Share |

Artigos

Outubro 27, 2018 01:37 AM

 Verifique aqui listas concorrentes de delegados para a XI Convenção Nacional do Bloco de Esquerda.

Estas são as listas concorrentes de delegados para a XI Convenção Nacional do Bloco de Esquerda:

Moção A: Um Bloco mais forte para mudar o País

1. A1508, João Manuel Duarte Vasconcelos

2. A9697, Mónica Cristina Lopes Neto

3. A935, Augusto Arnaldo Nunes Otero Taveira

4. A8646, Jorge Manuel Albano da Encarnação Ramos

5. A10577, Maria Celeste Rodrigues dos Santos

6. A10653, Artur António Guerreiro Sanina

7. A11991, Joaquim Ribeiro de Oliveira

8. A8449, Mariette Martinho

9. A4152, Pedro Miguel Sousa Mota

10. A13621, Ivo Madeira

11. A13049, Eunice Neto dos Reis Sequeira

12. A4952, Sebastião de Sousa Pernes

13. A13748, Igor Miguel Gago

14. A9138, Joaquina Maria Rosa Lourenço

15. A10617, David Anthony Johnofre Rodrigues Berrueco

16. A11968, Joaquim Alberto Coelho Gomes

17. A12957, Dóris Rafael Peleira

18. A9782, Paulo Jorge Afonso da Silva

Outubro 22, 2018 11:17 AM

Terminado o período de vigência da CCC (2016-2018), de acordo com os Estatutos, e pela importância para a atividade do Bloco de Esquerda em Faro, resulta urgente a eleição da Comissão Coordenadora Concelhia do BE – Faro.

Para o efeito, convocam-se @s aderentes do Núcleo de Faro do Bloco de Esquerda, para uma Assembleia Eleitoral Concelhia, no próximo dia 15 de dezembro, entre as 15h00 e as 19h00, na sede do BE, Rua Justino Cúmano, nº 13 – Faro, com o seguinte ponto único na ordem de trabalhos:

Eleição da Comissão Coordenadora Concelhia do BE-Faro, para o biénio 2018-2020.

Convocatória

Terminado o período de vigência da CCC (2016-2018), de acordo com os Estatutos, e pela importância para a atividade do Bloco de Esquerda em Faro, resulta urgente a eleição da Comissão Coordenadora Concelhia do BE – Faro.

Para o efeito, convocam-se @s aderentes do Núcleo de Faro do Bloco de Esquerda, para uma Assembleia Eleitoral Concelhia, no próximo dia 15 de dezembro, entre as 15h00 e as 19h00, na sede do BE, Rua Justino Cúmano, nº 13 – Faro, com o seguinte ponto único na ordem de trabalhos:

Eleição da Comissão Coordenadora Concelhia do BE-Faro, para o biénio 2018-2020.

Outubro 13, 2018 04:33 AM

As votações para a eleição de delegados/as à XI Convenção Nacional do Bloco de Esquerda, na Assembleia Eleitoral de Algarve, decorrem no próximo dia 3 de novembro, entre as 15h e as 19h, em 9 mesas mesas no distrito de Faro. Consulta aqui as listas de delegados, e as instruções para o voto por correspondência.

As votações para a eleição de delegados/as à XI Convenção Nacional do Bloco de Esquerda, na Assembleia Eleitoral de Algarve, decorrem no próximo dia 3 de novembro, entre as 15h e as 19h, em 9 mesas mesas no distrito de Faro.

A Assembleia Eleitoral do Algarve abrange os concelhos de Albufeira, Aljezur, Castro Marim, Faro, Lagoa, Lagos, Loulé, Olhão, Portimão, São Brás de Alportel, Silves, Tavira, Vila do Bispo e Vila Real de Santo António.

Mesas de Voto:

Outubro 7, 2018 06:38 PM

No passado sábado, dia 6 de Outubro, o Bloco de Esquerda deslocou-se aos núcleos habitacionais do Farol e dos Hangares da ilha da Culatra para dar apoio a todos os que ainda vivem o pesadelo das demolições das suas casas e manifestando a devida solidariedade a todas as legítimas aspirações dos núcleos populacionais de moradores que pretendem ver as suas situações regularizadas e legitimadas perante a lei. O Bloco defende o que sempre afirmou: suspensão de todo o processo de tomada administrativa e demolição de habitações; tratamento de todos os núcleos populacionais em pé de igualdade e a defesa ambiental enquadrada com a defesa dos direitos dos residentes locais, tendo apresentado NOVO PROJETO DE RESOLUÇÃO na Assembleia da República no passado dia quatro de Outubro (VER EM ANEXO). Durante a manhã a delegação do Bloco visitou ainda o núcleo da Culatra  onde pôde constatar o decorrer das intervenções ao abrigo do PIR em curso, as deficiências que faltam colmatar, assim como os anseios futuros desta comunidade que vive no seio da Ria Formosa e que continua a lutar pelos direitos de todos os que nas ilhas herdaram, criaram e desenvolveram os seus modos de vida, o trabalho e o lazer, e as suas identidades.

PROJETO DE RESOLUÇÃO Nº …./XIII/4ª

 

RECOMENDA AO GOVERNO a imediata SUSPENSÃO DE NOVAS DEMOLIÇÕES DE HABITAÇÕES NA ILHA da culatra, EM PARTICULAR NOS NÚCLEOS DO FAROL E DOS HANGARES

 

A Ria Formosa encontra-se classificada como Reserva Natural desde 1978 e adquiriu o estatuto de Zona de Proteção Especial em 1999. Englobando os concelhos de Olhão, Faro, Loulé, Tavira e Vila Real de Santo António, é um sistema lagunar protegido e dela fazem parte um conjunto de ilhas-barreira arenosas – Faro, Tavira, Armona, Cabanas, Culatra e Deserta ou Barreta, servindo de proteção a uma vasta área de sapal, canais e ilhotes.

Outubro 4, 2018 09:35 AM

Para o Bloco de Esquerda é premente apoiar, com urgência e por meio de um processo simplificado, todas as vítimas afetadas pelos incêndios de agosto passado em concelhos afetos pelos incêndios, com a reconstrução das suas habitações e a recuperação de equipamentos e outros apoios, e providenciando para a reposição do potencial produtivo dessas áreas. O processo simplificado deverá contemplar, obrigatoriamente, situações de apoios que envolvam verbas até um montante de 5 mil euros.

O Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda apresentou na Assembleia da República de um Projeto de Resolução que recomenda ao Governo que adote com urgência um procedimento simplificado de apoio às vítimas dos incêndios que ocorreram nos concelhos de Monchique, Silves, Portimão e Odemira em agosto deste ano e que, em conjunto com as autarquias locais, diligencie informar de forma célere as populações e vítimas afetadas, sobre os métodos e processos para aceder aos apoios necessários, e que estas medidas sejam divulgadas através dos canais locais disponíveis.

A iniciativa parlamentar surge na sequência das reuniões realizadas pelo deputado João Vasconcelos nos dias dias 1 e 2 de outubro com a Plataforma Ajuda Monchique, os Presidentes das Juntas de Freguesia do Alferce e de Monchique e com o Presidente da Câmara Municipal de Monchique.

Setembro 28, 2018 06:42 PM

Moção apresentada pelo Bloco de Esquerda na Assembleia de Freguesia de Portimão a 27/09/2018 no sentido de que se resolva o problema dos sem-abrigo em Portimão. Aprovada por unanimidade.

Assembleia de Freguesia de Portimão

Moção

Sem-abrigo em Portimão

Existe uma quantidade significativa de pessoas em Portimão vivendo como “sem-abrigo”, havendo razões para pensar que até estará a aumentar.

Assim, a Assembleia de Freguesia de Portimão reunida em sessão ordinária no dia 27 de setembro de 2018, delibera que a Junta de Freguesia tome providências (diretamente ou em conjunto com outras entidades, como a Câmara Municipal) para que resolva esse problema, assegurando que ninguém tenha que viver na rua por não ter alternativa.

Portimão, 27 de Setembro de 2018

Os membros eleitos pelo Bloco de Esquerda

 

Miguel Madeira

José Porfírio

Marilú Batista

 

Setembro 28, 2018 06:33 PM

Moção apresentada pelo Bloco de Esquerda na Assembleia de Freguesia de Portimão a 27/09/2018 no sentido de se proceder à renovação da pintura nas passadeiras para peões. Aprovada por unanimidade.

Assembleia de Freguesia de Portimão

Moção

Passadeiras para peões pouco visíveis

Muitas das passadeiras para peões em Portimão encontram-se quase completamente apagadas, pondo em perigo a circulação dos peões; aliás, esta questão já foi levantada nesta assembleia e noutros órgãos autárquicos, mas o problema continua. O início do ano letivo torna a situação ainda mais perigosa, já que entre as passadeiras com pouca visibilidade encontram-se muitas das situadas à saída das escolas.

Assim, a Assembleia de Freguesia de Portimão reunida em sessão ordinária no dia 27 de setembro de 2018, delibera que a Junta de Freguesia tome providências junto da Câmara Municipal no sentido de assegurar uma pintura renovada e visível para todas as passadeiras.

Portimão, 27 de Setembro de 2018

Os membros eleitos pelo Bloco de Esquerda

Setembro 28, 2018 06:20 PM

Moção apresentada pelo Bloco de Esquerda na Assembleia de Freguesia de Portimão a 27/09/2018 sobre o problema do mau cheiro dos baldes do lixo junto às paragens dos autocarros. Aprovada por unanimidade.

Assembleia de Freguesia de Portimão

Moção

Baldes de lixo nas paragens de autocarro

É frequente os postes de sinalização das paragens de autocarro serem usadas para se colocar baldes para o lixo; infelizmente, muitas vezes estes não são lavados devidamente, sujeitando os passageiros dos autocarros a um cheiro nauseabundo enquanto esperam e pondo em questão a saúde pública.

Assim, a Assembleia de Freguesia de Portimão reunida em sessão ordinária no dia 27 de setembro de 2018, delibera que a Junta de Freguesia tome providências para que as entidades responsáveis tomem medidas para resolver esta situação.

Portimão, 27 de Setembro de 2018

Os membros eleitos pelo Bloco de Esquerda

Miguel Madeira

José Porfírio

Marilú Batista

Setembro 28, 2018 03:29 PM

Toda a rede de transportes coletivos no Algarve deve ser repensada e esta deve ser a aposta do momento: quer seja no modo ferroviário, quer seja no modo público e coletivo.

O deputado do Bloco de Esquerda eleito pelo Algarve viajou de comboio entre Vila Real de Santo António e Faro para alerta para a degradação da linha ferroviária algarvia e reclamar mais investimento público para este setor