pesca

Fevereiro 15, 2019 09:13 PM

A direção distrital de Faro do Bloco de Esquerda esteve reunida em Olhão com a administração da Docapesca onde teve oportunidade de lançar um conjunto de questões sobre problemas trazidos pelas comunidades piscatórias do sotavento algarvio, assim como por cidadãos ativistas.

Fevereiro 8, 2018 04:04 PM

O Bloco de Esquerda dirigiu por escrito um conjunto de perguntas ao Ministério do Mar, onde aborda a proibição da pesca lúdica durante o defeso no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina (PNSACV).

João Vasconcelos e Carlos Matias, deputados do Bloco e autores da iniciativa parlamentar, não compreendem a reviravolta dada pelo Governo quando este recua na promessa feita as pescadores lúdicos do PNSACV para revogar a portaria que impedia a pesca lúdica apeada durante o período de defeso, o qual é compreendido entre os dias 1 de fevereiro e 15 de março, de duas espécies de sargos. No entanto, neste diploma a proibição não abrangia a pesca lúdica embarcada e submarina.

Junho 15, 2016 09:10 PM

A iniciativa parlamentar visa alertar para a dramática situação que afeta a comunidade piscatória da Fuzeta, por decorrência do assoreamento da barra, que obriga a que as embarcações se desloquem para outras localidades.

Maio 11, 2016 02:00 PM

"Barra da Fuzeta - que solução?" é a pergunta que lança o início de mais uma edição das "Jornadas do Bloco", organizadas pela Coordenadora Concelhia de Olhão do Bloco de Esquerda.

A iniciativa tem lugar no próximo sábado, dia 14 de maio, pelas 16 horas na sala multiusos da Junta de Freguesia da Fuzeta e conta com a participação de João Vasconcelos, deputado do Bloco eleito pelo Algarve, e Domingos Terramoto, deputado Municipal do Bloco em Olhão e membro da Junta de Freguesia de Olhão.

Maio 9, 2016 12:54 PM

A Ministra do Mar não responde sobre quais as medidas que irá tomar para minimizar o impacto social e económico que afetará os pescadores e respetivas famílias das comunidades piscatórias do Tavira, Santa Luzia e Fuzeta. Por favor consulte aqui a pergunta dirigida ao Ministério do Mar e aqui a resposta recebida.

Abril 20, 2016 02:14 PM

O Bloco de Esquerda recomenda ao Governo priorizar as dragagens na barra da Fuzeta enquanto obra incluída no programa de dragagens da Sociedade Polis Litoral Ria Formosa. Consulte aqui o Projeto de Resolução que recomenda a dragagem da barra da Fuzeta como obra prioritária incluída no programa de dragagens da Sociedade Polis Litoral Ria Formosa.

Abril 5, 2016 10:36 AM

Os deputados do Bloco de Esquerda questionaram a Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, sobre como irá proceder de forma a fiscalizar e garantir que o Acordo Fronteiriço do Guadiana é integralmente cumprido pelas embarcações espanholas. Consulte aqui a pergunta dirigida ao Ministério do Mar.

Janeiro 15, 2016 01:54 PM

A comunidade piscatória reagiu indignada às manobras iniciais de instalação da Área de Produção Aquícola (APA) de Tavira. A Associação de Pescadores e Armadores daquele concelho, e a Associação de Pescadores de Monte Gordo, transmitiram as suas inquietações aos dirigentes distritais do Bloco de Esquerda do Algarve e ao deputado eleito, João Vasconcelos, em reunião mantida no passado dia 4. Ler na integra a pergunta dirigida ao Ministério do Mar.

Outubro 21, 2013 06:08 PM

Cecília Honório questionou o Ministério da Agricultura e do Mar sobre quais as garantias de segurança para as tripulações e embarcações a operar em Tavira.

Fevereiro 5, 2013 02:31 PM

Os deputados do Bloco de Esquerda apresentaram um projeto de resolução para que sejam tomadas providências para a construção urgente do Porto de Pesca de Tavira.

Janeiro 21, 2013 04:18 PM

O congelamento do porto de pesca de Tavira, o assoreamento da Ria Formosa, do Rio Gilão e da barra, assim como a excessiva burocracia para a prática da pesca, podem levar à extinção da ampla comunidade piscatória de Tavira. O alerta é dado por Cecília Honório, deputada do Bloco pelo Algarve, após a reunião com a Associação de Pescadores e Armadores de Tavira (APTAV).

Julho 31, 2012 05:13 PM

A deputada Cecília Honório do Bloco de Esquerda defendeu na audição parlamentar aos problemas da pesca do polvo que, face à incerteza e à falta de dados fidedignos, é necessário que se utilize o princípio da precaução. Como é sabido, o Bloco de Esquerda apresentou em abril de 2012 um Projeto de Resolução recomendando que o Governo aumentásse as ações de fiscalização do número de cofres utilizados, mantivesse a interdição da utilização do carangejo como isco vivo na pesca do polvo e que se realizasse um estudo sobre o estado das populações.

Julho 22, 2012 11:00 PM

Abril 10, 2012 11:00 PM

Foi entregue no dia 5 de Abril o projecto de resolução que recomenda ao governo a proibição da utilização do caranguejo verde como isco na captura do polvo.

Na sequência do alarme dado por várias associações de pescadores do Algarve, ao qualquer se juntaram biólogos e técnicos de ONGs ligados aos recursos marinhos, o Bloco de Esquerda entregou uma iniciativa parlamentar pela manutenção da interdição do uso caranguejo-mouro (também conhecido como caranguejo-verde) como isco vivo na pesca do Polvo.

Julho 8, 2010 05:22 PM

Encerramento da barra natural e construção de nova barra artificial

A deputada Cecília Honório, eleita pelo círculo de Faro, e o deputado Pedro Soares, Presidente da Comissão Parlamentar de Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas, questionaram hoje o Governo sobre os critérios subjacentes ao encerramento da abertura natural e à escolha do local para a construção da nova barra na Fuzeta.

Abril 9, 2010 11:00 PM

O Porto de Pesca de Albufeira, apesar de relativamente recente, apresenta graves problemas de concepção, encontrando-se já em acelerado estado de degradação estrutural e com equipamentos de apoio à pesca em inadmissíveis condições de precariedade e de falta de salubridade.

Março 15, 2009 12:00 AM

O Bloco de Esquerda exigiu ao Ministério do Ambiente esclarecimentos sobre a Portaria 143/2009 que limita a pesca lúdica no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina.

Março 10, 2009 12:00 AM

O Bloco de Esquerda exigiu ao Ministério do Ambiente esclarecimentos sobre a portaria que limita a pesca lúdica no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina.

Fevereiro 17, 2009 12:00 AM

O Bloco de Esquerda/Algarve exige a imediata revogação da Portaria 143/2009 e solidariza-se e apoia todas as reivindicações e manifestações dos pescadores lúdicos. Alguns dos seus dirigentes, como Vidal Marreiros e Sebastião Pernes, da Assembleia Municipal de Vila do Bispo, João Vasconcelos, da Assembleia Intermunicipal do Algarve, e outros bloquistas como Simeão Quedas, Francisco Reis e Miguel Madeira, participaram hoje na concentração que juntou cerca de 3 mil pessoas junto à Fortaleza de Sagres.

Opinião

Passados 46 anos desde a Revolução de Abril Portugal continua a ser um dos países mais centralistas da OCDE, do ponto de vista político e administrativo, com a consequente hipertrofia burocrática e orçamental.

Há dias, numa sessão do nunca tão elogiado como merece Cineclube de Faro, fui ver o filme “Parasitas” que agora ganhou vários Óscares de Hollywood.

Exponho aqui um comentário motivado apenas por ter lido em apreciações de alguns dos nossos habituais críticos de cinema que se trata de uma “original forma” de apresentar a “luta de classes”.