Share |

Artigos

Junho 11, 2013 01:46 AM

Teve lugar no auditório da Junta de Freguesia de Olhão (Praça de Agadir), no passado dia 7 Junho de 2013, entre as 21h30m e as 0horas,  a última das jornadas sobre Olhão organizada pelo núcleo concelhio do Bloco de Esquerda.

Não fugindo à média de participação das iniciativas anteriores (estiveram presentes cerca de 30 pessoas), o clima informal e próximo do encontro permitiu mais uma vez a troca de ideias e de experiências e o conhecimento da realidade local com base no testemunho de actores que no quotidiano vão construindo os caminhos da inclusão e a verdadeira mudança.   

O tema “Educação, saúde e inclusão” foi abordado numa perspectiva macro-política e numa perspectiva das boas práticas locais, concluindo-se que, apesar dos esforços das instituições locais e da própria sociedade civil e do accionar de parcerias da rede social local, a questão da inclusão extravasa a conjuntura da crise e remete-nos para  problemas mais estruturais – os problemas de efectivação prática das políticas sociais globais que retiram protagonismo às populações e grupos alvo e negligenciam a necessária operacionalização técnica multidisciplinar no terreno; os problemas resultantes da falta de planeamento, ordenamento do território e de trabalho directo com as famílias e com as comunidades mais estritamente relacionados com a gestão autárquica local. Veja-se o retrato negro das estatísticas do concelho no plano regional (números do desemprego, das famílias a usufruir de rendimento social de inserção, sujeitas a cortes de água e luz ou que recorrem às instituições de solidariedade, como por exemplo o banco alimentar; reincidência do abandono escolar e da iliteracia/analfabetismo) e da observação atenta do quotidiano (toxicodependência e alcoolismo, prostituição, pequena criminalidade, pobreza explícita e camuflada – fome, má nutrição da população escolar, recurso aos lixos e à esmola, etc.) 

3ª JORNADA SOBRE OLHÃO – “EDUCAÇÃO, SAÚDE E INCLUSÃO SOCIAL”

Junho 10, 2013 04:13 PM

O professor de artes visuais Carlos David Marques é o candidato do Bloco de Esquerda (BE) à Câmara de Silves nas eleições autárquicas de 29 de setembro, anunciou hoje o partido.

O professor de artes visuais Carlos David Marques é o candidato do Bloco de Esquerda (BE) à Câmara de Silves nas eleições autárquicas de 29 de setembro, anunciou hoje o partido.

De acordo com Carlos David Marques, citado na nota, a candidatura à autarquia de Silves tem por objetivo "travar as políticas de austeridade, destruidoras do Estado social e do serviço público implementadas pelo Governo no país e no concelho".

Junho 9, 2013 08:33 PM

Pelo aprofundamento da participação na democracia local

A democracia local é a base da democracia. Porquê? 
Porque é ao nível local que a participação das populações na vida democrática pode e deve ser mais intensa, tendo em conta a proximidade das respostas a dar.
O governo PSD/CDS tem levado a cabo a maior ofensiva contra a democracia local de que há memória no Portugal democrático. Relembro a imposição da redução do número de freguesias sem qualquer consulta prévia às populações. A redução do financiamento municipal por via de transferências do orçamento de estado, a reforma do sector empresarial local, promovendo a extinção e privatização e empresas municipais sem acautelar os interesses das populações e dos trabalhadores e sem reforçar os mecanismos de controlo democrático das assembleias municipais sobre estas empresas.
Note-se que sempre defendemos a necessidade de redução do número de entidades do sector empresarial local, particularmente daquelas que foram criadas para reduzir a transparência e fugir às regras mais apertadas das finanças e da contratação pública. No entanto, consideramos indispensável assegurar os postos de trabalho, através da integração dos trabalhadores destas empresas nos quadros das autarquias.
 

Como resgatar ou devolver, então, a democracia à vida local?

Pelo aprofundamento da participação na democracia local

Junho 5, 2013 02:31 PM

O Bloco de Esquerda questionou o Ministro da Saúde sobre os motivos que levaram a ARS do Algarve a eliminar o domingo nos horários de cuidados continuados e exige a revogação desta decisão.
A ARS do Algarve alterou os horários da equipas de cuidados continuados integrados, tendo eliminado o domingo na disponibilização de cuidados de saúde.
A aplicação desta medida lesa gravemente todos os utentes que carecem de cuidados de saúde ao domingo assim como desvirtua os objetivos das unidades de cuidados domiciliários.

O Bloco de Esquerda questionou o Ministro da Saúde sobre os motivos que levaram a ARS do Algarve a eliminar o domingo nos horários de cuidados continuados e exige a revogação desta decisão.
A ARS do Algarve alterou os horários da equipas de cuidados continuados integrados, tendo eliminado o domingo na disponibilização de cuidados de saúde.

Junho 4, 2013 03:11 PM

Finalizando os debates públicos sobre o concelho de Olhão, iniciados em Dezembro de 2012, realizar-se-á no dia 7 de Junho (sexta feira), pelas 21h15m, no auditório da respetiva junta de freguesia (Praça de Agadir), a terceira e última jornada que abordará o tema “Educação, Saúde e Inclusão Social”. Contamos com a presença da deputada Cecília Honório e de técnicas da área social local que têm participado  no desenvolvimento de projetos de inclusão, a nível institucional e de associativismo voluntário, nas áreas da educação (inclusão de alunos/famílias oriundas de territórios problemáticos da cidade – projetos T.E.I.P.), da saúde (projetos de inclusão no tratamento da toxicodependência) e da pobreza/precariedade (projetos de voluntariado).

Trata-se de um percurso pensado e organizado que, ao invés das outras candidaturas, colocou como questão central prévia o aprofundamento do conhecimento do meio e o enriquecimento das intervenções futuras com vista à elaboração de um programa realista e sustentado (pela abertura a ideias e sugestões vindas do “terreno” – boas práticas institucionais e da sociedade civil), e não a já gasta postura de imagem de marketing fundada na imediata apresentação “unipessoal” de candidatos e de linhas generalistas de intenções.

No bloco trabalha-se em equipa, com abertura às ideias válidas, com reflexão, análise e responsabilidade e construindo os projetos e os programas em conjunto. Não procuramos o eleitoralismo fácil nem o populismo como meios para atingir fins porque aqui todos somos necessários e importantes!

(continua... ver programação da estratégica autárquica 2013) 

PONTO DE SITUAÇÃO DA ESTRATÉGIA AUTÁRQUICA 2013

 

Já concretizámos...

 

OUT 2012 – Aprovação de uma estratégia de convergência; definição de grupos de trabalho dinamizadores; preparação de encontros (aderentes e independentes) e envolvimento dos colaboradores (banco de ideias/ definição das participações)

Junho 3, 2013 01:22 AM

Tal como foi anunciado em devido tempo, teve lugar na passada sexta-feira, dia 31 de Maio, na Casa Manuel Teixeira Gomes a apresentação da candidatura autárquica do Bloco de Esquerda de Portimão que contou com as presenças do coordenador do BE, João Semedo e da deputada bloquista pelo Algarve, Cecília Honório, cujas intervenções podemos conferir no Esquerda.net

A apresentação da candidatura autárquica do BE-PTM esteve a cargo de João Vasconcelos, cabeça de lista à Câmara Municipal. Eis, no essencial, o conteúdo do seu discurso:

Tal como foi anunciado em devido tempo, teve lugar na passada sexta-feira, dia 31 de Maio, na Casa Manuel Teixeira Gomes a apresentação da candidatura autárquica do Bloco de Esquerda de Portimão que contou com as presenças do coordenador do BE, João Semedo e da deputada bloquista pelo Algarve, Cecília Honório, cujas intervenções podemos conferir no Esquerda.net

Maio 30, 2013 02:22 PM

O Bloco de esquerda apresentará candidatura própria em Silves, à Assembleia Municipal e Câmara Municipal, órgãos do Município de Silves, nas eleições autárquicas de 2013. A apresentação publica far-se-á no próximo dia 8 ou 9 de Junho.

O Bloco de esquerda apresentará candidatura própria em Silves, à Assembleia Municipal e Câmara Municipal, órgãos do Município de Silves, nas eleições autárquicas de 2013. A apresentação publica far-se-á no próximo dia 8 ou 9 de Junho.

Com o desígnio de Resgatar a Democracia Local/Responder à Emergência Social o BE dará o seu contributo no poder Local Silvense.

Maio 30, 2013 02:16 PM

O professor João Vasconcelos é o candidato do Bloco de Esquerda (BE) à Câmara de Portimão nas eleições autárquicas deste ano, cargo a que concorre pela segunda vez consecutiva, anunciou hoje o partido.

O professor João Vasconcelos é o candidato do Bloco de Esquerda (BE) à Câmara de Portimão nas eleições autárquicas deste ano, cargo a que concorre pela segunda vez consecutiva, anunciou hoje o partido.

Maio 27, 2013 02:57 PM

Bloco de Esquerda anuncia arranque de candidatura à autarquia de Faro

O Bloco de Esquerda de Faro deu início neste final de Maio à preparação da sua candidatura aos órgãos autárquicos do concelho. O partido pretende levar a debate junto da população farense, e ganhar o seu apoio, a um programa de emergência social contra o empobrecimento generalizado da maioria das famílias e de salvaguarda dos valores económicos e naturais do concelho de Faro.

Bloco de Esquerda anuncia arranque de candidatura à autarquia de Faro

O Bloco de Esquerda de Faro deu início neste final de Maio à preparação da sua candidatura aos órgãos autárquicos do concelho. O partido pretende levar a debate junto da população farense, e ganhar o seu apoio, a um programa de emergência social contra o empobrecimento generalizado da maioria das famílias e de salvaguarda dos valores económicos e naturais do concelho de Faro.