ambiente

Junho 13, 2017 10:26 PM

O Bloco de Esquerda requereu hoje a audição da Secretária de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza relativamente ao "Eco-resort" previsto para a Praia Grande, no concelho de Silves.

Fevereiro 9, 2017 05:57 PM

O Bloco de Esquerda questionou hoje o Governo acerca da destruição de uma importante área natural no concelho de Lagoa em benefício da construção de um hipermercado.
João Vasconcelos e Jorge Costa, deputados do Bloco e autores da pergunta formal dirigida ao Governo, mostram-se preocupados com a destruição da área natural de Alagoas Brancas, a sul da cidade de Lagoa e nas imediações do parque de exposições da FATACIL, onde existe uma zona húmida de invernia em que habitam espécies raras de aves, tais como o íbis-preto. Consulte aqui a pergunta dirigida ao Ministério do Ambiente.

Maio 31, 2016 12:57 PM

No Algarve, a sessão de esclarecimento tem lugar dia 4 de junho em Tavira, pelas 15h, no jardim das Palmeiras (frente ao mercado da ribeira) no dia 4 de junho e conta com as presenças já confirmadas de João Camargo (investigador das alterações climáticas), Domingos Terramoto (ativista para as questões ambientais da Ria Formosa) e Artur Sanina (deputado municipal em Tavira eleito pelo Bloco).

Está já on-line o site que permite a todas as pessoas obterem a informação mais detalhada, acerca da manifestação e inscrever-se na mesma: fecharalmaraz.org.

Janeiro 31, 2016 08:05 PM

O Bloco de Esquerda (BE) quer suspender imediatamente todos os contratos relativos à exploração de hidrocarbonetos no Algarve.

A reivindicação foi hoje entregue na Assembleia da República (AR) pelos deputados do BE e com João Vasconcelos, deputado do BE eleito pelo círculo de Faro, como primeiro subscritor.

Junho 17, 2015 04:09 PM

A Praia Dona Ana em Lagos é considerada uma das mais bonitas do mundo, tendo sido distinguida por várias publicações e prémios. Está em curso uma intervenção para o enchimento da praia com sedimentos que resultará na consequente destruição da sua morfologia. A operação tem vindo a ser contestada por Associações Ambientalistas, moradores e cidadãos.

Março 4, 2015 06:25 PM

Bloco de Esquerda exige a suspensão imedidata das demolições na Ria Formosa e o realojamento imediato de todos as famílias cuja habitação já tenha sido demolida.

Setembro 22, 2014 09:45 AM

Neste domingo, dia 21 de setembro, Faro foi uma das cidades onde também se assinalou o evento global people's climate march & mobilisatio.

Novembro 27, 2013 06:06 PM

 Cecília Honório e Luís Fazenda dirigiram ao Ministério do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia, um conjunto concreto de questões sobre o mega empreendimento imobiliário projetado para a Praia Grande (Silves).

Novembro 14, 2013 08:00 AM

O Bloco de Esquerda questionou o Ministério do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia sobre a possível presença de amianto nos painéis dos tanques de decantação na Estação de Tratamento de Águas de Tavira.

Março 15, 2011 12:00 AM

A aprovação de planos de ordenamento de áreas protegidas que viram as costas às suas populações e abrem as portas aos grandes interesses económicos que aí se querem rentabilizar reflecte o falhanço da política de conservação da natureza e da biodiversidade. Os exemplos mais recentes estão na Peneda Gerês e no Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina. (...)

Dezembro 17, 2010 12:00 AM

A deputada Rita Calvário, do Bloco de Esquerda, questionou o Ministério do Ambiente a falta de transparência na divulgação dos processos de infracção sobre projectos imobiliários em rede Natura 2000 sobre os quais Portugal terá de responder perante a Comissão Europeia.

Dezembro 17, 2010 12:00 AM

A deputada Rita Calvário, do Bloco de Esquerda, questionou o Ministério do Ambiente a falta de transparência na divulgação dos processos de infracção sobre projectos imobiliários em rede Natura 2000 sobre os quais Portugal terá de responder perante a Comissão Europeia.

Setembro 3, 2010 11:00 PM

De acordo com uma denúncia local, na freguesia do Rogil, concelho de Aljezur, funciona uma pedreira (extracção, processamento, entreposto de lavagem e depósito de inertes) situada em plena Reserva Agrícola Nacional (RAN) e junto de habitações, o que já de si significa impactes graves para o ambiente e a qualidade de vida dos residentes.

Agosto 8, 2010 11:00 PM

A 23 de Novembro de 2009, as deputadas Cecília Honório e Rita Calvário questionaram o Ministério da Economia, da Inovação e do Desenvolvimento sobre a construção do campo de golfe em Rede Natura, no âmbito do projecto de aproveitamento turístico da Quinta da Ombria, no concelho de Loulé.

Maio 9, 2010 11:00 PM

Os Núcleos do Bloco de Esquerda de Lagos e de Portimão, vão levar a efeito no próximo Sábado, dia 15 de Maio, um conjunto de acções no âmbito da preservação da biodiversidade nos dois concelhos. Nestas acções destaca-se o Fórum sobre o tema, a ter lugar na Biblioteca Municipal de Lagos, pelas 15.30h, com a presença dos seguintes oradores: Arquitecto Fernando Pessoa, Biólogos Laura Leite e João Santos, Engenheira Raquel Sousa e Deputadas Rita Calvário e Cecília Honório.

Segue programa detalhado de todas as acções previstas.

Maio 5, 2010 11:00 PM

Bloco defende alteração da proposta e propõe novo processo de Discussão Pública.

Dezembro 15, 2009 12:00 AM

O Bloco de Esquerda teve conhecimento que oito novos blocos de prédios vão ser construídos na Praia da Rocha, Portimão. Estes blocos, de sete a doze pisos, terão mais fogos (1088) do que a previsão de há dois anos (1077) e com esta operação urbanística não só os moradores deixarão de ter qualquer vista para o mar como a sustentabilidade da faixa costeira é, mais uma vez, ameaçada.

Dezembro 13, 2009 12:00 AM

Motivados pela realização da Conferência da ONU que está a decorrer em Copenhaga, um grupo de cidadãos de Faro decidiu responder ao apelo de diversas organizações internacionais presentes na Conferência para que no sábado, dia 12, se realizassem vigílias por todo o mundo reivindicando “um Acordo a valer” na sequência das negociações em curso.

Novembro 25, 2009 12:00 AM

Perguntas apresentadas por Cecilia Honório e Rita Calvário.

Novembro 8, 2009 12:00 AM

Plantada entre 1887 e 1919, a Mata Nacional das Dunas Litorais de Vila Real de Santo António, com os 450 hectares de área, é a mais relevante área florestal da orla costeira do Leste Algarvio, composta essencialmente por pinheiros bravos e albergando a mais importante população de camaleão a nível nacional e, provavelmente, a única com viabilidade a Norte do Mediterrâneo.

Julho 26, 2009 11:00 PM

Face à pergunta colocada por Alda Macedo acerca do PIN do Pontal, o Ministério da Economia e da Inovação respondeu:

Junho 8, 2009 11:00 PM

Pergunta da deputada Alda Macedo ao Ministério do Ambiente:

Maio 4, 2009 03:34 PM

A Câmara de Portimão assinou recentemente um Protocolo com a empresa Butwell – Trading, Serviços e Investimentos, SA, do empresário Aprígio Santos, presidente da Naval 1º de Maio e detentor da Quinta da Rocha – Ria de Alvor e de um considerável património imobiliário. O referido Protocolo tem por finalidade efectuar um estudo sobre a “caracterização biofísica” da Quinta da Rocha, o que se pressupõe que a seguir irá avançar uma proposta urbanística para a propriedade.

Abril 19, 2009 11:00 PM

Pergunta de Alda Macedo ao Ministério do Ambiente, Ordenamento do Território e Desenvolvimento Regional:

Março 16, 2009 12:00 AM

A deputada Alda Macedo do Bloco de Esquerda questionou, na passada sexta-feira, os Ministros da Economia e do Ambiente sobre este projecto candidato a PIN, rejeitando a possibilidade do Governo passar uma declaração de interesse público a um projecto essencialmente de natureza turística-imobiliária. O Governo deve cumprir os seus compromissos europeus e internacionais para a protecção da Ria Formosa, não permitindo que se continue a retalhar esta área sensível com mais e mais construção em prejuízo do verdadeiro interesse público.

Fevereiro 1, 2009 12:00 AM

Questão de Alda Macedo sobre a possibilidade de co-inceneração em Loulé:

Dezembro 29, 2008 12:00 AM

O Bloco de Esquerda através da sua deputada Alda Macedo, tinha-se manifestado, no passado mês de Setembro, contra o impedimento de passagem nos caminhos públicos na Ria de Alvor, nomeadamente na Quinta da Rocha, propriedade do empresário Aprígio Santos, tendo requerido ao Ministério do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional explicações sobre o que pretendia fazer para contrariar esta situação.

Junho 24, 2008 11:00 PM

Moção apresentada na Assembleia Intermunicipal do Algarve, tendo sido rejeitada por maioria, com 14 votos contra (PS e alguns PSD), 10 a favor (BE e alguns PSD) e 2 abstenções (PCP). Alguns membros do PS saíram da sala no momento da votação, em protesto pelo facto da Moção ter sido admitida para discussão (uma autêntica vergonha por parte destes elementos do PS. Alguns elementos do PSD foram atrás do PS – foi o bloco central a funcionar, em parte).

Maio 16, 2008 11:00 PM

O Bloco de Esquerda denúncia na Assembleia Municipal de Vila do Bispo o crime ambiental que a empresa "Águas do Algarve" se prepara para cometer no Martinhal (Sagres) com a conivência do Presidente da Câmara de Vila do Bispo. O deputado municipal do Bloco apresentou, na sessão do órgão municipal de 16 de maio, uma moção sobre o assunto. O documento foi aprovado por unanimidade.

Julho 20, 2007 11:00 PM

Na sexta-feira, 20 de Julho, as Jornadas das Alterações Climáticas estiveram no Baixo Guadiana. Os impactes sobre os recursos hídricos, a desertificação humana dos povoados ribeirinhos, a ocupação imobiliária e pressão turística que cresce nas margens, foram alguns temas fortes abordados.

Junho 30, 2007 11:00 PM

Durante a tarde da próxima sexta realiza-se ao longo do Guadiana um encontro de activistas do BE com especialistas da área dos recursos hídricos e organizações ambientalistas e de desenvolvimento do interior de Algarve. A iniciativa enquadra-se numa campanha nacional do Bloco de Esquerda sobre Alterações Climáticas e realiza-se num barco, entre o Pomarão e Vila Real de Santo António. 

Março 31, 2007 11:00 PM

Preocupado com a ausência de planos regionais ou municipais para a  energia, o desperdício no seu consumo e a falta de aproveitamento do  potencial energético regional, o Bloco de Esquerda do Algarve reuniu  esta semana com a AREAL (Agência Regional de Energia).

Outubro 12, 2006 11:00 PM
Maio 31, 2006 11:00 PM

Considerando as recentes declarações de responsáveis políticos regionais, o contexto de discussão do Plano de Ordenamento do Algarve, os compromissos nacionais assumidos no âmbito do protocolo de Quioto, a dependência energética do país, a galopante subida do preço do petróleo e a disponibilidade de fontes energéticas renováveis na região, o Bloco de Esquerda defende:

Opinião

Foi vice-rei e agora é rei e rei quererá ser! (...) quer deixar marca – daí que o cognome seja o marcador. O Mandato que é reinado, o concelho que é feudo, o futuro que é visão divina de capricho e epopeia, o poder que é a corte e a embaixada mercantil de privilégio régio, os outros que são os súbditos, os vassalos ou os conspiradores das bombas, os viveiros, os resorts, as marinas e os hotéis que são os castelos e as coutadas, a postura que é a verdade absoluta de inspiração divina, superior, acolchoada no berço, nos secretismos iluminados e nos golpes palacianos de toda a estratégia e propaganda... (ver desenvolvimento no interior da página)