
No próximo dia 6 de Abril, segunda-feira pelas 14H30, terá lugar no Anfiteatro Teresa Gamito (Anfiteatro Azul) da Universidade do Algarve o Debate Ensino Superior e Precariedade Laboral.
O debate promovido pelo núcleo de Faro do Bloco de Esquerda contará com a participação da deputada Mariana Aiveca, António Goulart da União dos Sindicatos do Algarve, Gonçalo Xufre do Sindicato Nacional do Ensino Superior, André Levy ABIC (Associação dos Bolseiros de Investigação Científica) e dos Precários Inflexíveis.
O debate aberto a toda a comunidade académica pretende constituir um momento de reflexão sobre a precariedade laboral e sua incidência tanto sobre os docentes, como sobre o futuro dos diplomados do ensino superior.
Temas em debate serão certamente:
O paradoxo de um pais com falta de diplomados, apenas 14,8% dos ativos possuem formação superior, e as dificuldades de colocação de jovens licenciados, mestres e doutores, cada vez mais condenados a colecionadores de estágios, ou a empregos precários em “Call-Centers”.
A situação precária de uma boa parte dos investigadores a trabalhar em Portugal, os eternos bolseiros dos quais depende cada vez mais o Sistema Científico Nacional.
A enorme precariedade do corpo docente do Ensino Superior, sobretudo no subsistema Politécnico.
Esta ação insere-se na visita da deputada do Bloco de Esquerda Mariana Aiveca ao Algarve, durante a sua visita a deputada irá ainda encontrar-se com trabalhadores de diversas empresas já encerradas ou que estão em risco de o serem."