economia

Março 28, 2019 06:23 PM

João Vasconcelos, deputado eleito pelo Algarve, esteve esta segunda-feira, dia 25 de março, em Olhão e Faro em trabalho parlamentar, tendo reunido durante manhã com o Sindicato dos Trabalhadores das Pescas do Sul e realizado uma visita aos mercados de Olhão, onde contactou com os comerciantes e operadores do referido mercado. Já durante a tarde, o parlamentar algavio realizou uma visita à Direção de Finanças de Faro, onde visitou as instalações acompanhado por elementos do Sindicato dos Trabalhadores de Impostos, autarcas bloquistas e elementos da Comissão Coordenadora Concelhia de Faro, onde pode constatar que as atuais instalações não oferecem condições dignas de trabalho nem de atendimento ao público.

Junho 13, 2017 10:29 PM

O Bloco de Esquerda entregou na Assembleia da República um Projeto de Resolução em que recomenda ao Governo a revisão dos instrumentos de ordenamento do território relativos ao Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina (PNSACV), com o objetivo de compatibilizar a proteção da natureza com a ocupação humana.

Maio 23, 2017 11:28 PM

O Bloco de Esquerda recomendou ao Governo que diligência meios para a construção de um matadouro no Algarve com as adequadas condições técnicas, higiénico-sanitárias e de segurança alimentar. Ler aqui, e na integra, a iniciativa legislativa apresentada.

Março 13, 2017 01:07 PM

O Bloco de Esquerda questionou por escrito o Governo acerca da tarifa subsidiada para um projeto solar em Lagos.

Os deputados do Bloco, Jorge Costa e João Vasconcelos, dirigiram um conjunto de perguntas ao Governo, através do Ministério da Economia, no sentido de saber qual a razão para haver uma referência ao subsídio à tarifa no projeto da empresa Hyperion em Lagos e, em caso de uma resposta afirmativa, em que se circunstâncias será este subsídio atribuído e quais os valores envolvidos. Consulte aqui a pergunta dirigida ao Ministério da Economia.

Novembro 4, 2016 06:51 PM

O deputado do Bloco de Esquerda eleito pelo Algarve, João Vasconcelos, questionou por escrito o Ministro das Finanças, Mário Centeno, acerca dos motivos que levaram a Secretaria de Estado do Orçamento a inviabilizar o pedido de execução de investimento por parte do município de Faro.

O parlamentar bloquista considera que o Ministério das Finanças deve levantar o veto da Secretaria de estado do Orçamento de forma a permitir que o plano de intervenção seja executado com a maior urgência. Consulte aqui a pergunta dirigida ao Ministério das Finanças.

Abril 17, 2014 08:51 AM

O Bloco de Esquerda denúncia situações extremas de emergência social e solicita à Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) dados sobre o número de consumidores que viram cortado o fornecimento de energia elétrica.

Abril 8, 2014 04:28 PM

Marisa Matias anunciou esta segunda-feira que o Bloco vai entregar um projeto de resolução na Assembleia da República para referendar o Tratado Orçamental europeu, que limita a capacidade de resposta dos países à crise.

Março 30, 2014 10:21 PM

A petição promovida pelos autores do manifesto “Preparar a reestruturação da dívida para crescer sustentadamente”, lançada na última sexta feira à noite, já tem mais de 10 mil assinaturas, reunindo as condições para ser apreciada em plenário na Assembleia da República.

Março 5, 2014 04:53 PM

Marisa Matias, candidata do Bloco de Esquerda às eleições europeias, esteve reunida no sábado, dia 21 de Fevereiro, com a Associação de Moradores da Ilha da Culatra, concelho de Faro. Em discussão esteve a recente reclassificação das zonas de produção de bivalves, alterada pela entrada em vigor do Despacho 15264/2013 de Novembro do ano passado.

Novembro 5, 2013 04:23 PM

O Orçamento do Estado para 2014 é um orçamento de escolhas. Através dele o Governo escolhe proteger os grandes grupos económicos e a banca, a quem exige apenas 4% da fatura do “ajustamento”. Para as famílias, os trabalhadores, desempregados e pensionistas, fica 82% do esforço direto e a promessa de menos serviços públicos. O Bloco de Esquerda rejeita este caminho e apresenta um programa orçamental que assenta no essencial.

Outubro 30, 2013 01:07 PM

O líder parlamentar do Bloco de Esquerda, Pedro Filipe Soares, acusou hoje o Governo de tentar "baralhar o jogo para saírem as mesmas cartas", ao desafiar os partidos da oposição a apresentarem um Orçamento do Estado alternativo.

Novembro 21, 2012 05:50 PM

O Bloco de Esquerda apresentou, no âmbito da discussão da especialidade do Orçamento de Estado para 2013, 190 propostas de alteração. Estas medidas apresentam uma nova visão para a consolidação orçamental, defendendo uma alternativa à austeridade “custe o que custar” que tem sido a imagem de marca deste Governo.

Maio 6, 2012 11:00 PM

Sexta-feira, dia 11 de Maio, o Coordenador Nacional do Bloco de Esquerda, Francisco Louçã e a dirigente bloquista Mariana Mortágua, deslocam-se a Faro e depois Olhão, para uma apresentação do seu mais recente livro, "Dívidadura". Em Faro, a sessão está marcada para as 18h na Livraria Pátio de Letras, e em Olhão, para as 21h30 na Sociedade Recreativa Olhanense. Segundo Louçã, um dos objetivos da obra é mostrar à opinião pública "as estratégias da dívida, a política da dívida, a tirania da dívida".

Novembro 15, 2010 12:00 AM

O despedimento dos 336 trabalhadores da Escala de Faro da Groundforce e a forma com tal ocorreu é um acontecimento inédito nesta região.

Setembro 7, 2010 11:00 PM

Em Abril, Cecília Honório questionou o Governo sobre a acção inspectiva que a Autoridade para as Condições do Trabalho realizou ao sector da construção civil no Algarve.

Abril 15, 2010 11:00 PM

O Bloco de Esquerda apresentou deu hoje entrada na Assembleia da República a projecto visa tornar possível a implementação de um plano de recuperação da actividade da Cooperativa de Produtos Alimentares - Alicoop.

Março 2, 2010 12:00 AM

Resumo das propostas PIDDAC apresentadas pelo grupo parlamentar do Bloco de Esquerda.

Fevereiro 1, 2010 12:00 AM

Na sua ultima reunião, a Assembleia da Comunidade Intermunicipal do Algarve aprovou uma moção sobre o Museu da Cortiça, apresentada pelo Bloco de Esquerda, apelando ao empenhamento na procura de uma solução que evite seja posto em causa o seu valioso património.

Janeiro 26, 2010 12:00 AM

O Bloco de Esquerda tomou conhecimento público da iminência do encerramento do Museu da Cortiça, devido à falência da Fabrica do Inglês, em Silves.

Janeiro 22, 2010 12:00 AM

Encontrar respostas alternativas ao turismo que “sufoca” a região, resolver os problemas dos pequenos produtores agrícolas e olhar para a situação dos pescadores são as três principais preocupações do Bloco de Esquerda (BE) em relação ao Algarve.

Dezembro 13, 2009 12:00 AM

A CP – Comboios de Portugal, E.P.E. é, desde Junho de 2009, uma entidade pública empresarial, detida a 100% pelo Estado Português (Decreto-Lei n.º 137-A/2009, de 12 de Junho), responsável pela prestação de serviços de transporte ferroviário nacional e internacional de passageiros, em articulação com a REFER – Rede Ferroviária Nacional, E.P.E. e pelo IMTT – Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres.

Abril 29, 2009 11:00 PM

A principal associação hoteleira do Algarve insiste na necessidade de implementação de medidas governamentais para ajudar a combater a crise no sector.

Fevereiro 18, 2009 12:00 AM

Pergunta da deputada Alda Macedo sobre o matadouro do Algarve:

Opinião

Passados 46 anos desde a Revolução de Abril Portugal continua a ser um dos países mais centralistas da OCDE, do ponto de vista político e administrativo, com a consequente hipertrofia burocrática e orçamental.

Há dias, numa sessão do nunca tão elogiado como merece Cineclube de Faro, fui ver o filme “Parasitas” que agora ganhou vários Óscares de Hollywood.

Exponho aqui um comentário motivado apenas por ter lido em apreciações de alguns dos nossos habituais críticos de cinema que se trata de uma “original forma” de apresentar a “luta de classes”.