Share |

Artigos

Maio 3, 2021 05:22 PM

Salientam-se da ordem de trabalhos da última sessão ordinária da Assembleia Municipal, as propostas de alteração aos Regulamentos Municipais relativos à urbanização e ao estacionamento, assim como a proposta de celebração de contrato com a Junta de Freguesia de Olhão para a constituição de uma Mercearia Social. Face às duas primeiras propostas o voto do BE foi contra, devido ao incumprimento da exigência de notas justificativas e por se considerar que, no caso da ampliação do horário diário sujeito a tarifas de estacionamento na zona ribeirinha, se vêm a agravar despesas dos munícipes e visitantes, atingindo sobretudo os trabalhadores da área, sem se verificar o tão necessário ordenamento das acessibilidades e dos estacionamentos há tanto tempo reivindicado pelo Bloco. Quanto à “mercearia social”, o voto do BE foi favorável pois trata-se de um mecanismo de resposta social às desigualdades agravadas pela crise pandémica, apesar de não se compreender a não efetivação do mesmo tipo de contrato com as restantes freguesias do concelho. (veja no interior as declarações de voto)

DECLARAÇÕES DE VOTO 

 

PROPOSTA "MERCEARIA SOCIAL"

Os deputados municipais eleitos pelo Bloco de Esquerda, vêm ao abrigo do disposto no nº1 do artigo 58º da Lei 75/2013 requerer a consignação em ata das razões justificativas do seu voto no que se refere à proposta apresentada pela Câmara Municipal sob o n. Nº 55/2021, no ponto 8 da Ordem do Dia, relativa à “celebração de Contrato interadministrativo com a Junta de Freguesia de Olhão – Mercearia Social” 

1. O Bloco de Esquerda votou favoravelmente a proposta apresentada para a criação de uma mercearia social, por considerar que num concelho com consabidas carências económicas, agora agravadas pelo atual contexto pandémico, é urgente reforçarem-se todos os mecanismos de resposta social, para fazer face às dificuldades económicas vivenciadas por grande parte dos nossos munícipes. 

Maio 2, 2021 04:52 PM

Também no concelho de Faro todos esses efeitos estão presentes. É sintomático o crescimento do desemprego que, no mês de Março deste ano, numa tendência de aumento, foi o maior de sempre nestes dois anos de Covid – 3413 desempregados inscritos no Centro de Emprego. E é sabido que os números oficiais do IEFP são bem abaixo da realidade do desemprego e do subemprego, pois não são contabilizados os trabalhadores em formação profissional, os estágios, os part-times, os inactivos (quem já nem procura trabalho) e os milhares de “informais” (trabalhadores ilegais e clandestinos, sem qualquer vínculo laboral).

De novo, o segundo ano da Covid não impediu a comemoração do 1º de Maio, dia internacional dos trabalhadores, na rua. Que é onde todo o mundo do Trabalho mais traz a público a sua luta e as suas reivindicações para uma vida e uma sociedade melhores.

Assim entende a CGTP e, por todo o país, em todas as capitais de distrito e nas regiões autónomas, se realizaram manifestações em que estiveram presentes os sindicatos e outros colectivos de trabalhadores e de movimentos sociais, nomeadamente os estudantes contra as propinas, o ecologismo em defesa do ambiente, o feminismo pela igualdade plena, o antiracismo em defesa dos imigrantes, e outros mais.

Maio 1, 2021 05:23 PM

Para comemorar o 1º de Maio de 2021, homenageando as lutas pelas conquistas de direitos de trabalho e reforçando a necessidade de repor leis de trabalho justas e dignas num contexto de desemprego, precariedade e desigualdades sociais e de género ainda marcantes e agravadas pela pandemia, nada melhor que a lembrança do Zeca - "Maio, maduro maio" (clique no link vermelho para ouvir a música). ZECA SEMPRE PRESENTE!!!

maio maduro maio zeca - Bing

Abril 29, 2021 03:57 PM

XII Convenção Nacional do Bloco de Esquerda - 22/23 maio 2021

 

Data e horário do ato eleitoral: 15 de maio, das 15.00 às 18.00 horas

As votações para a eleição de delegados/as à XII Convenção Nacional do Bloco de Esquerda, na Assembleia Eleitoral de Algarve, decorrem no próximo dia 15 de maio, entre as 15h e as 18h, em 3 mesas no distrito de Faro.

A  Assembleia Eleitoral do Algarve abrange os concelhos de Albufeira, Aljezur, Castro Marim, Faro, Lagoa, Lagos, Loulé, Olhão, Portimão, São Brás de Alportel, Silves, Tavira, Vila do Bispo e Vila Real de Santo António.

Mesas de Voto:

Abril 27, 2021 05:56 PM

Moção apresentada pelo Bloco de Esquerda na Assembleia de Freguesia de Portimão, a 26 de abril de 2021, no sentido de serem instalados nos espaços públicos bebedouros para os animais de estimação. Aprovada por unanimidade.

Moção apresentada pelo Bloco de Esquerda na Assembleia de Freguesia de Portimão, a 26 de abril de 2021, no sentido de serem instalados nos espaços públicos bebedouros para os animais de estimação. A moção foi aprovada por unanimidade, tendo o presidente da junta informado que que os bebedouros públicos que sejam futuramente instalados na cidade já terão essa funcionalidade.

 

Assembleia de Freguesia de Portimão

Moção

Bebedouros para animais de estimação

 

Noutras localidades, têm sido instalados nas ruas bebedouros para animais de estimação, que permitem, nomeadamente, que os seus donos lhes deiem de beber quando os levam a passear.

Abril 27, 2021 04:49 PM

Moção apresentada pelo Bloco de Esquerda na Assembleia de Freguesia de Portimão a 26 de abril de 2021. Aprovada por unanimidade

Moção apresentada pelo Bloco de Esquerda na Assembleia de Freguesia de Portimão a 26 de abril de 2021, tendo sido aprovada por unanimidade.

Assembleia de Freguesia de Portimão

Moção

Construção de um passeio entre a Rua das Oliveiras e a Rua Rainha D. Amélia, na Avenida 25 de Abril

O troço da Avenida 25 de Abril, do lado nascente, que vai da Rua das Oliveiras até à Rua Rainha D. Amélia não tem (excluindo um pequeno troço) passeio mas apenas um campo de terra; tal torna-se problemático, nomeadamente em dias de chuva, em que esse caminho se torna enlameado.

Assim, a Assembleia de Freguesia de Portimão, reunida em sessão ordinária no dia 26 de abril de 2021, recomenda que a Junta de Freguesia tome providencias (seja por iniciativa própria, seja contactando outras entidades, como a Câmara Municipal) no sentido de ser construído um passeio nesse trecho.

 

Abril 27, 2021 07:31 AM

As alterações climáticas são cada vez mais um problema sem solução à vista. Com toda a certeza, vamos ter de continuar a recomendar à Rosalinda que, em

óleo sujo à beira mar”.

Ex.mo Senhor Presidente da Mesa da Assembleia Municipal, Ex.mo Senhor Presidente da Câmara Municipal,

Ex.mas e Ex.mos Senhores membros da Mesa,

Ex.mas e Ex.mos Senhoras Vereadoras e Senhores Vereadores, Ex.mos Membros da Assembleia Municipal,

Ex.ma Senhora e Ex.mos Senhores Presidentes de Junta,

Ex.mas e Ex.mos Representantes das Autoridades e Entidades Oficiais, Ex.mas e Ex.mos convidadas/os

Caras e caros Munícipes,

Cidadãs e Cidadãos,

 

(O Bloco de Esquerda presta sentida homenagem ao trabalhador da Câmara que faleceu, em resultado de um acidente, e ao membro desta Assembleia, Carlos Vargas.)

 

“Eles não sabem, nem sonham Que o sonho comanda a vida (...)”

 

Abril 26, 2021 12:21 AM

Entre as comemorações possíveis do 25 de Abril, desde a sessão solene na AR, ao desfile na avenida da liberdade em Lisboa, até às simbólicas entoações do hino do Zeca e de todos nós (“Grândola Vila Morena”), realça-se a urgência de divulgar os benefícios históricos da nossa liberdade e democracia e de, no contexto da participação política e cívica, contribuir para a construção de uma sociedade mais igual e justa. As conquistas alcançadas não são irreversíveis. A luta pela defesa dos direitos de todos e todas e pela integridade, dignidade e transparência dos poderes instituídos é cada vez mais um desafio e uma exigência de cidadania (leia no interior extratos do discurso da deputada do Bloco, Beatriz Gomes Dias, publicado no esquerda net)

Na sessão solene de comemoração do 25 de Abril na Assembleia da República este domingo Beatriz Gomes Dias começou por homenagear os militares de Abril, a cuja “coragem” devemos “o fim da longa noite do fascismo”, uma homenagem estendida “a todas as mulheres e homens que lutaram ao longo de décadas contra a ditadura do Estado Novo, tantas vezes pagando essa audácia com a prisão ou com a própria vida”.

Abril 25, 2021 08:33 PM

O que é ser livre? Esta é uma pergunta que se põe principalmente em tempo difíceis em que vemos as nossas liberdades mais básicas em pausa.

Ser livre vai muito mais além do que poder sair, fazer o que se quer ou mesmo dizer tudo o que pensamos.

Ser livre é respeito. Respeito por aquilo que o outro é, respeito por aceitar as diferenças sejam elas de qualquer natureza, sem julgamentos ou opiniões fúteis.

Ser livre é saber controlar com firmeza a linha que separa o nosso pensamento daquilo que a nossa boca verbaliza.

Os tempos que correm são de um enorme desafio às nossas liberdades adquiridas. Atrevo-me a dizer que a palavra liberdade tem vindo a ser banalizada com a evolução dos tempos.

Liberdade pressupõe só por si direitos, contudo liberdade é muito mais do que isso.