economia

Junho 13, 2017 10:29 PM

O Bloco de Esquerda entregou na Assembleia da República um Projeto de Resolução em que recomenda ao Governo a revisão dos instrumentos de ordenamento do território relativos ao Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina (PNSACV), com o objetivo de compatibilizar a proteção da natureza com a ocupação humana.

Maio 23, 2017 11:28 PM

 

O Bloco de Esquerda recomendou ao Governo que diligência meios para a construção de um matadouro no Algarve com as adequadas condições técnicas, higiénico-sanitárias e de segurança alimentar. Ler aqui, e na integra, a iniciativa legislativa apresentada.

Março 13, 2017 01:07 PM

O Bloco de Esquerda questionou por escrito o Governo acerca da tarifa subsidiada para um projeto solar em Lagos.

Os deputados do Bloco, Jorge Costa e João Vasconcelos, dirigiram um conjunto de perguntas ao Governo, através do Ministério da Economia, no sentido de saber qual a razão para haver uma referência ao subsídio à tarifa no projeto da empresa Hyperion em Lagos e, em caso de uma resposta afirmativa, em que se circunstâncias será este subsídio atribuído e quais os valores envolvidos. Consulte aqui a pergunta dirigida ao Ministério da Economia.

Novembro 4, 2016 06:51 PM

O deputado do Bloco de Esquerda eleito pelo Algarve, João Vasconcelos, questionou por escrito o Ministro das Finanças, Mário Centeno, acerca dos motivos que levaram a Secretaria de Estado do Orçamento a inviabilizar o pedido de execução de investimento por parte do município de Faro.

O parlamentar bloquista considera que o Ministério das Finanças deve levantar o veto da Secretaria de estado do Orçamento de forma a permitir que o plano de intervenção seja executado com a maior urgência. Consulte aqui a pergunta dirigida ao Ministério das Finanças.

Abril 17, 2014 08:51 AM

O Bloco de Esquerda denúncia situações extremas de emergência social e solicita à Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) dados sobre o número de consumidores que viram cortado o fornecimento de energia elétrica.

Abril 8, 2014 04:28 PM

Marisa Matias anunciou esta segunda-feira que o Bloco vai entregar um projeto de resolução na Assembleia da República para referendar o Tratado Orçamental europeu, que limita a capacidade de resposta dos países à crise.

Março 30, 2014 10:21 PM

A petição promovida pelos autores do manifesto “Preparar a reestruturação da dívida para crescer sustentadamente”, lançada na última sexta feira à noite, já tem mais de 10 mil assinaturas, reunindo as condições para ser apreciada em plenário na Assembleia da República.

Março 5, 2014 04:53 PM

Marisa Matias, candidata do Bloco de Esquerda às eleições europeias, esteve reunida no sábado, dia 21 de Fevereiro, com a Associação de Moradores da Ilha da Culatra, concelho de Faro. Em discussão esteve a recente reclassificação das zonas de produção de bivalves, alterada pela entrada em vigor do Despacho 15264/2013 de Novembro do ano passado.

Novembro 5, 2013 04:23 PM

O Orçamento do Estado para 2014 é um orçamento de escolhas. Através dele o Governo escolhe proteger os grandes grupos económicos e a banca, a quem exige apenas 4% da fatura do “ajustamento”. Para as famílias, os trabalhadores, desempregados e pensionistas, fica 82% do esforço direto e a promessa de menos serviços públicos. O Bloco de Esquerda rejeita este caminho e apresenta um programa orçamental que assenta no essencial.

Outubro 30, 2013 01:07 PM

O líder parlamentar do Bloco de Esquerda, Pedro Filipe Soares, acusou hoje o Governo de tentar "baralhar o jogo para saírem as mesmas cartas", ao desafiar os partidos da oposição a apresentarem um Orçamento do Estado alternativo.

Novembro 21, 2012 05:50 PM

O Bloco de Esquerda apresentou, no âmbito da discussão da especialidade do Orçamento de Estado para 2013, 190 propostas de alteração. Estas medidas apresentam uma nova visão para a consolidação orçamental, defendendo uma alternativa à austeridade “custe o que custar” que tem sido a imagem de marca deste Governo.

Maio 6, 2012 11:00 PM

Sexta-feira, dia 11 de Maio, o Coordenador Nacional do Bloco de Esquerda, Francisco Louçã e a dirigente bloquista Mariana Mortágua, deslocam-se a Faro e depois Olhão, para uma apresentação do seu mais recente livro, "Dívidadura". Em Faro, a sessão está marcada para as 18h na Livraria Pátio de Letras, e em Olhão, para as 21h30 na Sociedade Recreativa Olhanense. Segundo Louçã, um dos objetivos da obra é mostrar à opinião pública "as estratégias da dívida, a política da dívida, a tirania da dívida".

Novembro 15, 2010 12:00 AM

O despedimento dos 336 trabalhadores da Escala de Faro da Groundforce e a forma com tal ocorreu é um acontecimento inédito nesta região.

Setembro 7, 2010 11:00 PM

Em Abril, Cecília Honório questionou o Governo sobre a acção inspectiva que a Autoridade para as Condições do Trabalho realizou ao sector da construção civil no Algarve.

Abril 15, 2010 11:00 PM

O Bloco de Esquerda apresentou deu hoje entrada na Assembleia da República a projecto visa tornar possível a implementação de um plano de recuperação da actividade da Cooperativa de Produtos Alimentares - Alicoop.

Março 2, 2010 12:00 AM

Resumo das propostas PIDDAC apresentadas pelo grupo parlamentar do Bloco de Esquerda.

Fevereiro 1, 2010 12:00 AM

Na sua ultima reunião, a Assembleia da Comunidade Intermunicipal do Algarve aprovou uma moção sobre o Museu da Cortiça, apresentada pelo Bloco de Esquerda, apelando ao empenhamento na procura de uma solução que evite seja posto em causa o seu valioso património.

Janeiro 26, 2010 12:00 AM

O Bloco de Esquerda tomou conhecimento público da iminência do encerramento do Museu da Cortiça, devido à falência da Fabrica do Inglês, em Silves. 

Janeiro 22, 2010 12:00 AM

Encontrar respostas alternativas ao turismo que “sufoca” a região, resolver os problemas dos pequenos produtores agrícolas e olhar para a situação dos pescadores são as três principais preocupações do Bloco de Esquerda (BE) em relação ao Algarve.

Dezembro 13, 2009 12:00 AM

A CP – Comboios de Portugal, E.P.E. é, desde Junho de 2009, uma entidade pública empresarial, detida a 100% pelo Estado Português (Decreto-Lei n.º 137-A/2009, de 12 de Junho), responsável pela prestação de serviços de transporte ferroviário nacional e internacional de passageiros, em articulação com a REFER – Rede Ferroviária Nacional, E.P.E. e pelo IMTT – Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres.

Abril 29, 2009 11:00 PM

A principal associação hoteleira do Algarve insiste na necessidade de implementação de medidas governamentais para ajudar a combater a crise no sector.

Fevereiro 18, 2009 12:00 AM

Pergunta da deputada Alda Macedo sobre o matadouro do Algarve:

Opinião

Era uma vez dois príncipes que nasceram muito simpáticos para o povo (…). Um tornou-se rei com todo o aparato, pompa e reconhecimento dos donos do império (…), o outro diz que abandonou a corte mas conspira com castelhanos e afins aspirando lá voltar.  (…) Ser ou não ser rei, eis a questão. Mas cuidado que o descontentamento continua e a república espreita - a populaça quer é qualidade de vida para todos no reino de Olhão! (ver desenvolvimento no interior da página)

Foi vice-rei e agora é rei e rei quererá ser! (...) quer deixar marca – daí que o cognome seja o marcador. O Mandato que é reinado, o concelho que é feudo, o futuro que é visão divina de capricho e epopeia, o poder que é a corte e a embaixada mercantil de privilégio régio, os outros que são os súbditos, os vassalos ou os conspiradores das bombas, os viveiros, os resorts, as marinas e os hotéis que são os castelos e as coutadas, a postura que é a verdade absoluta de inspiração divina, superior, acolchoada no berço, nos secretismos iluminados e nos golpes palacianos de toda a estratégia e propaganda... (ver desenvolvimento no interior da página)