Share |

Artigos

Agosto 15, 2017 04:34 PM

Realizou-se no passado dia 9 de Agosto, entre os mercados de Olhão, mais um comício de Verão do Bloco de Esquerda, com a participação de Marisa Matias (deputada no parlamento europeu), João Vasconcelos (deputado pelo Algarve na AR), Idalécio Soares (mandatário da candidatura autárquica do BE em Olhão), Ivo Madeira (vereador do BE na CMO e cabeça de lista à Câmara Municipal) e Mónica Neto (deputada municipal do BE e cabeça de lista à Assembleia Municipal). Para além de mais uma apresentação da candidatura autárquica do Bloco de Esquerda em Olhão – razões e prioridades, balanço, contribuições, constrangimentos, lutas e iniciativas, propostas e prioridades para o novo mandato –, os intervenientes recordaram o exemplo de irreverência, exigência e persistência de Domingos Terramoto num trabalho de equipa local que pretendeu e continuará a pretender a mudança para uma sociedade melhor, mais justa e para as pessoas, assim como realçaram as lutas globais, regionais e locais que permitiram um esforço conjunto na melhoria de condições de vida e no combate à desigualdade, precariedade e empobrecimento (maioria parlamentar de esquerda), mas que continuam a reivindicar o fim da austeridade e a qualidade de vida para todos (defesa de recursos da economia local e do ambiente face aos interesses galopantes da massificação turística; defesa da mobilidade segura e acessível a todos com base na abolição das portagens na A22; combate à exploração de gás de xisto e de petróleo na costa algarvia e defesa do ecossistema da ria formosa)

COMÍCIO DE VERÃO DO BLOCO DE ESQUERDA

– OLHÃO, 9 de Agosto de 2017

 

Marisa Matias: “A direita caiu na tristeza da política abutre”

Agosto 15, 2017 06:36 AM

O Bloco de Esquerda revela o nome dos seus candidatos, nas autárquicas 2017, no concelho de Lagos. Manuela Goes é a candidata à presidência da Câmara de Lagos, Ana Natacha Álvaro encabeça a lista à Assembleia Municipal e Maria Eva Pacheco a lista à Assembleia da Junta de Freguesia de São Gonçalo.

O Bloco de Esquerda revela o nome dos seus candidatos, nas autárquicas 2017, no concelho de Lagos. Manuela Goes é a candidata à presidência da Câmara de Lagos, Ana Natacha Álvaro encabeça a lista à Assembleia Municipal e Maria Eva Pacheco a lista à Assembleia da Junta de Freguesia de São Gonçalo.

Agosto 14, 2017 02:15 AM

Jornal do núcleo de Portimão do Bloco de Esquerda, informando os portimonenses das nossas atividades. Podem descarregá-lo aqui.

Já estamos a distribuir o nº3 do Portimão Bloquista, o jornal da concelhia de Portimão do Bloco de Esquerda, onde informamos os portimonenses da nossa atividade local nos últimos quatro anos. Podem descarregá-lo em PDF aqui.

Edições anteriores:

Julho 17, 2017 02:59 PM

Domingos Terramoto, camarada e amigo, cabeça de lista independente pelo Bloco de Esquerda à Junta de Freguesia de Olhão e deputado na Assembleia Municipal de Olhão, deixou-nos recentemente vítima de doença prolongada. Caminhará sempre ao nosso lado como amigo e exemplo na luta pela liberdade, democracia e justiça social. Também como PESSOA e CIDADÃO DE OLHÃO, terra onde nasceu e viveu e que sempre amou - emprestou-nos a sua experiência, o seu saber, a sua persistência e trabalho, a sua solidariedade e espírito combativo... por uma sociedade mais igual e pelo bem-estar de todos os olhanenses! Nunca te esqueceremos!

ATÉ JÁ AMIGO E CAMARADA DOMINGOS TERRAMOTO!

Domingos Terramoto é evocado pelos camaradas e amigos como um acérrimo defensor de Olhão e da Ria Formosa e um incansável lutador pela liberdade, pela democracia local, pelo ambiente, urbanismo e qualidade de vida e pela justiça social.

Julho 11, 2017 08:11 PM

Recomendação apresentada pelo Bloco de Esquerda na Assembleia Municipal de Portimão, a 30 de junho de 2017, para se construir uma proteção junto à zona ribeirinha. Aprovada com um voto contra do PSD e as abstenções do PS, da CDU e de um representante do PSD.

3ª SESSÃO Ordinária 2017

30 Junho 2017

Assembleia Municipal de Portimão

Recomendação

Colocação de uma proteção ao longo de toda a zona ribeirinha

Julho 11, 2017 07:52 PM

Moção apresentada pelo Bloco de Esquerda na Assembleia Municipal de Portimão, a 30 de junho de 2017, no sentido de se constituir uma Comissão de Acompanhamento da Implementação de Medidas de Combate aos Incêndios Florestais. Rejeitada com o voto contra do PS e a abstenção do CDS/MPT/PPM e do PSD.

3ª SESSÃO Ordinária 2017

30 Junho 2017

Assembleia Municipal de Portimão

Moção

Fogos 2017

O flagelo dos incêndios florestais continua a atingir o país, culminando nos trágicos acontecimentos no concelho de Pedrogão Grande.

Julho 11, 2017 07:21 PM

Moção de condolências apresentada por iniciativa do Bloco de Esquerda na Assembleia Municipal de Portimão a 30 de junho de 2017. Aprovada por unanimidade.

3ª SESSÃO Ordinária 2017

30 Junho 2017

Assembleia Municipal de Portimão

Moção de Condolências

 Municípios de Pedrógão Grande, Castanheira de Pera e Figueiró dos Vinhos.

Julho 9, 2017 10:01 PM

Era uma vez dois príncipes que nasceram muito simpáticos para o povo (…). Um tornou-se rei com todo o aparato, pompa e reconhecimento dos donos do império (…), o outro diz que abandonou a corte mas conspira com castelhanos e afins aspirando lá voltar.  (…) Ser ou não ser rei, eis a questão. Mas cuidado que o descontentamento continua e a república espreita - a populaça quer é qualidade de vida para todos no reino de Olhão! (ver desenvolvimento no interior da página)

CRÓNICAS DO REINO DE OLHÃO: GUERRINHAS DE SUCESSÃO

 

Julho 4, 2017 11:56 PM

Foi aprovada por unanimidade, na passada sessão da Assembleia Municipal (dia 30 de Junho), a proposta de recomendação do BE que pretende o desenvolvimento de estratégias de combate à precariedade laboral no concelho de Olhão. Pronunciando-se contra a desigualdade de tratamento da portaria que promove a regularização extraordinária dos vínculos precários na Administração Pública e no setor empresarial do Estado sem se alargar aos órgãos de poder local, a recomendação do BE prevê o levantamento das situações de precariedade entre os trabalhadores da administração e dos sectores empresariais locais, com adopção de um mecanismo participado por trabalhadores e sindicatos, assim como a integração de todos os trabalhadores precários necessários aos serviços do município e ao respectivo sector empresarial local. ( VER NO INTERIOR PROPOSTA DE RECOMENDAÇÃO)

Proposta de Recomendação

Pela concretização, no Município de Olhão,  de uma estratégia de combate à precariedade laboral

 

Considerando que: