Faltam casas em Olhão
A crise de 2008 foi essencialmente uma crise no sector do imobiliário, construiu-se em excesso e as casas não se vendiam. Durante os últimos dez anos o mercado de construção de casas para habitação esteve praticamente parado, só agora se começam a notar alguns sinais de retoma. Presentemente, em Olhão, faltam casas para venda ou arrendamento e as poucas que existem atingem preços elevadíssimos.
Como satisfazer a necessidade de habitação dos jovens e das famílias mais carenciadas?
Para resolver este problema tem que haver investimento municipal e a Câmara de Olhão até tem o privilégio de ser proprietária de cerca de seis ha de terreno e onde muitas casas poderiam ser construídas (refiro-me aos terrenos que ficam a nascente do Marina Hotel). Por outro lado, o executivo tem ao seu dispor um conjunto de instrumentos que permitem construir alguma habitação a preços acessíveis, quer para arrendamento quer para venda.