloco de Esquerda.

A iniciativa tem lugar no próximo sábado, dia 14 de maio, pelas 16 horas na sala multiusos da Junta de Freguesia da Fuzeta e conta com a participação de João Vasconcelos, deputado do Bloco eleito pelo Algarve, e Domingos Terramoto, deputado Municipal do Bloco em Olhão e membro da Junta de Freguesia de Olhão.

Maio 9, 2016 12:54 PM

A Ministra do Mar não responde sobre quais as medidas que irá tomar para minimizar o impacto social e económico que afetará os pescadores e respetivas famílias das comunidades piscatórias do Tavira, Santa Luzia e Fuzeta. Por favor consulte aqui a pergunta dirigida ao Ministério do Mar e aqui a resposta recebida.

Abril 20, 2016 02:14 PM

O Bloco de Esquerda recomenda ao Governo priorizar as dragagens na barra da Fuzeta enquanto obra incluída no programa de dragagens da Sociedade Polis Litoral Ria Formosa. Consulte aqui o Projeto de Resolução que recomenda a dragagem da barra da Fuzeta como obra prioritária incluída no programa de dragagens da Sociedade Polis Litoral Ria Formosa.

Abril 5, 2016 10:36 AM

Os deputados do Bloco de Esquerda questionaram a Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, sobre como irá proceder de forma a fiscalizar e garantir que o Acordo Fronteiriço do Guadiana é integralmente cumprido pelas embarcações espanholas. Consulte aqui a pergunta dirigida ao Ministério do Mar.

Janeiro 15, 2016 01:54 PM

A comunidade piscatória reagiu indignada às manobras iniciais de instalação da Área de Produção Aquícola (APA) de Tavira. A Associação de Pescadores e Armadores daquele concelho, e a Associação de Pescadores de Monte Gordo, transmitiram as suas inquietações aos dirigentes distritais do Bloco de Esquerda do Algarve e ao deputado eleito, João Vasconcelos, em reunião mantida no passado dia 4. Ler na integra a pergunta dirigida ao Ministério do Mar.

Outubro 21, 2013 06:08 PM

Cecília Honório questionou o Ministério da Agricultura e do Mar sobre quais as garantias de segurança para as tripulações e embarcações a operar em Tavira.

Fevereiro 5, 2013 02:31 PM

Os deputados do Bloco de Esquerda apresentaram um projeto de resolução para que sejam tomadas providências para a construção urgente do Porto de Pesca de Tavira.

Janeiro 21, 2013 04:18 PM

O congelamento do porto de pesca de Tavira, o assoreamento da Ria Formosa, do Rio Gilão e da barra, assim como a excessiva burocracia para a prática da pesca, podem levar à extinção da ampla comunidade piscatória de Tavira. O alerta é dado por Cecília Honório, deputada do Bloco pelo Algarve, após a reunião com a Associação de Pescadores e Armadores de Tavira (APTAV).

Julho 31, 2012 05:13 PM

A deputada Cecília Honório do Bloco de Esquerda defendeu na audição parlamentar aos problemas da pesca do polvo que, face à incerteza e à falta de dados fidedignos, é necessário que se utilize o princípio da precaução. Como é sabido, o Bloco de Esquerda apresentou em abril de 2012 um Projeto de Resolução recomendando que o Governo aumentásse as ações de fiscalização do número de cofres utilizados, mantivesse a interdição da utilização do carangejo como isco vivo na pesca do polvo e que se realizasse um estudo sobre o estado das populações.

Julho 22, 2012 11:00 PM

A deputada Cecília Honório do Bloco de Esquerda defendeu na audição parlamentar aos problemas da pesca do polvo que, face à incerteza e à falta de dados fidedignos, é necessário que se utilize o princípio da precaução.

Abril 10, 2012 11:00 PM

Foi entregue no dia 5 de Abril o projecto de resolução que recomenda ao governo a proibição da utilização do caranguejo verde como isco na captura do polvo.

Na sequência do alarme dado por várias associações de pescadores do Algarve, ao qualquer se juntaram biólogos e técnicos de ONGs ligados aos recursos marinhos, o Bloco de Esquerda entregou uma iniciativa parlamentar pela manutenção da interdição do uso caranguejo-mouro (também conhecido como caranguejo-verde) como isco vivo na pesca do Polvo.

Julho 8, 2010 05:22 PM

Encerramento da barra natural e construção de nova barra artificial

A deputada Cecília Honório, eleita pelo círculo de Faro, e o deputado Pedro Soares, Presidente da Comissão Parlamentar de Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas, questionaram hoje o Governo sobre os critérios subjacentes ao encerramento da abertura natural e à escolha do local para a construção da nova barra na Fuzeta.

Abril 9, 2010 11:00 PM

O Porto de Pesca de Albufeira, apesar de relativamente recente, apresenta graves problemas de concepção, encontrando-se já em acelerado estado de degradação estrutural e com equipamentos de apoio à pesca em inadmissíveis condições de precariedade e de falta de salubridade.

Março 15, 2009 12:00 AM

O Bloco de Esquerda exigiu ao Ministério do Ambiente esclarecimentos sobre a Portaria 143/2009 que limita a pesca lúdica no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina.

Março 10, 2009 12:00 AM

O Bloco de Esquerda exigiu ao Ministério do Ambiente esclarecimentos sobre a portaria que limita a pesca lúdica no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina.

Fevereiro 17, 2009 12:00 AM

O Bloco de Esquerda/Algarve exige a imediata revogação da Portaria 143/2009 e solidariza-se e apoia todas as reivindicações e manifestações dos pescadores lúdicos. Alguns dos seus dirigentes, como Vidal Marreiros e Sebastião Pernes, da Assembleia Municipal de Vila do Bispo, João Vasconcelos, da Assembleia Intermunicipal do Algarve, e outros bloquistas como Simeão Quedas, Francisco Reis e Miguel Madeira, participaram hoje na concentração que juntou cerca de 3 mil pessoas junto à Fortaleza de Sagres.

Opinião

Presentemente, em Olhão, faltam casas para venda ou arrendamento e as poucas que existem atingem preços elevadíssimosComo satisfazer a necessidade de habitação dos jovens e das famílias mais carenciadas? Para resolver este problema tem que haver investimento municipal e vontade política para utilizar os instrumentos e condições disponíveis. É então possível minorar a grave carência de habitações com que atualmente os  olhanenses se vêm confrontados 

O turismo náutico é um tipo de turismo cada vez mais em moda e com tendência à massificação (…). No caso do projeto para Olhão, em que o porto de recreio e a área de navegação se encontram em plena Ria Formosa, colocam-se todos os problemas ambientais e socio-económicos que daí advêm (…): põe em risco o equilíbrio ecológico da área protegida da ria; (…) põe risco recursos de pesca com papel importante na economia local e qualidade de vida das populações; (…) prejudica a relação visual com a ria e a preservação da imagem global de açoteias e mirantes que identifica a cidade cubista; (…) implica a deslocalização de atividades tradicionais, o que irá destruir modos de vida únicos e autênticos que fazem parte de uma apropriação popular das zonas ribeirinhas (…) (VER ARTIGO COMPLETO NO INTERIOR)