ordenamento

Janeiro 25, 2018 10:46 PM

Os deputados do Bloco de Esquerda apresentaram um Projeto de Resolução para a requalificação da Estrada Nacional (EN) n.º 124, no troço entre Silves e Portimão.

A EN 124 é um dos principais eixos de ligação rodoviária entre o litoral e interior do barlavento algarvio, sendo reconhecido tratar-se duma via que canaliza grande parte do fluxo turístico do triângulo Silves - Monchique - Portimão.

Acontece que passaram quase dois anos sobre a resposta ao GP do Bloco de Esquerda e a situação encontra-se na mesma, sem ser conhecido qualquer plano de intervenção, e sem qualquer data para as necessárias intervenções de requalificação naquela via.

Consulte aqui o Projeto de Resolução referido.

Janeiro 9, 2016 10:26 PM

A construção de um mega empreendimento imobiliário no concelho de Loulé, considerado como projecto de potencial interesse nacional (PIN), viola a legislação nacional e comunitária e o grupo parlamentar do Bloco de Esquerda quer ouvir, a esse propósito, e com carácter de urgência, a Secretária de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza. Ler na integra o requerimento entregue à Comissão Parlamentar de Ambiente, Ordenamento do Território, Descentralização, Poder Local e Habitação.

Março 29, 2011 11:00 PM

O Bloco de Esquerda realiza uma sessão pública para discutir o seu projecto para a criação de um Banco Público de Terras. A iniciativa está agendada para dia 2 de Abril, Sábado, na sala de reuniões da Associação de Regantes e Beneficiários de Silves, Lagoa e Portimão, situada em Silves, com início marcado para as 17h30 e contando a participação do deputado e Presidente da Comissão de Agricultura e Pescas, Pedro Soares.

Abril 9, 2010 11:00 PM

Diversos técnicos têm alertado para as consequências da chuva e do vento, especialmente intensos este Inverno, na zona costeira algarvia, nomeadamente a libertação de grandes massas de rocha e terra, erosão e recuo acentuado das dunas. Segundo Sebastião Teixeira, geólogo da Administração da Região Hidrográfica do Algarve (ARHA), em 2010 o Algarve já teve «o dobro ou mesmo o triplo das derrocadas de um ano normal» num total de 25, sendo provável que o número aumente, uma vez que a monitorização ainda não se encontra finalizada.

Opinião

Passados 46 anos desde a Revolução de Abril Portugal continua a ser um dos países mais centralistas da OCDE, do ponto de vista político e administrativo, com a consequente hipertrofia burocrática e orçamental.

Há dias, numa sessão do nunca tão elogiado como merece Cineclube de Faro, fui ver o filme “Parasitas” que agora ganhou vários Óscares de Hollywood.

Exponho aqui um comentário motivado apenas por ter lido em apreciações de alguns dos nossos habituais críticos de cinema que se trata de uma “original forma” de apresentar a “luta de classes”.