Share |

Artigos

Setembro 3, 2018 08:09 PM

Apresentou-se uma candidatura à eleição da Comissão Coordenadora Distrital do Algarve do Bloco de Esquerda (BE), cuja lista de candidatos e moção de orientação política para o período do mandato (2018-2020) pode ser consultada nesta hiperligação.

Apresentou-se uma candidatura à eleição da Comissão Coordenadora Distrital do Algarve do Bloco de Esquerda (BE), cuja lista de candidatos e moção de orientação política, para o período do mandato (2018-2020), pode ser consultada nesta hiperligação.

De acordo com o "Regulamento Eleitoral das Comissões Coordenadoras Distritais/Regionais/Concelhias", foi atribuído à moção “REFORÇAR A INTERVENÇÃO E A COMBATIVIDADE BLOQUISTA PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA ALTERNATIVA POPULAR E SOCIALISTA NO ALGARVE!” a letra A, passando doravante a ser designada por "lista A".

 

Agosto 27, 2018 12:17 AM

Moção apresentada pelo Bloco de Esquerda, na Assembleia de Freguesia de Alvor de 28 de junho de 2018, no sentido da requalificação do parque de S. João. Aprovada com a abstenção do PS, o voto contra do NOS Cidadãos e os votos a favor do Bloco, CDU, CDS e PSD.

28 de Junho de 2018

Moção

Requalificação do parque de São João (Alvor)

Considerando o estado degradado e sujo do parque de São João na vila de Alvor, o Bloco de Esquerda propõe que este espaço seja alvo de uma requalificação (arranjo dos canteiros, colocação de mais bancos, colocação de equipamentos infantis – baloiços, escorrega, mais papeleiras  com os sacos para a apanha dos dejectos dos animais, etc.) para que este parque se transforme num espaço de lazer e convívio para todos (ver anexo).

A eleita pelo Bloco de Esquerda na assembleia de freguesia de Alvor

Manuela Silva Porfírio

Observações: Aprovada com a abstenção do PS, o voto contra do NOS Cidadãos e os votos a favor do Bloco, CDU, CDS e PSD.

Agosto 26, 2018 11:43 PM

Recomendação apresentada pelo Bloco de Esquerda, na Assembleia de Freguesia de Alvor de 28 de junho de 2018, no sentido de se resolver o problema do barco "meio-afundado" na Ria de Alvor. Aprovada com a abstenção do PS e os votos a favor do Bloco, CDU, CDS, PSD e NOS.

O Bloco de Esquerda vem por este meio recomendar à Junta de Freguesia de Alvor que resolva, o mais rapidamente possível, em conjunto com as entidades competentes o problema do barco que se encontra "meio-afundado" na Ria de Alvor em frente à estação do salva-vidas. A situação deste barco pode originar problemas de navegação e/ou ambientais caso exista lguma fuga de combústivel/óleos como já aconteceu no passado.

Nota: a qualidade da imagem não é a melhor e vê.se pouco do barco porque no momento da foto a maré estava cheia.

A eleita pelo Bloco de Esquerda na Assembleia de Freguesia de Alvor,

Manuela Silva Porfírio

Observações: aprovada com a abstenção do PS e os votos a favor do Bloco, CDU, CDS, PSD e NOS.

Agosto 22, 2018 05:33 PM

O Bloco de Esquerda - Albufeira assinala com satisfação a aprovação de mais uma iniciativa política de oposição à intenção do Governo para a exploração de petróleo e gás em território nacional. A estrutura concelhia de Albufeira levou à mais recente sessão da Assembleia Municipal, realizada a 16 de agosto, a moção "Não à exploração de petróleo na Costa Vicentina e Algarve", tendo a mesma vindo a ser aprovada por uma maioria expressiva.

O Bloco de Esquerda - Albufeira assinala com satisfação a aprovação de mais uma iniciativa política de oposição à intenção do Governo para a exploração de petróleo e gás em território nacional. A estrutura concelhia de Albufeira levou à mais recente sessão da Assembleia Municipal, realizada a 16 de agosto, a moção "Não à exploração de petróleo na Costa Vicentina e Algarve", tendo a mesma vindo a ser aprovada por uma maioria expressiva, registando apenas a abstenção do representante da CDU.

Agosto 13, 2018 01:28 PM

Esta é a versão digital do número 0 do Jornal do Núcleo do Bloco de Esquerda de Olhão. Apresentam-se temas pertinentes ao município de Olhão como: Autocaravanismo desregulado em Olhão; Condenação do tribunal à CMO; Força do Bloco nos meios democráticos em Olhão.

Esta é a versão digital do número 0 do Jornal do Núcleo do Bloco de Esquerda de Olhão. Apresentam-se temas pertinentes ao município de Olhão como: Autocaravanismo desregulado em Olhão; Condenação do tribunal à CMO; Força do Bloco nos meios democráticos em Olhão.

Existem ainda três textos de opinião em anexo a esta edição do jornal que podem ser consultados em:

-Câmara Municipal - serviço público ou central de negócios? : http://olhao.bloco.org/iniciativa/jornal-sempre-por-olhao-camara-municipal-servico-publico-ou-central-de-negocios/2411

-A juventude e a política. : http://olhao.bloco.org/iniciativa/jornal-sempre-por-olhao-juventude-e-politica/2410

Julho 22, 2018 10:33 AM

No passado Sábado, dia 14 de julho, decorreu a primeira edição da Inquietação. O dia começou com uma tertúlia sobre direitos LGBT+, onde participaram os coletivos Panteras Rosa e Associação Xis. Após uma breve introdução destas organizações à dezena de algarvios que se sentou para ouvir, conhecer e debater nesta atividade, a conversa fluiu para o tema das Marchas do Orgulho LGBT+. “Porquê e para quê?” foi a questão colocada sobre as marchas... (VEJA O RESTO NO INTERIOR)

Julho 19, 2018 03:21 PM

Não deixa de ser extraordinário e muito lamentável continuar a persistir num erro crasso e muito danoso para a região – as portagens no Algarve. Além dos elevados prejuízos económicos e sociais que estas provocam, uma das grandes manchas negras e bem trágicas reside na potenciação dos acidentes rodoviários, em particular na EN125, que foi considerada de novo a via mais perigosa e mortífera do país, não obstante uma parte da via já estar requalificada. São mais de 10 000 acidentes de viação por ano na região, com uma média anual de 30 vítimas mortais e quase 200 feridos graves.

Mais uma vez foi chumbado na Assembleia da República um Projeto de Resolução do Bloco de Esquerda que propunha a abolição das portagens na Via do Infante. Nesta quarta-feira, dia 18 de julho, PS e PSD voltaram a unir-se numa coligação negativa de bloco central contra o Algarve e as suas populações. À semelhança do que fizeram para todo o país no âmbito das negociações das leis laborais e da descentralização de competências para os municípios. Um bloco central de interesses a funcionar em pleno. É a democracia, é o país, são os cidadãos que saem a perder.

Julho 18, 2018 04:00 PM

(veja no interior artigo apêndice ao jornal - número 0)

CÂMARA MUNICIPAL: SERVIÇO PÚBLICO OU CENTRAL DE NEGÓCIOS?

 

A maioria absoluta do PS finalmente se assume como centralizadora e gestora dos destinos do concelho, num percurso que instala os interesses e os acordos necessários (antes mascarados numa maioria relativa que foi aprovando projectos em colaboração com alguma pseudo-oposição e que agora premeia  os serviços prestados com a integração dos ex-vereadores do PSD, para não haver dúvidas).

Julho 18, 2018 03:57 PM

(veja no interior artigo apêndice ao jornal - número 0)

A JUVENTUDE E A POLÍTICA

Os jovens perderam o interesse político. Se perguntar a um adolescente o que acha de política, a resposta mais provável que vai ouvir  é “eu não ligo muito a política” ou “eu sozinho não consigo mudar nada”. Tendo em conta que a política influência toda a nossa vivência e basicamente dita o modo como cada um de nós interaje com o próximo, como pode ser que os jovens na sua grande maioria tenham desistido do meio político?