campanha contra austeridade

Março 23, 2015 12:32 PM

Realizou-se este sábado a sessão pública "Unidos Contra a Austeridade". A iniciativa lotou o Fórum Lisboa para ouvir dirigentes do Bloco, do Podemos, do Syriza e ativistas de diversas lutas sociais.

Março 12, 2015 12:37 PM

Em véspera do Dia Internacional da Mulher, a deputada eleita pelo Bloco de Esquerda no Algarve, destaca junto dos militantes reunidos em almoço-convívio, em Olhão, o papel decisivo que o partido tem tido na luta pela igualdade de género e na luta pela defesa das mulheres portuguesas "principais vítimas das políticas de austeridade deste Governo", acusa Cecília Honório.

Março 9, 2015 10:23 AM

Catarina Martins, porta voz do Bloco de Esquerda e Cecília Honório, deputada do Bloco eleita pelo Algarve, participaram na recolha de assinaturas para a petição pela desvinculação de Portugal do Tratado Orçamental e contra a austeridade. A iniciativa, promovida pela Coordendora Concelhia de Vila Real de Santo António, realizou-se na manhã de sábado, dia 7 de março, junto ao Mercado Municipal de Vila Real de Sto António.

Março 2, 2015 10:03 AM

Em 2015 é responsabilidade da esquerda derrotar a atual política, significando que só há verdadeira derrota da direita com o fim da austeridade. Neste sentido, o Bloco arrancou, em meados de janeiro, com a Campanha Nacional de Combate à Austeridade e ao Empobrecimento do País. Esta iniciativa está assente nas principais propostas para a construção de uma alternativa urgente e, entre as várias ações que tem tido lugar um pouco por todo o país, com destaque para a marcha e o comício Anti-austeridade que tiveram lugar no Porto no passado dia 21 de fevereiro, a campanha inclui o objetico da recolha de 1500 - no distrito de Faro - assinaturas para a petição à Assembleia da República pela desvinculação de Portugal do Tratado Orçamental (TO).

Janeiro 29, 2015 12:44 AM

O Bloco de Esquerda Algarve saúda e regozija-se com a vitória do povo grego contra a austeridade imposta pela troika, e pela afirmação de um programa político alternativo ao imposto pelos governos do “rotativismo ao centro” a que submetem gregos e portugueses. Neste sentido, o Bloco lançou uma campanha nacional contra a austeridade que inclui uma petição à Assembleia da República pela desvinculação de Portugal do Tratado Orçamental. É objetivo desta petição a recolha das 35 mil assinaturas que devolvam este debate à agenda política nacional. A campanha está no terreno e até ao final de março irão realizar-se diversas iniciativas no distrito de Faro. Já no dia 7 de fevereiro realiza-se a Marcha Internacional sobre a Ponte do Guadiana – Pela livre circulação da Via do Infante, uma iniciativa da Plataforma A22, coletivo do qual o Bloco faz parte e, neste contexto, apela à participação dos bloquistas, utentes e demais cidadãos. (Lê o comunicado completo do Secretariado da Coordenadora Distrital do Algarve do Bloco de Esquerda)

Janeiro 21, 2015 09:09 PM

O Bloco de Esquerda arrancou esta terça-feira com uma petição pública à Assembleia da República para a desvinculação de Portugal do Tratado Orçamental. Catarina Martins explicou que o Tratado Orçamental obriga o país a cortar anualmente o equivalente ao orçamento de toda a Escola Pública.

Artigo publicado no portal esquerda.net

Janeiro 16, 2015 04:28 PM

Catarina Martins anunciou este sábado que, entre janeiro e março, o Bloco estará nas ruas com propostas concretas sobre a vida das pessoas. A iniciativa conta com a apresentação de uma petição a favor da desvinculação de Portugal do Tratado Orçamental. A proposta será alargada “a todos e todas os que entendem que Portugal tem direito à sua autodeterminação”, referiu a porta voz bloquista.

Artigo publicado no portal esquerda.net

Opinião

Passados 46 anos desde a Revolução de Abril Portugal continua a ser um dos países mais centralistas da OCDE, do ponto de vista político e administrativo, com a consequente hipertrofia burocrática e orçamental.

Há dias, numa sessão do nunca tão elogiado como merece Cineclube de Faro, fui ver o filme “Parasitas” que agora ganhou vários Óscares de Hollywood.

Exponho aqui um comentário motivado apenas por ter lido em apreciações de alguns dos nossos habituais críticos de cinema que se trata de uma “original forma” de apresentar a “luta de classes”.