Share |

Artigos

Janeiro 11, 2020 12:27 AM

Em agosto passado, na altura em que foi convocada uma greve que iria decorrer na Ryanair, esta empresa anunciou que iria despedir várias dezenas de trabalhadores na sua base do aeroporto de Faro. Segundo a Direção Geral do Emprego e das Relações de Trabalho (DGERT), a base fechava, mas os voos continuavam a ser feitos. Tudo leva a crer que a greve foi usada para justificar o despedimento dos trabalhadores. (Ver mais no interior)

Assunto: Despedimentos e incumprimentos contratuais da Ryanair na base de Faro

Destinatário: Ministério das Infraestruturas e Habitação e Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social

Exmo. Senhor Presidente da Assembleia da República

Em agosto passado, na altura em que foi convocada uma greve que iria decorrer na Ryanair, esta empresa anunciou que iria despedir várias dezenas de trabalhadores na sua base do aeroporto de Faro. Segundo a Direção Geral do Emprego e das Relações de Trabalho (DGERT), a base fechava, mas os voos continuavam a ser feitos. Tudo leva a crer que a greve foi usada para justificar o despedimento dos trabalhadores. 

Janeiro 8, 2020 10:15 PM

Última Assembleia Municipal de 19 de Dezembro: no caso do contrato programa com a Fesnima relativo à Habitação Social, os deputados da AM  salientam que o Bloco sempre se opôs a essa transferência de competências e gestão pela natureza e relevância do sector na garantia do mínimo bem-estar para a população olhanense (importância económica e social), problema acentuado pela ausência de relatórios de avaliação que demonstrem a eficiência e qualidade das novas funções exercidas pela empresa municipal; no caso do contrato programa com a Ambiolhão (aumento de capital através de entrada em espécie do Município, accionista único) o voto contra releva da ausência de relatório elaborado por um Revisor Oficial de Contas independente; no caso do aditamento ao contrato de Gestão com a mesma empresa (pagamento de Euros 180.000,00 pelo Município para investimento nas infraestruturas correspondentes de água e saneamento), o voto contra resulta do próprio contrato, pois cabe à empresa municipal assegurar essa função. Trata-se da continuidade de procedimentos opacos, associados também a “derivas contabilísticas”, que desvirtuam acima de tudo as razões evocadas para a criação das empresas municipais – a necessidade de uma gestão mais rigorosa e eficiente das despesas públicas locais, raramente demonstrada pois também é uma constante a ausência de relatórios obrigatórios de avaliação.(ver justificações dos votos contra no interior do artigo)

ASSEMBLEIA MUNICIPAL DE 19.12.2019

 

OS DEPUTADOS MUNICIPAIS ELEITOS PELO BLOCO DE ESQUERDA, vêm ao abrigo do disposto no nº1 do artigo 58º da Lei 75/2013 requerer a consignação em ata das razões justificativas do seu voto no que se refere à proposta apresentada pela Câmara Municipal sob o nº 392/2019 – “Celebração de contrato programa com a Fesnima, empresa pública de animação de Olhão, EM. – Aplicação do Regulamento de atribuição e Gestão de Habitações Sociais do Município de Olhão 2019”, inserida no ponto 10 da ordem do dia:

 

Dezembro 27, 2019 09:39 PM

Decorreram as eleições para a Comissão Coordenadora Concelhia do Bloco de Esquerda/Lagoa, para o biénio 2019/21, sendo eleita a única lista que se apresentou a votos, encabeçada por Jorge Ramos. Da mesma lista fazem ainda parte Joaquim Martins, Aníbal Almeida, Maria Elisa Rafael, João Teixeira e como suplentes, Armanda Silva, Jorge Carrola e Filipa Rebelo. Entretanto, foi eleito o novo Secretariado da Concelhia composto por Jorge Ramos, Dóris Peleira e Célia Palma.

A moção que sustentou a candidatura, denominada «Fazer e Vencer», apresenta um plano de ação para o próximo biénio, onde irá dar continuidade ao trabalho efetuado no concelho e prosseguirá o combate, com determinação, à austeridade e às desigualdades, em prol do bem-estar de toda a gente.

Dezembro 26, 2019 12:24 AM

Assembleia Municipal de Tavira de 10 de Dezembro aprovou por unanimidade a recomendação apresentada pelo BE Tavira sob o título "Pela urgente criação de condições de bem-estar para os animais do concelho de Tavira.

Transcreve-se de seguida o texto da recomendação. 

 

Bloco Esquerda/Tavira

 

Recomendação

Pela urgente criação de condições de bem-estar

para os animais do concelho de Tavira

 

Considerando que a Lei nº27/2016 de 23 de Agosto, proíbe o abate de animais errantes, assim como a criação de uma rede de centros de recolha oficial de animais e a modernização dos serviços municipais de veterinária.

Considerando que a Lei nº8/2017 de 3 de Março, estabelece o estatuto jurídico dos animais, e a obrigatoriedade de assegurar o bem-estar animal.

Dezembro 25, 2019 11:34 PM

O BE Tavira realizou no Sábado, 7 de Dezembro, na Biblioteca Álvaro de Campos em Tavira, um encontro tendo em vista reflectir sobre o tema da sustentabilidade hídrica no Algarve, defendendo uma gestão preventiva da água para evitar, no futuro, “consequências desastrosas” como a falta daquele recurso natural.

Transcreve-se de seguida a informação prestada pelo DiárioOnline de 10 de Dezembro sobre este Encontro Hídrico.

BE defende gestão preventiva da água para evitar “consequências desastrosas” no Algarve ..diariOnline RS  10 Dez 2019 10:29 Ambiente

 

O Bloco de Esquerda/Algarve debateu, no passado fim de semana, em Tavira, a sustentabilidade hídrica da região, defendendo uma gestão preventiva da água para evitar, no futuro, “consequências desastrosas” como a falta daquele recurso natural.

 

“Considerando a problemática das secas e da escassez de água, procurando impedir o seu agravamento no futuro, ou pelo menos atenuar esses problemas, deve o governo e outras entidades públicas fazer uma gestão preventiva da água, considerá-la como um recurso estratégico e mantendo-a sob a esfera pública”, sustenta o BE.

 

Dezembro 19, 2019 08:02 PM

Moção apresentada Bloco de Esquerda na Assembleia de Freguesia de Portimão a 16 de dezembro de 2019, no sentido de que a Junta de Freguesia e a Câmara Municipal tomem medidas para a reparação do edíficio da antiga lota e das casas de banho da zona ribeirinha. Rejeitada com os votos contra do PS.

Assembleia de Freguesia de Portimão

Moção

Reparação de estruturas danificadas na zona ribeirinha

A zona ribeirinha de Portimão tem condições para ser um cartão de visita da nossa cidade, como área de recreio e lazer e até para a prática desportiva.

Infelizmente, muitos dos seus equipamentos estão em degradação: vejam-se as casas de banho ou o edifício da antiga lota (ver fotos anexas).

Assim, a Assembleia de Freguesia de Portimão, reunida em sessão ordinária no dia 16 de dezembro de 2019, apela às entidades competentes, nomeadamente à Junta de Freguesia e à Câmara Municipal, para que tomem medidas no sentido da reparação das referidas estruturas.

Portimão, 16 de dezembro de 2019

Os representantes do Bloco de Esquerda

Miguel Madeira

Dezembro 19, 2019 07:44 PM

Moção apresentada Bloco de Esquerda na Assembleia de Freguesia de Portimão a 16 de dezembro de 2019, no sentido de que a manutenção dos passeios da Aldeia do Carrasco seja feita com mais regularidade. Aprovada por unanimidade.

Assembleia de Freguesia de Portimão

Moção

Limpeza dos passeios da Aldeia do Carrasco

Alguns passeios da Aldeia do Carrasco encontram-se frequentemente cheios de ervas, havendo queixas de alguns moradores de que as máquinas de limpeza ao serviço do município raramente lá vão.

Assim, a Assembleia de Freguesia de Portimão, reunida em sessão ordinária no dia 16 de dezembro de 2019, apela às entidades competentes, nomeadamente à Câmara Municipal, para que procedam com mais regularidade à manutenção dos respetivos passeios.

Portimão, 16 de dezembro de 2019

Os representantes do Bloco de Esquerda

Miguel Madeira

Marilú Batista

Joaquina Lourenço

Observação: aprovada por unanimidade

Dezembro 19, 2019 07:30 PM

Moção apresentada Bloco de Esquerda na Assembleia de Freguesia de Portimão a 16 de dezembro de 2019, no sentido de que a Administração dos Portos faça reparações na escadaria que desce para o rio. Aprovada por unanimidade.

Assembleia de Freguesia de Portimão

Moção

Reparação da escadaria da zona ribeirinha

A zona ribeirinha de Portimão tem condições para ser um cartão de visita da nossa cidade, como área de recreio e lazer e até para a prática desportiva.

Infelizmente, muitos dos seus equipamentos estão em degradação, como até algumas escadarias que descem para o rio que estão também a perder as pedras, correndo eventualmente o risco de um dia desabarem por falta de suporte interior (ver foto anexa).

Assim, a Assembleia de Freguesia de Portimão, reunida em sessão ordinária no dia 16 de dezembro de 2019, solicita à Junta de Freguesia para que contacte a Administração dos Portos de Sines e do Algarve, para que tomem medidas no sentido da reparação das referidas estruturas.

Portimão, 16 de dezembro de 2019

Dezembro 18, 2019 08:24 PM

Moção apresentada Bloco de Esquerda na Assembleia de Freguesia de Portimão a 16 de dezembro de 2019, para a construção de um parque "Vitavó" no Vale de Lagar. Aprovada por maioria, com um voto contra (do NOS).

Assembleia de Freguesia de Portimão

Moção

Parque “Vitavó” no Vale de Lagar

A zona do Vale de Lagar apresenta núcleos populacionais com uma população envelhecida, com necessidades específicas tanto em termos de saúde como de entretenimento; ao mesmo tempo, acaba por ser uma zona afastada do centro da cidade e com poucos equipamentos sociais.

Uma forma de colmatar tal situação seria a instalação de um parque “Vitavó” junto a esses bairros, com equipamentos adequados à prática de exercício físico pela população sénior.