comunicado

Julho 9, 2012 11:00 PM

 

Realizou-se no passado dia 7 de Julho de 2012, na Biblioteca Municipal Sophia de Mello Breyner Andresen, em Loulé, a Assembleia Eleitoral para a eleição da Comissão Coordenadora Distrital do Bloco de Esquerda – mandato 2012-2014.

Saiu vencedora, com 93,18% dos votos, a lista A, Afirmar um bloco socialista para a luta toda no Algarve na era dos credores.

Maio 28, 2012 11:00 PM

De acordo com os estatutos do Bloco de Esquerda (BE) e com as decisões resultantes da Assembleia Distrital, reunida a 26 de Maio de 2012, são convocadas eleições para a Comissão Coordenadora Distrital (CCD) do Algarve do BE.

Novembro 25, 2011 12:00 AM

Os militantes e ativistas do Bloco de Esquerda de Faro saúdam as trabalhadoras e trabalhadores, as desempregadas e desempregados bem como os estudantes de Faro pelo histórico sucesso da Greve Geral. Este dia foi um sinal inequívoco do descontentamento dos portugueses em relação ao caminho que o governo escolheu para o país.

Julho 4, 2011 11:00 PM

Reunida em Portimão, a Comissão Coordenadora Distrital do Bloco de Esquerda/Algarve analisou os resultados eleitorais do passado dia 5 de Junho e discutiu as perspectivas de trabalho para o futuro. Considerando que esta força política teve uma forte quebra eleitoral relativamente às eleições de 2009, no entanto a Comissão Distrital congratula-se vivamente por ter sido conseguido um dos objectivos centrais da campanha – a reeleição da deputada Cecília Honório.

Julho 19, 2010 11:00 PM

No passado dia 16 de Julho, um grupo de trabalhadores do Hotel Montechoro acompanhados por dirigentes do Sindicato da Hotelaria do Algarve e outros sindicalistas, deslocou-se à nova coqueluche da hotelaria olhanense, o Real Marina Hotel e SPA, a fim de protestar junto do Secretário de Estado do Turismo pelo atraso de três meses no pagamento dos salários por parte da administração do Hotel Montechoro.

Abril 15, 2010 11:00 PM

O Bloco de Esquerda no âmbito da sua Assembleia Distrital Eleitoral, realiza no próximo Sábado, dia 17 de Abril, às 15.00h, no Edifício Duarte Pacheco – Sala da Assembleia Municipal, em Loulé, uma conferência/debate que contará com a intervenção de Jack Soifer, consultor, autor de “COMO SAIR DA CRISE” e “ O FUTURO DO TURISMO”, e ainda colaborador em vários órgãos de comunicação social.

Novembro 23, 2009 12:00 AM

Comentário elaborado pelo Grupo Inter-Municipal do BE/Algarve de Discussão do Programa Polis da Ria Formosa referente ao Relatório Ambiental Preliminar do Plano Estratégico da Intervenção e Valorização da Ria Formosa, no âmbito da sua consulta pública.

Fevereiro 17, 2009 12:00 AM

O Bloco de Esquerda/Algarve exige a imediata revogação da Portaria 143/2009 e solidariza-se e apoia todas as reivindicações e manifestações dos pescadores lúdicos. Alguns dos seus dirigentes, como Vidal Marreiros e Sebastião Pernes, da Assembleia Municipal de Vila do Bispo, João Vasconcelos, da Assembleia Intermunicipal do Algarve, e outros bloquistas como Simeão Quedas, Francisco Reis e Miguel Madeira, participaram hoje na concentração que juntou cerca de 3 mil pessoas junto à Fortaleza de Sagres.

Fevereiro 17, 2009 12:00 AM

Fruto de uma inconsequente e errada política ambiental desenvolvida pelos sucessivos Governos, o Parque Natural da Ria Formosa (PNRF) e as áreas protegidas em geral, não têm tido planos de conservação e desenvolvimento que mobilizem os cidadãos para a defesa de um bem valioso que está referenciado a nível internacional. Pelo contrário, o PNRF tem estado sujeito a vários atentados que possibilitaram a construção indiscriminada na sua área, reduzindo consideravelmente a zona preservada, que é preciso defender integralmente. 

Fevereiro 2, 2009 12:00 AM

Realizou-se no passado dia 31 de Janeiro, no Edifício da Assembleia Municipal, em Loulé, a Assembleia Distrital Eleitoral do Bloco de Esquerda/Algarve, onde foram eleitos os 21 delegados por esta Região à VI Convenção Nacional do BE a ter lugar nos dias 7 e 8 de Fevereiro, em Lisboa, e discutida a situação política e a actividade do Bloco no Algarve.

Novembro 15, 2008 12:00 AM

No passado dia 12 de Novembro, uma delegação do Bloco de Esquerda do Algarve deslocou-se à fábrica Bela Olhão, onde contactou com elementos da Comissão de Trabalhadores e outras colegas presentes nesse turno da vigília que todos vêm efectuando desde o início do mês.

Setembro 10, 2008 11:00 PM

O Parlamento aprovou na generalidade a revisão do Código de Trabalho proposta pelo Governo. Porque ficava mal votar a favor em ano de pré-eleições, PSD e PP abstiveram-se. Votaram contra o BE, o PCP, o PEV e a deputada independente Luísa Mesquita. Também contra, votaram dois deputados independentes do PSD e cinco deputados do PS, revoltados com a reviravolta do seu partido.

Junho 13, 2007 11:00 PM

Ao contrário do que os responsáveis governamentais e empresariais do turismo algarvio propagandeiam, tende a diminuir a qualidade do serviço prestado e dos produtos vendidos aos turistas na generalidade das unidades hoteleiras da região. Esta é uma das principais conclusões da reunião havida no passado dia 11 de Junho entre a Direcção do Sindicato da Indústria Hoteleira, Turismo, Restaurantes e Similares do Algarve e o Grupo de Intervenção Laboral do BE/Algarve, a pedido deste. 

Abril 18, 2007 11:00 PM

Como a comunicação social tem vindo a noticiar, cerca de 100 funcionários da Direcção Regional de Agricultura do Algarve (DRAAlg.) foram considerados a mais na nova orgânica que o organismo vai ter na sequência da tão falada reestruturação do Ministério da Agricultura e Pescas.

Maio 28, 2006 11:00 PM

O Bloco de  Esquerda e a União dos Sindicatos do Algarve reuniram para discutir as perspectivas de desenvolvimento da região do Algarve, tendo em conta a redução de fundos comunitários que a região sofrerá no próximo QREN. 

Opinião

Era uma vez dois príncipes que nasceram muito simpáticos para o povo (…). Um tornou-se rei com todo o aparato, pompa e reconhecimento dos donos do império (…), o outro diz que abandonou a corte mas conspira com castelhanos e afins aspirando lá voltar.  (…) Ser ou não ser rei, eis a questão. Mas cuidado que o descontentamento continua e a república espreita - a populaça quer é qualidade de vida para todos no reino de Olhão! (ver desenvolvimento no interior da página)

Foi vice-rei e agora é rei e rei quererá ser! (...) quer deixar marca – daí que o cognome seja o marcador. O Mandato que é reinado, o concelho que é feudo, o futuro que é visão divina de capricho e epopeia, o poder que é a corte e a embaixada mercantil de privilégio régio, os outros que são os súbditos, os vassalos ou os conspiradores das bombas, os viveiros, os resorts, as marinas e os hotéis que são os castelos e as coutadas, a postura que é a verdade absoluta de inspiração divina, superior, acolchoada no berço, nos secretismos iluminados e nos golpes palacianos de toda a estratégia e propaganda... (ver desenvolvimento no interior da página)