saúde

Abril 27, 2017 02:12 PM

O Bloco de Esquerda dirigiu por escrito um conjunto de perguntas ao Governo sobre as dificuldades no Hospital de Faro para a realização de TACs e à inoperacionalidade das urgências pediátricas no Hospital de Portimão.

João Vasconcelos e Moisés Ferreira, autores da iniciativa parlamentar, denunciam o agravamento das dificuldades registadas no Centro Hospitalar do Algarve (CHA), designadamente na carência e encerramento de serviços para a realização do exame médico de Tomografia Axial Computarizada (TAC), no Hospital de Faro, e nas falta de médicos nas urgências pediátricas do Hospital de Portimão, obrigando à paragem desta valência. Consulte aqui a pergunta dirigida ao Governo, através do Ministério da Saúde.

Abril 7, 2017 12:22 PM

O Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda apresentou um Projeto de Resolução recomendando ao Governo manter o Centro de Medicina Física e de Reabilitação (CMFR) do Sul na esfera pública, dotando-o de autonomia e com os recursos humanos, técnicos e financeiros necessários ao seu pleno funcionamento. Ler aqui, e na integra, a iniciativa legislativa apresentada.

Abril 6, 2017 03:20 PM

O Bloco de Esquerda dirigiu um conjunto de perguntas ao Governo relacionadas com o recurso do Centro Hospitalar do Algarve (CHA) a entidades convencionadas nos anos de 2013, 2014 e 2015.

Os deputados bloquistas João Vasconcelos e Moisés Ferreira querem saber quais os montantes gastos, quais as áreas em que mais de recorreu a entidades convencionadas para realizar meios complementares de diagnóstico e terapêutica (MCDT), e quais as os real motivos que levam as estes recursos. Consulte aqui a pergunta dirigida ao Ministério da Saúde.  

Março 14, 2017 11:18 AM

O Bloco de Esquerda recomendou ao Governo a aquisição de viaturas para a prestação de cuidados ao domicílio no quadro dos cuidados de saúde primários.

A iniciativa parlamentar surge na sequência do Bloco ter questionado os Agrupamentos de Saúde (ACES) e Unidades Locais de Saúde (ULS) existentes no país acerca da frota disponível, nomeadamente se a mesma era suficiente para acompanhar os utentes a necessitar de cuidados domiciliários. A maioria das ACES e ULS manifestou ter uma frota insuficiente para a prestação de cuidados de saúde, e os gastos com com taxis ou aluguer de automóveis chegou aos 1,7 milhões de euros no anos de 2015.

Relativamente à região do Algarve, importa assinalar que o conjunto das 3 ACES (I - central, II - barlavento e II sotavento) manifestou a necessidade de mais 23 viaturas no conjunto. Ler aqui, e na integra, a iniciativa legislativa apresentada.

Fevereiro 24, 2017 09:51 AM

João Vasconcelos e Moisés Ferreira, autores da iniciativa, consideram ser preciso um investimento imediato e urgente no CHA, sendo necessário suprir necessidades, as quais, acreditam os parlamentares do Bloco, não passam por meras medidas de gestão e organização, mas sim um compromisso da tutela para um reforço de investimento. Consulte aqui a pergunta dirigida ao Ministério da Saúde.

Dezembro 21, 2016 12:56 PM

 

O Bloco de Esquerda questionou o Governo acerca da entrega da gestão do Centro de Medicina Física de Reabilitação do Sul (CMFRS) a uma instituição particular de solidariedade social (IPSS).

Os parlamentares do Bloco querem saber se a proposta apresentada pela Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve para a entrega a gestão do CMFRS a uma IPSS é rejeitada, mantendo a gestão desta unidade de saúde na esfera pública. Consulte aqui a pergunta dirigida ao Ministério da Saúde.

Dezembro 7, 2016 05:30 PM

Na próxima sexta-feira, dia 9 de dezembro, Catarina Martins, coordenadora Nacional do Bloco de Esquerda, realiza uma visita ao Hospital de Portimão. A iniciativa, que será acompanhada também pelo deputado eleito pelo Algarve, João Vasconcelos tem lugar pelas 15:30 horas e insere-se num conjunto de ações promovidas pelo Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda no âmbito da saúde, que terão lugar neste dia em todo o país.

Dezembro 6, 2016 05:03 PM

 

O Bloco de Esquerda dirigiu um conjunto de perguntas escritas ao Governo sobre as inúmeras dificuldades por que passa atualmente o serviço de urgência do Hospital de Portimão. Consulte aqui a pergunta dirigida ao Ministério da Saúde.

Novembro 17, 2016 08:58 AM

O Bloco de Esquerda questionou o Ministério da Saúde sobre quantos quartos de isolamento existem no Centro Hospitalar do Algarve (CHA), quantos destes são de isolamento com pressão negativa e se o Ministro considera serem suficientes. Consulte aqui a pergunta dirigida ao Ministério da Saúde.

Novembro 16, 2016 10:51 AM

O Bloco de Esquerda dirigiu por escrito um conjunto de perguntas ao Governo, através do Ministério da Saúde, relacionadas com a contratação, por parte da ARS Algarve, de enfermeiros com recurso a recibos verdes. Consulte aqui a pergunta dirigida ao Ministério da Saúde.

Outubro 4, 2016 03:45 PM

O Bloco de Esquerda quer saber quais os motivos que levaram ao encerramento do único Centro de Aconselhamento e Deteção da infeção VIH/SIDA (CAD) no Algarve durante cerca de 15 dias.

João Vasconcelos e Moisés Ferreira questionaram por escrito o Ministério da Saúde sobre quais os motivos que levam o CAD de Faro a encerrar durante cerca de 15 dias e quais as medidas tomadas pela Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve no sentido de colmatar esta falta e garantir a reabertura do serviço. Consulte aqui a pergunta dirigida ao Ministério da Saúde.

Setembro 14, 2016 08:15 AM

O Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda questionou o Governo, através do Ministério da Saúde, acerca da abertura da extensão de saúde do Azinhal, no concelho de Castro Marim. Consulte aqui a pergunta dirigida ao Ministério da Saúde.

Julho 12, 2016 05:14 PM

O Bloco de Esquerda dirigiu requerimentos a todas as autarquias algarvias no sentido de conhecer quais as iniciativas que as mesmas têm em prática para a promoção da saúde, nomeadamente se têm um plano municipal de saúde, com que medidas e objetivos, e quais as iniciativas que foram ou estão a ser tomadas no sentido de prevenir a doença e promover a saúde da população.  Consulte aqui o referido requerimento (neste caso dirigido à Câmara Municipal de Olhão).

Julho 5, 2016 03:22 PM

Os deputados do Bloco de Esquerda, João Vasconcelos, eleito pelo Algarve, e Moisés Ferreira, questionaram o Governo, através do Ministério do Saúde, sobre qual o acompanhamento que está a ser feito às mulheres com implantes de silicone pré-cheios do fabricante Poly Implant Prothese, designados por implantes PIP.

Os parlamentares do Bloco, pretenderem saber qual o acompanhamento que está a ser feito pelo Serviço Nacional de Saúde (SNS) às mulheres com implantes PIP, isto é, se todas aquelas que receberam um implante PIP foram contactadas pelo SNS para monitorização dos implantes e se foi dada informação acerca dos riscos que estes acarretam.

Abril 22, 2016 12:24 PM

O Bloco de Esquerda questionou o Governo sobre quais as medidas que estão a ser implementadas para fazer face aos constrangimentos registados no Centro de Saúde de Olhão, nomeadamente no que concerne à contratação de pessoal em falta, na substituição do equipamento informático obsoleto e nas necessárias obras de manutenção. Consulte aqui a pergunta dirigida ao Ministério da Saúde.

Abril 11, 2016 04:56 PM

O Bloco de Esquerda questionou o Ministério da Saúde acerca dos utentes encaminhados para o vale-cirurgia no Centro Hospitalar do Algarve. Para o Bloco importa conhecer quantos utentes foram encaminhados para o vale-cirurgia desde o ano de 2013 e quais os montantes despendidos durante esse período. Os deputados do Bloco, João Vasconcelos e Moisés Ferreira, procurando conhecer a realidade da atribuição dos vale-cirurgia, questionaram ainda o Ministro Adalberto Campos Fernandes sobre quantos utentes estão registados, na lista de inscritos para cirurgia, com registo provisório, registo ativo, registo cancelado, registo pendente e registo suspenso administrativamente. Consulte aqui a pergunta dirigida ao Ministério da Saúde.

Abril 11, 2016 04:55 PM

O Bloco de Esquerda considera que um melhor Serviço Nacional de Saúde (SNS) só é possível com mais e melhores profissionais com a garantia de boas condições de trabalho e que a sua distribuição pelos utentes garanta a prestação de cuidados de saúde.

Abril 5, 2016 05:20 PM

O Bloco de Esquerda quer saber quantos utentes dos Agrupamentos de Centros de Saúde no Algarve (ACeS) estão a necessitar, neste momento, de cuidados de saúde domiciliários e se os utentes algarvios estão a ser prejudicados pelo facto de a frota destes ACeS estar obsoleta, inviabilizando a prestação destes serviços.

Abril 1, 2016 05:00 PM

O modelo de gestão hospitalar no Algarve com a criação do CHA pelo anterior governo revelou-se assim um fracasso, o que tem colocado em causa o acesso da população algarvia e dos que visitam a região aos cuidados de saúde, violando o seu direito constitucional à proteção na saúde. PSD e CDS/PP são assim os grandes responsáveis pela situação de total degradação do SNS no Algarve.

Março 22, 2016 05:28 PM

O Bloco de Esquerda questionou o Ministério da Saúde acerca da inoperacionalidade do polo de saúde no sítio da Bordeira, devido a uma formalidade técnica.

João Vasconcelos afirma tratar-se de "uma unidade de saúde importante para a população, prestando um serviço de proximidade que não deve ser descurado". O parlamentar algarvio considera ainda ser "necessário e certamente possível encontrar uma solução adequada a esta extensão de saúde, de modo a que possa funcionar com normalidade". Consulte aqui a pergunta dirigida ao Ministério da Saúde.

Março 3, 2016 05:40 PM

João Vasconcelos questionou o Ministro da Saúde acerca das medidas que irá adotar face ao modelo hospitalar em que assenta o Centro Hospitalar do Algarve (CHA).

Durante a audição do Ministro da Saúde, Adalberto Fernandes, o deputado do Bloco foi perentório em afirmar que o modelo hospitalar formado pelo anterior Governo "falhou dramaticamente com as populações a sofrer as consequências".

Fevereiro 26, 2016 06:17 PM

Um utente do Centro Hospitalar do Algarve (CHA) foi internado para cirurgia e reenviado para casa por falta de anestesista naquela unidade hospitalar. Os bloquistas manifestam a sua preocupação e interpelam o Ministério da Saúde.

Fevereiro 26, 2016 06:16 PM

O Bloco de Esquerda questionou o Ministério da Saúde sobre se o Centro Hospital do Algarve (CHA) e a Inspeção Geral das Atividades de Saúde (IGAS) irão abrir um inquérito acerca do falecimento de um utente do Hospital de Portimão, em circunstâncias pouco claras.

Janeiro 11, 2016 05:57 PM

Sete horas de espera nas urgências do Hospital de Faro para doentes com pulseira verde, chegada do tempo frio e consequente pico da gripe levam Bloco de Esquerda a questionar Governo sobre condições de atendimento nos serviços do Centro Hospitalar do Algarve. Ler na integra a pergunta dirigida ao Ministro da Saúde.

Julho 1, 2015 08:29 PM

Cecília Honório e Helena Pinto questionaram o Ministério da Saúde acerca das dificuldades enfrentadas pelos doentes no Algarve. Ler aqui a pergunta dirigida ao Ministério da Saúde.

Abril 21, 2015 04:22 PM

As deputadas do Bloco de Esquerda, Cecília Honório e Helena Pinto, questionaram o Ministério da Saúde acerca que um conjunto de situações relatadas por responsáveis do Sindicado dos Enfermeiros, aquando da reunião entre os deputados da Comissão de Saúde da Assembleia da República e entidades responsáveis pela saúde no Algarve. Ler aqui a pergunta dirigida ao Ministério da Saúde.

Abril 19, 2015 03:44 PM

Terça-feira, dia 14 de abril, dirigentes locais e distritais do Bloco de Esquerda de Lagoa mais a direção do Centro Popular de Lagoa (CPL) realizaram uma reunião de trabalho para abordar, entre outros assuntos, a situação financeira preocupante em que se encontra esta IPSS sediada no concelho de Lagoa.

Fevereiro 20, 2015 01:19 PM

O Bloco congratula-se em saber que está superada a rutura na disponibilização de sacos para as pessoas ostomizadas à data em que foi noticiada a pergunta dirigida ao Governo, embora o esclarecimento do CHA não indique que medidas foram tomadas para garantir que uma nova rutura deste material hospitalar não se repete.

Fevereiro 16, 2015 03:54 PM

O Bloco questionou o Ministério da Saúde sobre a atualização da comparticipação a atribuir pelo Serviço Nacional de Saúde (SNS) às pessoas que necessitam de sacos de ostomia e denúncia a rutura deste material em unidades de saúde na região do Algarve.

Fevereiro 2, 2015 12:00 PM

Os deputados do Bloco de Esquerda, Cecília Honório e João Semedo, questionaram o Ministro da saúude sobre a mais recente informação sobre uma nova rutura de medicamentos no Centro Hospitalar do Algarve.

Dezembro 12, 2014 12:41 PM

Cecília Honório e João Semedo questionaram o Ministério da Saúde sobre as dificuldades que atravessa o Centro de Mediciana Física de Reabilitação do Sul, situação põe em causa o normal funcionamento desta unidade de saúde.

Setembro 11, 2014 11:37 AM

Cecília Honório e João Semedo questionaram hoje o Ministro da Saúde acerca do possivel encerramento do polo de Alcantarilha do Centro de Saúde de Silves.

Agosto 20, 2014 11:33 AM

No dia 22 de Agosto, Sindicatos do Setor da Saúde - o Sindicato dos Enfermeiros Portugueses, Sindicato do Médicos da Zona Sul -, o Sindicato dos Trabalhadores da Função Pública, a União dos Sindicatos do Algarve/CGTP-IN e as comissões e associações de utentes na região do Algarve organizam em Faro uma tribuna pública pela defesa do Serviço Nacional de Saúde no Algarve.

O BE solidariza-se com esta iniciativa e apela à participação de todos e todas.

(Lê aqui o comunicado completo)

Agosto 7, 2014 10:35 AM

Foi confirmado pelo Ministério da Saúde a falta do material médico necessário à realização de uma cirurgia.

Julho 17, 2014 01:30 PM

Cecília Honório e João Semedo questionaram hoje o Ministro da Saúde acerca do falecimento de uma pessoa no Hospital de Portimão, concretamente saber se a Unidade Hospitalar em causa irá abrir um inquérito à situação e se a Inspecção-Geral das Atividades em Saúde, por seu turno, tomará uma iniciativa idêntica.

Junho 13, 2014 10:25 AM

O Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda (BE) propõe a criação de unidades locais de saúde no Algarve, uma no Sotavento e outra no Barlavento, e a consequente extinção do Centro Hospitalar do Algarve (CHA).

Junho 4, 2014 03:48 PM

Existem no país 202 camas em cuidados paliativos; destas, apenas dez se situam no Algarve, constituindo a Unidade de Cuidados Paliativos do Hospital de Portimão.

O Bloco de Esquerda questionou o Governo sobre a possibilidade desta unidade vir a ser encerrada. O Governo respondeu-nos agora indicando que a unidade se irá manter mas que se encontram “em desenvolvimento os procedimentos necessários à outorga de contrato-programa para o efeito”.

Maio 29, 2014 04:11 PM

Helena Pinto e João Semedo, questionaram hoje o Ministério da Saúde acerca da falta de material para realização de citologias no Algarve, designadamente a falta de escovilhões em Portimão e em Lagos e, a possivél rutura dos stocks de Albufeira e de Vila Real de Santo António, dado estes encontrarem-se próximo do fim. Há o registo da falta deste material, anteriormente, em Faro.

Maio 29, 2014 03:38 PM

A marcha e o cordão humano decorreram nesta quarta-feira em Loulé e foi convocado pelo movimento de cidadãos em defesa dos serviços públicos de saúde.

Segundo a agência Lusa, as pessoas transportavam cartazes com frases escritas em cartolinas onde se podia ler: “Queremos as urgências a funcionar a 100%” ou “exigimos mais profissionais de saúde”.

Maio 26, 2014 05:48 AM

A Comissão Coordenadora Distrital de Faro e a Comissão Coordenadora Concelhia de Loulé do Bloco de Esquerda apoia a manifestação convocada por um grupo de cidadãos para dia 28 Maio às 18h.30m frente à câmara  e apela a todos os louletanos a participar nessa jornada de luta.

Pela luta na rua vamos combater as intenções do Governo encerrar a urgência do Centro de Saúde de Loulé.

Abril 16, 2014 05:03 AM

O Bloco de Esquerda apresentou um Projeto de Resolução que recomenda ao Governo a contratação de enfermeiros para o Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Fevereiro 28, 2014 02:36 PM

Ontem demos conta do reenvio de uma pergunta ao Governo, por este não responder a grande parte das perguntas endereçadas no prazo regimental de 30 dias.

Hoje o Bloco de Esquerda dá conhecimento que procedeu ao reenvio de mais uma pergunta, a n.º 818/XII/3ª, sobre a realização de ressonâncias magnéticas no Hospital de Faro que se encontra em risco.

Fevereiro 3, 2014 11:05 PM

De mãos dadas e a caminhar de lado assim entraram cerca de duas centenas de pessoas no Hospital de Faro hoje à tarde pela 16 horas. O protesto silencioso representou a união de alguns farenses na luta pela qualidade do serviço nacional de saúde. 

Janeiro 30, 2014 06:39 PM

O Cordão Humano em defesa do Serviço Nacional de Saúde terá lugar já no próximo dia 1, sábado, em Portimão, pelas 15h30m, e no dia 2, domingo, também pelas 15h30m, em Faro, na entrada do Hospital.

Janeiro 30, 2014 11:35 AM

No próximo dia 1, em Portimão, e no próximo dia 2 , em Faro, o Bloco de Esquerda marcará presença no Cordão Humano convocado pelo Movimento de Cidadãos pela Defesa dos Serviços Públicos de Saúde do Algarve, manifestando assim todo o apoio na luta pela qualidade da saúde pública na região.

Janeiro 21, 2014 01:42 PM

João Semedo e Cecília Honório questionaram, ontem, o Ministro da Saúde sobre o regular funcionamento do serviço de ressonâncias magnéticas exigindo da tutela medidas para regularizar a situação.

Janeiro 16, 2014 02:52 PM

180 médicos redigiram uma carta aberta onde criticam o Conselho de Administração pela “degradaçãodos cuidados de saúde da população algarvia”, denunciando que “frequentemente são adiadas cirurgias programadas, por falta de material cirúrgico”. O Bloco entende que “a dimensão” do protesto” exige a demissão da administração.

Dezembro 20, 2013 04:39 PM

As Viaturas Médicas de Emergência e Reanimação (VMER) a operar no distrito de Faro podem não estar em funcionamento na noite de 24 para 25 de dezembro e na passagem de ano.

Em causa está o anúncio em baixar o valor hora, pago aos médicos que asseguram a tripulação das VMER, para valores que oscilam entre os quatro e os oito euros. Esta situação está a levar os médicos a abandonarem este serviço com a consequente paragem de viaturas do VMER nas noites de natal e de passagem de ano.

Novembro 13, 2013 03:56 PM

João Semedo e Cecília Honório questionaram o Ministro da Saúde sobre se o inquérito ao falecimento da criança de Portimão será realizado pela Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS).

Novembro 5, 2013 03:45 PM

O Bloco de Esquerda exige respostas sobre o encerramento das unidades de saúde de Odeleite, Azinhal e Vaqueiros.

Outubro 22, 2013 04:45 PM

"Em virtude de termos vindo a constatar que o Governo não responde a grande parte dos requerimentos no prazo regimental de trinta dias e só fazê-lo quando os remetemos novamente, o Bloco de Esquerda (...) solicita cópia do estudo efetuado pela Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS) sobre a reorganização dos cuidados de saúde no Algarve, cujo prazo de reposta de encontra ultrapassado."

Outubro 15, 2013 12:55 PM

O Bloco de Esquerda questionou o Ministério da saúde sobre o eventual encerramento das extensões de saúde de Alferce e Marmelete, ambas no concelho de Monchique.

Estas duas unidades de saúde estão integradas no agrupamento de centro de saúde (ACES) Algarve II, cujo Conselho de Comunidade não reuniu alguma vez durante o corrente ano.

Junho 5, 2013 02:31 PM

O Bloco de Esquerda questionou o Ministro da Saúde sobre os motivos que levaram a ARS do Algarve a eliminar o domingo nos horários de cuidados continuados e exige a revogação desta decisão.
A ARS do Algarve alterou os horários da equipas de cuidados continuados integrados, tendo eliminado o domingo na disponibilização de cuidados de saúde.
A aplicação desta medida lesa gravemente todos os utentes que carecem de cuidados de saúde ao domingo assim como desvirtua os objetivos das unidades de cuidados domiciliários.

Abril 22, 2013 03:29 PM

O Bloco de Esquerda requereu a audição do presidente do Concelho de Administração da ARS do Algarve na Comissão Parlamentar de Saúde.
O pedido surge na sequência do anuncio da criação do centro hospitalar do Algarve, por por fusão do Centro Hospitalar do Barlavento Algarvio e do Hospital de Faro.
Para o BE, a criação do CHA irá provocar profundas alterações nos serviços de saúde disponibilizados à população Algarvia, os quais devem ser conhecidos e discutidos na Assembleia da República.

Fevereiro 28, 2013 01:57 PM

João Semedo, coordenador do Bloco de Esquerda e deputado na Assembleia da República, desloca-se a Portimão no póximo dia 1 de março para uma reunião com Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Barlavento Algarvio (CHBA) e para participar na sessão pública sobre Estado Social.

Janeiro 18, 2013 04:19 PM

João Semedo questionou o Governo sobre as razões para o Hospital de Faro não dispensar medicamento a doente com artrite reumatoide.

Janeiro 9, 2013 02:51 PM

Cecília Honório e João Semedo exigem um esclarecimento do governo sobre a eventual intenção de integrar o Hospital Distrital de Faro com o Centro Hospitalar do Barlavento Algarvio num único centro hospitalar.

Outubro 17, 2012 03:39 PM

O argumento de redução dos custos para a deslocalização do helicóptero do INEM não satisfaz o Bloco de Esquerda e levou Cecília Honório a questionar o governo.

Dezembro 24, 2010 12:00 AM

Por iniciativa da Direcção Regional do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses, realizou-se na manhã do passado dia 18, um protesto dos enfermeiros que nos diferentes Centros de Saúde da região e no INEM têm os contratos de trabalho a terminar no fim deste mês sem que, até agora, a ARS do Algarve apresente qualquer saída de continuidade.

Setembro 12, 2010 11:00 PM

Cecília Honório requereu ao Ministério da Saúde a urgente resolução dos problemas de climatização do Centro Hospitalar do Barlavento Algarvio, uma necessidade premente para a diminuição da mortalidade intra-hospitalar.

Opinião

Presentemente, em Olhão, faltam casas para venda ou arrendamento e as poucas que existem atingem preços elevadíssimosComo satisfazer a necessidade de habitação dos jovens e das famílias mais carenciadas? Para resolver este problema tem que haver investimento municipal e vontade política para utilizar os instrumentos e condições disponíveis. É então possível minorar a grave carência de habitações com que atualmente os  olhanenses se vêm confrontados 

O turismo náutico é um tipo de turismo cada vez mais em moda e com tendência à massificação (…). No caso do projeto para Olhão, em que o porto de recreio e a área de navegação se encontram em plena Ria Formosa, colocam-se todos os problemas ambientais e socio-económicos que daí advêm (…): põe em risco o equilíbrio ecológico da área protegida da ria; (…) põe risco recursos de pesca com papel importante na economia local e qualidade de vida das populações; (…) prejudica a relação visual com a ria e a preservação da imagem global de açoteias e mirantes que identifica a cidade cubista; (…) implica a deslocalização de atividades tradicionais, o que irá destruir modos de vida únicos e autênticos que fazem parte de uma apropriação popular das zonas ribeirinhas (…) (VER ARTIGO COMPLETO NO INTERIOR)