Share |

Artigos

Maio 15, 2019 06:21 PM

No passado dia 14 de Maio, num jantar-comício em Faro com mais de centena e meia de apoiantes, a cabeça-de-lista às Europeias, Marisa Matias, os também candidatos José Gusmão e Helga Viegas (representante do Algarve, advogada, ex-membro eleito pelo BE para a Junta de Freguesia de Olhão e actualmente deputada municipal não eleita mas já participante em sessões da AM em regime de substituição) e o deputado João Vasconcelos, reflectiram sobre o passado, presente e futuro da União Europeia, identificaram problemas e apresentaram como eixos fundamentais para a mudança - devolver a Europa às pessoas, num princípio de solidariedade, qualidade de vida e de justiça social - a defesa dos serviços públicos, o combate às alterações climáticas e a defesa do emprego com direitos (ver desenvolvimento no interior da notícia)

Após uma viagem de comboio até Beja (período da manhã), onde abordou desigualdades de tratamento do território e graves insuficiências de investimento público nas acessibilidades e na luta contra a “desertificação humana do interior”, e do encontro com bombeiros e população em Monchique (período da tarde), onde constatou a negligência das políticas de resposta às populações num contexto de calamidade pública devido à incidência de incêndios (política florestal, meios eficazes de prevenção e de combate, apoio às vítimas), Marisa Matias salientou a urgência de traçar um caminho de combate às alterações climáticas e de renunciar os planos previstos de investimento (Plano Juncker) que deixam as pessoas para trás.

Maio 6, 2019 08:28 AM

No Bloco de Esquerda entendemos que só envolvendo politicamente mais jovens é possível provocar uma mudança na sociedade e revela-se assim de extrema importância ir ao encontro dos jovens com atividades onde estes possam ser ouvidos e consigam ser críticos e reflexivos.

Abril 30, 2019 06:58 PM

Recomendação apresentada pelo Bloco de Esquerda na Assembleia Municipal de Portimão a 29 de abril de 2019, para ser criado um novo canil/gatil municipal, numa localização em que o barulho não importune moradores vizinhos. Rejeitada com os votos contra do PS e do CDS e a abstenção do PSD, da CDU e do NOS.

Assembleia Municipal de Portimão

2º Sessão Ordinária de 2019

29 de Abril de 2019

Recomendação

Um novo Canil/Gatil Municipal

O Bloco de Esquerda tem uma grande preocupação com o bem-estar animal, ao visitar o canil municipal, deparamos com a falta de espaço e de obras de reabilitação.

Fomos informados pelos moradores, do bairro da Coca Maravilhas, do barulho e maus cheiros vindos do canil.

Em resposta as nossas questões sobre o mesmo, constatamos da pretensão do executivo executar obras de ampliação e reabilitação no Canil Municipal.

De acordo com o exposto, a Assembleia Municipal de Portimão, reunida em sessão no dia 29 de abril de 2019, delibera que a Câmara Municipal deverá:

Abril 30, 2019 06:37 PM

Recomendação apresentada pelo Bloco de Esquerda na Assembleia Municipal de Portimão a 29 de abril de 2019, para ser criado um parque de treino de rua ("street workout") em Alvor. Aprovada por unanimidade.

Assembleia Municipal de Portimão

2º Sessão Ordinária de 2019

29 de Abril de 2019

Recomendação

Implementação de um parque de treino de rua (Street Workout Park), junto ao Complexo Desportivo de Alvor

 Alvor tem uns dos melhores locais e infra-estruturas, para a prática de desporto ao ar livre, com um passadiço pedonal de seis quilómetros que liga a praia dos Três Irmãos à Ria de Alvor em toda a frente de mar.

É frequente ver pessoas na prática de desporto, futebol, caminhadas, corrida eoutros, faltando um parque de treino de rua, semelhante ao existente no areal da Praia da Rocha, frente ao Hotel Oriental, (Street Workout Park).

De acordo com o exposto, a Assembleia Municipal de Portimão, reunida em sessão no dia 29 de abril de 2019, delibera que a Câmara Municipal deverá:

Abril 30, 2019 01:46 PM

O QUE FAZ SENTIDO é pegarmos no conhecimento acumulado, na inteligência emocional, nos ares do 25 de Abril e continuarmos a construir juntos uma sociedade melhor para todas e todos nós!

A democracia não é uma casa sólida que habitamos desde o 25 de Abril, a democracia pode ruir a qualquer momento. Cabe-nos continuar a preservá-la, mudá-la e aguentá-la.

Intervenção de Ana Natacha Álvaro, deputado municipal do Bloco de Esquerda, na sessão solene da Assembleia Municipal de Lagos comemorativa do 25 de Abril.

 

Bom dia a todas e a todos!

Bom dia ao Senhor Presidente da Assembleia Municipal de Lagos!

Bom dia à Senhora Presidente da Câmara Municipal de Lagos!

Reunimo-nos, mais uma vez, para comemorar em conjunto o 25 de Abril.

Um marco na nossa história partilhada, na nossa memória comum e nas nossas vidas individuais e coletivas.

Porém, o dia não pode existir só para celebração, tem de existir para reflexão.

Acho que podemos concordar que uma das grandes vitórias do 25 de Abril foi a EDUCAÇÃO. O acesso público ao conhecimento, através das escolas, de centros culturais, de manifestações artísticas variadas e alargadas.

Pergunto-me constantemente para onde é que está a ser canalizado esse conhecimento.

Abril 24, 2019 08:33 PM

Na segunda-feira, 8 de Abril, verificaram-se algumas visitas e reuniões do Bloco de Esquerda no Algarve, com a participação de elementos do BE/Tavira. Assim e no que diz respeito a Tavira indicamos :

Na segunda-feira, 8 de Abril, verificaram-se algumas visitas e reuniões do Bloco de Esquerda no Algarve, com a participação de elementos do BE/Tavira. Assim e no que diz respeito a Tavira indicamos :
- Reunião com a Agência Portuguesa do Ambiente, em Faro, na pessoa do seu Director Arq. José Pacheco, tendo sido tratados vários temas sobre Tavira, como seja a cerca impeditiva de passagem na zona Nascente de Cabanas, a necessária limpeza da margem esquerda da ribeira do Almargem e o desassoreamento da barra de Tavira, assim como o aparecimento de lixo na praia deserta da Ilha de Cabanas.
- Reunião com a ACES Sotavento, em Tavira, na pessoa da sua diretora executiva, dra. Luisa Prates, abordando as várias valências criadas e em funcionamento, assim como as necessidades existentes e que devem ser ultrapassadas para a melhoria da qualidade do serviço de saúde aos seus utentes.
O Núcleo de Tavira do Bloco de Esquerda

Abril 23, 2019 07:05 PM

Recomendação apresentada pelo Bloco de Esquerda na Assembleia de Freguesia de Portimão, a 22 de abril de 2019, no sentido de ser limpo o leito da ribeira que desagua na Praia do Vau, de forma a evitar a putrefação das águas paradas. Aprovada por unanimidade.

Assembleia de Freguesiade Portimão

                                                                 RECOMENDAÇÃO

A ribeira que desagua na Praia do Vau tem o seu trajeto quase obstruído em alguns pontos, nomeadamente nas zonas em que corre por manilhas que frequentemente estão cheias de canas secas (ver imagem) ou até de lixo. Tal situação, leva a que nesses troços a água fique muito tempo parada e entre por vezes em estado de putrefação, de forma a que quando chega à praia se assemelha a água de esgoto.

Abril 23, 2019 06:56 PM

Moção apresentada pelo Bloco de Esquerda na Assembleia de Freguesia de Portimão, a 22 de abril de 2019, solicitando a reparação do viaduto dos Três Bicos, que apresenta fendas. Aprovada por unanimidade.

Assembleia de Freguesiade Portimão

                                                                 MOÇÃO

O viaduto que faz a ligação com a zona dos Três Bicos apresenta uma fenda (ver imagem anexa) na estrada que, frequentemente, danifica os carros que lá passam, dando origem a furos nos pneus ou mesmo quebras das jantes.

Assim, a Assembleia de Freguesia de Portimão reunida em sessão ordinária no dia 22 de Abril de 2019, solicita que o referido viaduto seja reparado.

Portimão, 22 de Abril de 2019

Os membros eleitos pelo Bloco de Esquerda

Miguel Madeira

Abril 23, 2019 06:44 PM

Moção apresentada pelo Bloco de Esquerda na Assembleia de Freguesia de Portimão, a 22 de abril de 2019, solicitando que que sejam feitas obras nos passeios com altura elevada no sentido de passarem a ter rampas que facilitem a travessia dessas vias por cadeiras de rodas. Aprovada por unanimidade.

Assembleia de Freguesia de Portimão

                                                                 MOÇÃO

Em várias artérias de Portimão, os passeios apresentam o desnível para a estrada tão elevado que torna bastante difícil a circulação de pessoas em cadeiras de rodas, ou mesmo de carrinhas de bebé (um exemplo desta situação é nos passeios que ladeiam a estrada que separa a Raminha da Pedra Mourinha).

Assim, a Assembleia de Freguesia de Portimão reunida em sessão ordinária no dia 22 de Abril de 2019, solicita que sejam feitas obras nos passeios com altura elevada no sentido de passarem a ter rampas que facilitem a travessia dessas vias por cadeiras de rodas.