campanha contra austeridade

Março 23, 2015 12:32 PM

Realizou-se este sábado a sessão pública "Unidos Contra a Austeridade". A iniciativa lotou o Fórum Lisboa para ouvir dirigentes do Bloco, do Podemos, do Syriza e ativistas de diversas lutas sociais.

Março 12, 2015 12:37 PM

Em véspera do Dia Internacional da Mulher, a deputada eleita pelo Bloco de Esquerda no Algarve, destaca junto dos militantes reunidos em almoço-convívio, em Olhão, o papel decisivo que o partido tem tido na luta pela igualdade de género e na luta pela defesa das mulheres portuguesas "principais vítimas das políticas de austeridade deste Governo", acusa Cecília Honório.

Março 9, 2015 10:23 AM

Catarina Martins, porta voz do Bloco de Esquerda e Cecília Honório, deputada do Bloco eleita pelo Algarve, participaram na recolha de assinaturas para a petição pela desvinculação de Portugal do Tratado Orçamental e contra a austeridade. A iniciativa, promovida pela Coordendora Concelhia de Vila Real de Santo António, realizou-se na manhã de sábado, dia 7 de março, junto ao Mercado Municipal de Vila Real de Sto António.

Março 2, 2015 10:03 AM

Em 2015 é responsabilidade da esquerda derrotar a atual política, significando que só há verdadeira derrota da direita com o fim da austeridade. Neste sentido, o Bloco arrancou, em meados de janeiro, com a Campanha Nacional de Combate à Austeridade e ao Empobrecimento do País. Esta iniciativa está assente nas principais propostas para a construção de uma alternativa urgente e, entre as várias ações que tem tido lugar um pouco por todo o país, com destaque para a marcha e o comício Anti-austeridade que tiveram lugar no Porto no passado dia 21 de fevereiro, a campanha inclui o objetico da recolha de 1500 - no distrito de Faro - assinaturas para a petição à Assembleia da República pela desvinculação de Portugal do Tratado Orçamental (TO).

Janeiro 29, 2015 12:44 AM

O Bloco de Esquerda Algarve saúda e regozija-se com a vitória do povo grego contra a austeridade imposta pela troika, e pela afirmação de um programa político alternativo ao imposto pelos governos do “rotativismo ao centro” a que submetem gregos e portugueses. Neste sentido, o Bloco lançou uma campanha nacional contra a austeridade que inclui uma petição à Assembleia da República pela desvinculação de Portugal do Tratado Orçamental. É objetivo desta petição a recolha das 35 mil assinaturas que devolvam este debate à agenda política nacional. A campanha está no terreno e até ao final de março irão realizar-se diversas iniciativas no distrito de Faro. Já no dia 7 de fevereiro realiza-se a Marcha Internacional sobre a Ponte do Guadiana – Pela livre circulação da Via do Infante, uma iniciativa da Plataforma A22, coletivo do qual o Bloco faz parte e, neste contexto, apela à participação dos bloquistas, utentes e demais cidadãos. (Lê o comunicado completo do Secretariado da Coordenadora Distrital do Algarve do Bloco de Esquerda)

Janeiro 21, 2015 09:09 PM

O Bloco de Esquerda arrancou esta terça-feira com uma petição pública à Assembleia da República para a desvinculação de Portugal do Tratado Orçamental. Catarina Martins explicou que o Tratado Orçamental obriga o país a cortar anualmente o equivalente ao orçamento de toda a Escola Pública.

Artigo publicado no portal esquerda.net

Janeiro 16, 2015 04:28 PM

Catarina Martins anunciou este sábado que, entre janeiro e março, o Bloco estará nas ruas com propostas concretas sobre a vida das pessoas. A iniciativa conta com a apresentação de uma petição a favor da desvinculação de Portugal do Tratado Orçamental. A proposta será alargada “a todos e todas os que entendem que Portugal tem direito à sua autodeterminação”, referiu a porta voz bloquista.

Artigo publicado no portal esquerda.net

Opinião

Presentemente, em Olhão, faltam casas para venda ou arrendamento e as poucas que existem atingem preços elevadíssimosComo satisfazer a necessidade de habitação dos jovens e das famílias mais carenciadas? Para resolver este problema tem que haver investimento municipal e vontade política para utilizar os instrumentos e condições disponíveis. É então possível minorar a grave carência de habitações com que atualmente os  olhanenses se vêm confrontados 

O turismo náutico é um tipo de turismo cada vez mais em moda e com tendência à massificação (…). No caso do projeto para Olhão, em que o porto de recreio e a área de navegação se encontram em plena Ria Formosa, colocam-se todos os problemas ambientais e socio-económicos que daí advêm (…): põe em risco o equilíbrio ecológico da área protegida da ria; (…) põe risco recursos de pesca com papel importante na economia local e qualidade de vida das populações; (…) prejudica a relação visual com a ria e a preservação da imagem global de açoteias e mirantes que identifica a cidade cubista; (…) implica a deslocalização de atividades tradicionais, o que irá destruir modos de vida únicos e autênticos que fazem parte de uma apropriação popular das zonas ribeirinhas (…) (VER ARTIGO COMPLETO NO INTERIOR)