trabalho

Fevereiro 22, 2017 11:46 AM

O Bloco de Esquerda do Algarve saúda o início do processo e está empenhado em contribuir para que, também no Algarve, a integração dos trabalhadores se faça da forma mais abrangente e completa. 

Maio 27, 2016 02:46 PM

Grave exemplo é o dos falsos recibos verdes como os trabalhadores das bilheteiras de quase todos os postos de venda de títulos de transporte do Algarve, cerca de vinte pessoas, a grande maioria mulheres, algumas já com muitos anos do mesmo trabalho, em que todas estão sob ordem das empresas, nas suas instalações e a trabalhar com os meios fornecidos pelas mesmas, mas o fazem sem quaisquer direitos, trabalham à comissão, com horários muito alargados, sem direito a férias, subsídio de férias, subsídio de natal, nem folgas, pois se as tiverem não terão qualquer salário. Alguns patrões “condoídos” dão-lhes a esmola de 5% do que ganham, para a ajuda ao pagamento da Segurança Social.

Abril 19, 2016 05:26 PM

Para o BE/Algarve só o regresso da ANA à esfera pública, a não privatização nem degradação da TAP e uma regulação rigorosa e punitiva por parte da ANAC e ACT sobre os abusos das empresas poderá pôr cobro ao actual descalabro.

Maio 8, 2015 10:35 AM

Cecília Honório e Mariana Mortágua remeteram um conjunto de perguntas ao Ministério de Pires de Lima relativas ao despedimento dos 12 trabalhadores da Portway no Aeroporto de Faro. As deputadas do Bloco de Esquerda querem ver esclarecidas as razões da não renovação de contrato entre a ANA e a Portway no Aeroporto de Faro e como o Ministério avalia estes despedimentos tendo em conta os contratos efetivos, a experiência e qualificação dos trabalhadores. Ler aqui a pergunta dirigida ao Ministério da Economia.

Abril 23, 2015 10:18 AM

Cecília Honório pediu esclarecimentos ao Ministério da Solidariedade, Emprego e Segurança Social acerca dos reais motivos que levaram ao despedimento dos 12 trabalhadores/as das "mangas" do Aeroporto de Faro". Ler aqui a pergunta dirigida ao Ministério da Solidariedade, Emprego e Segurança Social.

Abril 8, 2015 01:58 PM

Cecília Honório questionou o Ministério da Economia acerca do eventual despedimento dos 44 trabalhadores da Litográfica do Sul.

A deputada do Bloco exige saber que esforços serão realizados (pelo Governo) para a manutenção da empresa e dos seus 44 postos de trabalho, na eventualidade de ter lugar um despedimento coletivo na sequência do processo de insolvência. Ler aqui a pergunta dirigida ao Ministro da Economia.

Março 27, 2015 02:47 PM

Cecília Honório questionou o Ministério da Ministério da Solidariedade, Emprego e Segurança Social sobre o não pagamento de salários e subsídios a ex-funcionários da empresa Green Stairs, entidade gestora do complexo habitacional e turístico Clube Praia da Rocha, localizado em Portimão.

A deputada do Bloco de Esquerda quer saber quais as medidas que serão tomadas, de imediato, para que estes/as trabalhadores/as recebam o que têm a haver, garantido a regularização das dívidas aos ex-funcionários por parte da entidade patronal e se esta será responsabilizada na sequências de ações de apuramento de responsabilidades que o Governo deve tomar tendo em conta a atual situação. Ler aqui a pergunta dirigida ao Governo.

Janeiro 22, 2015 06:26 PM

O Bloco questionou o ministro da solidariedade, trabalho e segurança, Mota Soares, sobre se a Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) está a acompanhar, por um lado, o cumprimento da legislação laboral na liquidações da Portimão Urbis e, por outro, os contratos de cessão da posição contratual no contrato de trabalho entre a Portimão Urbis e outras empresas municipais.

Março 3, 2014 03:18 PM

Associação de Combate à Precariedade realiza sessão de esclarecimentos em Faro no próximo dia 7 de Março

Novembro 25, 2011 12:00 AM

Os militantes e ativistas do Bloco de Esquerda de Faro saúdam as trabalhadoras e trabalhadores, as desempregadas e desempregados bem como os estudantes de Faro pelo histórico sucesso da Greve Geral. Este dia foi um sinal inequívoco do descontentamento dos portugueses em relação ao caminho que o governo escolheu para o país.

Novembro 19, 2011 12:00 AM

A deputada do Bloco de Esquerda eleita pelo Algarve, Cecília Honório, [reuniu a 16 de Novembro] com responsáveis do Grupo Alicoop para analisar e conhecer melhor a situação dos trabalhadores da cadeia de supermercados Alisuper que estão com salários em atraso.

Março 2, 2011 12:00 AM

Até então a maior cadeia de supermercados do Algarve, a Alisuper será reduzida a 16 lojas e a pouco mais de 50 funcionários.

Fevereiro 24, 2011 12:00 AM

Meio milhar de pessoas num protesto organizado pela União de Sindicatos do Algarve. O Bloco prepara-se para exigir na AM, contratos para todos os precários da câmara.

Dezembro 5, 2010 12:00 AM

Na tarde do feriado de dia 1 de Dezembro, centenas de cidadãos farenses prescindiram do triste passeio dos tristes num qualquer hipermercado da cidade e voltaram a manifestar a sua solidariedade com os trabalhadores da Groundforce. 

Novembro 19, 2010 12:00 AM

Os trabalhadores da cadeia Alisuper, com cerca de 80 supermercados no Algarve, estão com salários em atraso há dois meses e têm lutado pelos seus direitos sem qualquer resposta. Em 14 de Agosto do corrente ano, a greve convocada colocava na ordem do dia os salários em atraso que ascendiam a um milhão de euros, uma dívida de cerca de dois mil euros para com cada trabalhador.

Novembro 12, 2010 12:00 AM

De acordo com as notícias veiculadas na comunicação social, a Groundforce Portugal, empresa de handling, pretende encerrar a unidade que detém no aeroporto de Faro, decisão que terá como consequência o despedimento colectivo de todos os trabalhadores, num total de 310 (dados disponíveis no sítio da internet, referentes a Março de 2010).

Julho 19, 2010 11:00 PM

No passado dia 16 de Julho, um grupo de trabalhadores do Hotel Montechoro acompanhados por dirigentes do Sindicato da Hotelaria do Algarve e outros sindicalistas, deslocou-se à nova coqueluche da hotelaria olhanense, o Real Marina Hotel e SPA, a fim de protestar junto do Secretário de Estado do Turismo pelo atraso de três meses no pagamento dos salários por parte da administração do Hotel Montechoro.

Maio 20, 2010 11:00 PM

O Bloco de Esquerda do Algarve saúda a realização do vosso 6º Congresso regional e por vosso intermédio os sindicatos e trabalhadores algarvios de que sois a expressão mais significativa.

Abril 5, 2010 11:00 PM

No próximo dia 16 de Abril, pelas 16.00h., no Jardim Manuel Bívar, em Faro, vários sindicatos da Administração Pública (F. Pública, STAL, Professores, Enfermeiros) e a União dos Sindicatos do Algarve promovem uma Concentração de protesto e luta contra as medidas que o Governo actual tem vindo a pôr em prática através da legislação aprovada pelos anteriores governos e agora no recente Orçamento de Estado para este ano e no chamado Programa de Estabilidade e Crescimento (PEC).

Março 2, 2010 12:00 AM

Até então a maior cadeia de supermercados do Algarve, a Alisuper será reduzida a 16 lojas e a pouco mais de 50 funcionários.

Março 2, 2010 12:00 AM

Até então a maior cadeia de supermercados do Algarve, a Alisuper será reduzida a 16 lojas e a pouco mais de 50 funcionários.

Fevereiro 25, 2010 12:00 AM

Hoje, na reunião conjunta da Comissão de Assuntos Económicos, Inovação e Energia e da Comissão de Orçamento e Finanças, a deputada Cecília Honório questionou o Ministro da Economia, Inovação e Desenvolvimento, Vieira da Silva, sobre as responsabilidades públicas da Caixa Geral de Depósitos face à viabilização do grupo Alicoop/Alisuper, cuja concretização do projecto de recuperação apenas depende da aprovação do empréstimo de 1,2 milhões de euros por parte da CGD.

Fevereiro 20, 2010 12:00 AM

O adiamento da resposta da Caixa Geral de Depósitos aos expectáveis compromissos financeiros para salvar a Alicoop levou hoje à suspensão de 380 contratos de trabalho, numa região assolada pelo desemprego.

Fevereiro 9, 2010 12:00 AM

Os trabalhadores da Alicoop vieram do Algarve até à sede da Caixa para exigir que o banco público deixe de boicotar a viabilização da empresa. 

Fevereiro 8, 2010 12:00 AM

Pergunta da deputada Cecilia Honório ao Ministério da Economia, da Inovação e do Desenvolvimento.

Abril 15, 2009 11:00 PM

Na sequência da visita que fez, no passado dia 6 de Abril, às empresas Timar e Bela Olhão, que se encontram em fase de insolvência, curiosamente com o mesmo administrador designado, a deputada do Bloco de Esquerda, Mariana Aiveca, endereçou hoje um requerimento ao Governo, através do Ministro da Economia, colocando as seguintes questões sobre a situação da fábrica Bela Olhão:

Abril 15, 2009 11:00 PM

 Situação na empresa Entente Limited – (Bela Olhão).

Março 29, 2009 11:00 PM

No próximo dia 6 de Abril, segunda-feira pelas 14H30, terá lugar no Anfiteatro Teresa Gamito (Anfiteatro Azul) da Universidade do Algarve o Debate Ensino Superior e Precariedade Laboral. 

Novembro 21, 2008 12:00 AM

Cerca de 200 trabalhadores do Hotel Montechoro, em Albufeira, estão com salários em atraso, mas receiam queixar-se ao sindicato e sofrerem represálias da administração.

Novembro 15, 2008 12:00 AM

No passado dia 12 de Novembro, uma delegação do Bloco de Esquerda do Algarve deslocou-se à fábrica Bela Olhão, onde contactou com elementos da Comissão de Trabalhadores e outras colegas presentes nesse turno da vigília que todos vêm efectuando desde o início do mês.

Outubro 1, 2008 11:00 PM

Convocada pela CGTP e por sindicatos da Função Pública e de outros sectores decorreu, ontem, 1 de Outubro, uma jornada de luta contra o Código de Trabalho e a revisão do PS que ainda piora essa legislação laboral. 

Setembro 16, 2008 11:00 PM

Na próxima Quinta-feira, 18 de Setembro, a partir das 21.30h., no Restaurante/Bar Maktostas, o núcleo de Faro do Bloco de Esquerda promove um debate aberto a todos os interessados sobre o gra ve problema da precaridade. O debate será dinamizado por Anabela Morais, psicóloga desempregada e por Marco Marques do Movimento Precári@s Inflexíveis.

Setembro 10, 2008 11:00 PM

O Parlamento aprovou na generalidade a revisão do Código de Trabalho proposta pelo Governo. Porque ficava mal votar a favor em ano de pré-eleições, PSD e PP abstiveram-se. Votaram contra o BE, o PCP, o PEV e a deputada independente Luísa Mesquita. Também contra, votaram dois deputados independentes do PSD e cinco deputados do PS, revoltados com a reviravolta do seu partido.

Junho 13, 2007 11:00 PM

Ao contrário do que os responsáveis governamentais e empresariais do turismo algarvio propagandeiam, tende a diminuir a qualidade do serviço prestado e dos produtos vendidos aos turistas na generalidade das unidades hoteleiras da região. Esta é uma das principais conclusões da reunião havida no passado dia 11 de Junho entre a Direcção do Sindicato da Indústria Hoteleira, Turismo, Restaurantes e Similares do Algarve e o Grupo de Intervenção Laboral do BE/Algarve, a pedido deste. 

Abril 18, 2007 11:00 PM

Como a comunicação social tem vindo a noticiar, cerca de 100 funcionários da Direcção Regional de Agricultura do Algarve (DRAAlg.) foram considerados a mais na nova orgânica que o organismo vai ter na sequência da tão falada reestruturação do Ministério da Agricultura e Pescas.

Março 6, 2007 12:00 AM

O IV Encontro Nacional de Trabalho do Bloco de Esquerda realiza-se em Lisboa nos dias 31 de Março e 1 de Abril e será um espaço de debate entre @s activistas laborais aderentes ou simpatizantes do Bloco de Esquerda, membros e ex-membros de Comissões de Trabalhadores e membros ou ex-membros de estruturas dos movimentos sindicais. De acordo com o regulamento, podem também participar todos os membros dos órgãos nacionais e distritais do BE. O programa inclui temas como o trabalho atípico, a pecariedade, a comunicação sindical ou a flexi-segurança. 

Maio 28, 2006 11:00 PM

O Bloco de  Esquerda e a União dos Sindicatos do Algarve reuniram para discutir as perspectivas de desenvolvimento da região do Algarve, tendo em conta a redução de fundos comunitários que a região sofrerá no próximo QREN. 

Opinião

Foi vice-rei e agora é rei e rei quererá ser! (...) quer deixar marca – daí que o cognome seja o marcador. O Mandato que é reinado, o concelho que é feudo, o futuro que é visão divina de capricho e epopeia, o poder que é a corte e a embaixada mercantil de privilégio régio, os outros que são os súbditos, os vassalos ou os conspiradores das bombas, os viveiros, os resorts, as marinas e os hotéis que são os castelos e as coutadas, a postura que é a verdade absoluta de inspiração divina, superior, acolchoada no berço, nos secretismos iluminados e nos golpes palacianos de toda a estratégia e propaganda... (ver desenvolvimento no interior da página)