O aparecimento da Lei 58/98 abriu caminho à criação das empresas municipais que, a partir de certa altura, começam a multiplicar-se como cogumelos.
Muitas são as referências relativas ao facto dos serviços que gerem serem paralelos aos serviços existentes nas Câmaras e que têm fundamentalmente servido para "mascarar e/ou depauperar o erário municipal".
Olhão não foge à regra. Pela análise atenta da criação e da situação das nossas empresas municipais podemos constatar recursos e objectivos no mínimo discutíveis. Por isso o Bloco de Esquerda, no seu programa, propõe a extinção da maior parte dessas empresas e uma profunda reestruturação da AmbiOlhão, procurando a sustentatibilidade do desenvolvimento futuro do concelho.