Share |

Jornadas do Bloco em Olhão começam dedicadas à barra da Fuzeta

"Barra da Fuzeta - que solução?" é a pergunta que lança o início de mais uma edição das "Jornadas do Bloco", organizadas pela Coordenadora Concelhia de Olhão do Bloco de Esquerda.

A iniciativa tem lugar no próximo sábado, dia 14 de maio, pelas 16 horas na sala multiusos da Junta de Freguesia da Fuzeta e conta com a participação de João Vasconcelos, deputado do Bloco eleito pelo Algarve, e Domingos Terramoto, deputado Municipal do Bloco em Olhão e membro da Junta de Freguesia de Olhão.

Recordemos que em meados de abril deste ano, o Bloco de Esquerda apresentou na Assembleia da República um Projeto de Resolução que recomenda ao Governo priorizar as dragagens na barra da Fuzeta enquanto obra incluída no programa de dragagens da Sociedade Polis Litoral Ria Formosa.

Os parlamentares do Bloco alertam para o assoreamento da atual barra que serve a comunidade piscatória da Fuzeta, situação que  condiciona fortemente a atividade regular dos pescadores, tendo estes de esperar pela meia maré para entrar e sair da barra, traduzindo-se numa redução substancial dos rendimentos dos pescadores da Fuzeta, a que se soma a ameaça permanente das suas vidas, dada a perigosidade na travessia.

A referida iniciativa parlamentar recomenda priorizar as dragagens na barra da Fuzeta enquanto obra incluída no programa de dragagens da Sociedade Polis Litoral Ria Formosa e seja considerada a fixação da barra no local onde a natureza a abriu em 2010 com o recurso ao uso de mangas geotêxteis.

Também recentemente, em fevereiro deste ano, a Assembleia Municipal de Olhão aprovou por unanimidade a moção "Pelas dragagens da barra da Fuzeta", cuja deliberação segue no mesmo sentido do referido Projeto de Resolução.