inclusão social

Junho 7, 2019 10:39 AM

No Bloco de Esquerda entendemos que uma verdadeira emancipação LGBTI+ passa não só pelos vários direitos legais que já foram garantidos à comunidade, mas também por construir uma igualdade social plena, acabando com a cultura patriarcal, binária e heteronormativa que vigora na sociedade, desconstruindo a discriminação LGBTI+ sofrida pela comunidade nos espaços públicos e privados e garantindo uma plena inclusão nos locais de trabalho e nas várias instituições desde a saúde até à educação.

Março 29, 2019 01:44 PM

O deputado Jorge Falcato está a percorrer o país para ouvir de viva voz propostas das pessoas com deficiência e as suas famílias sobre o que ficou por fazer. Estas sessões têm o lema: Se eu fosse deputado ou deputada que proposta apresentaria? E é neste contexto que o deputado bloquista estará em Faro no dia 13 de abril às 15h30 horas no Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ), onde também teremos, para contribuir para este importante debate, João Varela, Coordenador da Delegação do Algarve do Centro de Vida Independente e o deputado do Bloco de Esquerda, João Vasconcelos.

Maio 3, 2018 02:36 PM

O Bloco de Esquerda quer saber se as Câmaras Municipais algarvias têm “plano de acessibilidade bem como se tem verba dedicada no orçamento à necessária adaptação do espaço público”. Para tal, deu entrada na Assembleia da República de um requerimento dirigido a todas as autarquias do país, e onde se incluem os 16 municípios algarvios.

Setembro 22, 2014 05:13 PM

Para os alunos com necessidades educativas especiais de seis agrupamentos, num total de 21 escolas, no concelho de Olhão, o ano lectivo ainda não começou. Os encarregados de educação receberam notificações para não levarem os filhos à escola até indicação em contrário.

Maio 21, 2013 12:33 PM

BE contesta cortes nos apoios sociais a jovens de Portimão e a instituição com mais de trinta anos de existência. Em visita à CRACEP, em Portimão, Cecília Honório, deputada do Bloco, conheceu a realidade e questiona o Governo acerca do futuro da inclusão dos jovens portadores de deficiência. O Plano de Emergência Social (PES) dos bloquistas, já em marcha,  sinaliza problemas de empobrecimento no Algarve e propõem alternativas a 6, 7 e 8 de Junho próximo.

Opinião

Passados 46 anos desde a Revolução de Abril Portugal continua a ser um dos países mais centralistas da OCDE, do ponto de vista político e administrativo, com a consequente hipertrofia burocrática e orçamental.

Há dias, numa sessão do nunca tão elogiado como merece Cineclube de Faro, fui ver o filme “Parasitas” que agora ganhou vários Óscares de Hollywood.

Exponho aqui um comentário motivado apenas por ter lido em apreciações de alguns dos nossos habituais críticos de cinema que se trata de uma “original forma” de apresentar a “luta de classes”.