João Vasconcelos questionou o Governo sobre se este irá proceder ao reforço de assistentes operacionais para a Escola Básica 2, 3 D. Paio Peres Correia em Tavira.
O deputado algarvio do Bloco de Esquerda esteve reunido na segunda-feira com o diretor do Agrupamento de Escolas Dr. Jorge Augusto Correia, professor José Baía, tendo este confirmado que a maioria dos serviços da escola D. Paio Peres Correia funciona em alternância devido à falta de assistentes operacionais que assegurem os serviços de forma contínua.
Já o representante dos pais e encarregados de educação, Paulo Mateus, manifestou preocupação com a pouca vigilância nos espaços exteriores da escola, dado apenas existir, durante a maior parte do horário letivo diário, um único vigilante para todo o recinto escolar. De acordo com o diretor do agrupamento, esta situação foi entretanto minorada, através do destacamento de um funcionário CEI da autarquia tavirense, mas manifesta-se ainda insuficiente dado existirem apenas dois vigilantes para todo o estabelecimento escolar.
"Esta situação não é, infelizmente, única", afirma o parlamentar algarvio, tendo acrescentado "muitas escolas deparam-se com situações semelhantes da falta dramática de assistentes operacionais, dificuldade superada com o encerramento, em alternância, dos serviços escolares".
Na maioria das escolas, o quadro de assistentes operacionais está envelhecido e recorre-se com demasiada frequência, por parte da escola, a contratos de trabalho a termo resolutivo ou de "contratação a horas", a fim de resolver as situações de carência por motivo de doença e baixas prolongadas.
Consulte aqui a pergunta dirigida ao Ministério da Educação.