comunicado

Junho 16, 2019 01:59 PM

O Bloco de Esquerda/Algarve lamenta e protesta com veemência pelo encerramento da Maternidade do Hospital de Portimão entre os dias 7 e 11 de junho. Pelo que se sabe, a maternidade encerrou nestes dias devido à falta de médicos pediatras que assegurassem os cuidados neonatais em presença física. Desta forma, não estavam garantidos os mínimos de segurança para as grávidas que ali acorressem. As grávidas em trabalho de parto têm sido reencaminhadas para o Hospital de Faro, exceto os casos emergentes.

Junho 4, 2019 04:28 PM

O Bloco de Esquerda encontra-se no bom caminho no Algarve e em todo o país e o que importa é continuar a trabalhar, mais e melhor, em prol do bem-estar e de melhor qualidade de vida para as populações da região. Pela defesa e melhoria do SNS, da Escola Pública, por uma melhor mobilidade, pelo trabalho com direitos e o combate à precariedade, o combate pela descarbonização da economia e a resposta à emergência e às alterações climáticas, a luta contra a pobreza e a exclusão social, pelo direito à habitação para todos, pela justiça fiscal e pela diversificação e sustentabilidade económica.

Janeiro 14, 2019 10:47 AM

Sob a desculpa de que não pode interferir na esfera privada, o atual governo, não obstante crítico do anterior governo PSD/CDS, tem assobiado para o lado. Como denuncia o Sindicato Nacional dos Trabalhadores dos Correios e Telecomunicações (SNTCT), a inação do governo está a custar “a todos nós portugueses, a destruição de um Serviço Público Postal que foi de qualidade e não o está a ser. (...) Um Serviço Público fundamental para a economia e coesão social e territorial do País”. Para o SNCTC, este governo, ao não intervir, torna-se igualmente responsável pela destruição dos quase 500 anos de história dos CTT. Como diz o Sindicato, “a destruição dos CTT é uma evidência que só não vê quem não quer”, sendo urgente a defesa do serviço público postal, bem como do bem-estar social e profissional dos trabalhadores dos CTT.

Julho 19, 2018 03:21 PM

Não deixa de ser extraordinário e muito lamentável continuar a persistir num erro crasso e muito danoso para a região – as portagens no Algarve. Além dos elevados prejuízos económicos e sociais que estas provocam, uma das grandes manchas negras e bem trágicas reside na potenciação dos acidentes rodoviários, em particular na EN125, que foi considerada de novo a via mais perigosa e mortífera do país, não obstante uma parte da via já estar requalificada. São mais de 10 000 acidentes de viação por ano na região, com uma média anual de 30 vítimas mortais e quase 200 feridos graves.

Novembro 18, 2016 04:37 PM

Na primeira reunião da nova coordenadora foi eleito um secretariado de cinco elementos e identificadas algumas áreas prioritárias de trabalho. Sem abandonar nenhuma daquelas que têm sido as bandeiras do partido na região, a nova direção do BE-Algarve pretende construir uma ligação mais próxima com os militantes e dedicar uma atenção redobrada a questões laborais, de ambiente, de igualdade, autárquicas, e de juventude.

Julho 9, 2012 11:00 PM

 

Realizou-se no passado dia 7 de Julho de 2012, na Biblioteca Municipal Sophia de Mello Breyner Andresen, em Loulé, a Assembleia Eleitoral para a eleição da Comissão Coordenadora Distrital do Bloco de Esquerda – mandato 2012-2014.

Saiu vencedora, com 93,18% dos votos, a lista A, Afirmar um bloco socialista para a luta toda no Algarve na era dos credores.

Maio 28, 2012 11:00 PM

De acordo com os estatutos do Bloco de Esquerda (BE) e com as decisões resultantes da Assembleia Distrital, reunida a 26 de Maio de 2012, são convocadas eleições para a Comissão Coordenadora Distrital (CCD) do Algarve do BE.

Novembro 25, 2011 12:00 AM

Os militantes e ativistas do Bloco de Esquerda de Faro saúdam as trabalhadoras e trabalhadores, as desempregadas e desempregados bem como os estudantes de Faro pelo histórico sucesso da Greve Geral. Este dia foi um sinal inequívoco do descontentamento dos portugueses em relação ao caminho que o governo escolheu para o país.

Julho 4, 2011 11:00 PM

Reunida em Portimão, a Comissão Coordenadora Distrital do Bloco de Esquerda/Algarve analisou os resultados eleitorais do passado dia 5 de Junho e discutiu as perspectivas de trabalho para o futuro. Considerando que esta força política teve uma forte quebra eleitoral relativamente às eleições de 2009, no entanto a Comissão Distrital congratula-se vivamente por ter sido conseguido um dos objectivos centrais da campanha – a reeleição da deputada Cecília Honório.

Julho 19, 2010 11:00 PM

No passado dia 16 de Julho, um grupo de trabalhadores do Hotel Montechoro acompanhados por dirigentes do Sindicato da Hotelaria do Algarve e outros sindicalistas, deslocou-se à nova coqueluche da hotelaria olhanense, o Real Marina Hotel e SPA, a fim de protestar junto do Secretário de Estado do Turismo pelo atraso de três meses no pagamento dos salários por parte da administração do Hotel Montechoro.

Abril 15, 2010 11:00 PM

O Bloco de Esquerda no âmbito da sua Assembleia Distrital Eleitoral, realiza no próximo Sábado, dia 17 de Abril, às 15.00h, no Edifício Duarte Pacheco – Sala da Assembleia Municipal, em Loulé, uma conferência/debate que contará com a intervenção de Jack Soifer, consultor, autor de “COMO SAIR DA CRISE” e “ O FUTURO DO TURISMO”, e ainda colaborador em vários órgãos de comunicação social.

Novembro 23, 2009 12:00 AM

Comentário elaborado pelo Grupo Inter-Municipal do BE/Algarve de Discussão do Programa Polis da Ria Formosa referente ao Relatório Ambiental Preliminar do Plano Estratégico da Intervenção e Valorização da Ria Formosa, no âmbito da sua consulta pública.

Fevereiro 17, 2009 12:00 AM

O Bloco de Esquerda/Algarve exige a imediata revogação da Portaria 143/2009 e solidariza-se e apoia todas as reivindicações e manifestações dos pescadores lúdicos. Alguns dos seus dirigentes, como Vidal Marreiros e Sebastião Pernes, da Assembleia Municipal de Vila do Bispo, João Vasconcelos, da Assembleia Intermunicipal do Algarve, e outros bloquistas como Simeão Quedas, Francisco Reis e Miguel Madeira, participaram hoje na concentração que juntou cerca de 3 mil pessoas junto à Fortaleza de Sagres.

Fevereiro 17, 2009 12:00 AM

Fruto de uma inconsequente e errada política ambiental desenvolvida pelos sucessivos Governos, o Parque Natural da Ria Formosa (PNRF) e as áreas protegidas em geral, não têm tido planos de conservação e desenvolvimento que mobilizem os cidadãos para a defesa de um bem valioso que está referenciado a nível internacional. Pelo contrário, o PNRF tem estado sujeito a vários atentados que possibilitaram a construção indiscriminada na sua área, reduzindo consideravelmente a zona preservada, que é preciso defender integralmente. 

Fevereiro 2, 2009 12:00 AM

Realizou-se no passado dia 31 de Janeiro, no Edifício da Assembleia Municipal, em Loulé, a Assembleia Distrital Eleitoral do Bloco de Esquerda/Algarve, onde foram eleitos os 21 delegados por esta Região à VI Convenção Nacional do BE a ter lugar nos dias 7 e 8 de Fevereiro, em Lisboa, e discutida a situação política e a actividade do Bloco no Algarve.

Novembro 15, 2008 12:00 AM

No passado dia 12 de Novembro, uma delegação do Bloco de Esquerda do Algarve deslocou-se à fábrica Bela Olhão, onde contactou com elementos da Comissão de Trabalhadores e outras colegas presentes nesse turno da vigília que todos vêm efectuando desde o início do mês.

Setembro 10, 2008 11:00 PM

O Parlamento aprovou na generalidade a revisão do Código de Trabalho proposta pelo Governo. Porque ficava mal votar a favor em ano de pré-eleições, PSD e PP abstiveram-se. Votaram contra o BE, o PCP, o PEV e a deputada independente Luísa Mesquita. Também contra, votaram dois deputados independentes do PSD e cinco deputados do PS, revoltados com a reviravolta do seu partido.

Junho 13, 2007 11:00 PM

Ao contrário do que os responsáveis governamentais e empresariais do turismo algarvio propagandeiam, tende a diminuir a qualidade do serviço prestado e dos produtos vendidos aos turistas na generalidade das unidades hoteleiras da região. Esta é uma das principais conclusões da reunião havida no passado dia 11 de Junho entre a Direcção do Sindicato da Indústria Hoteleira, Turismo, Restaurantes e Similares do Algarve e o Grupo de Intervenção Laboral do BE/Algarve, a pedido deste. 

Abril 18, 2007 11:00 PM

Como a comunicação social tem vindo a noticiar, cerca de 100 funcionários da Direcção Regional de Agricultura do Algarve (DRAAlg.) foram considerados a mais na nova orgânica que o organismo vai ter na sequência da tão falada reestruturação do Ministério da Agricultura e Pescas.

Maio 28, 2006 11:00 PM

O Bloco de  Esquerda e a União dos Sindicatos do Algarve reuniram para discutir as perspectivas de desenvolvimento da região do Algarve, tendo em conta a redução de fundos comunitários que a região sofrerá no próximo QREN. 

Opinião

Com as eleições de 6 de outubro a esquerda ficou mais fraca no Algarve. O Bloco, ao manter a sua representação parlamentar, surge como o grande referencial das aspirações, reivindicações e lutas dos algarvios, apresenta-se como a principal força de esquerda na região. A nossa principal bússola assenta nos programas nacional e regional, que se complementam. Acabada a geringonça, por vontade do PS e do PCP, o Bloco nada terá a temer, liderando a oposição e mantendo o seu rumo socialista, com coragem e determinação – naturalmente, com todos e sem esquecer as convergências possíveis à esquerda.

Neste aspecto devemos lembrar que o Algarve é uma enorme fonte de receitas para o País, e certamente conseguirá verbas para fazer face às hipotéticas despesas, acrescentando que deve surgir uma dinâmica de solidariedade para com as regiões mais desfavorecidas do todo nacional.