
Decorreu em ambiente de vivo debate o Encontro de Professores promovido pelo Bloco de Esquerda, em Faro, no passado sábado, dia 8. Professores dos Ensinos Básico e Secundário configuraram, a partir da sua experiência docente diária, os problemas que dão forma à crise da escola pública portuguesa, nos planos da sua actividade docente, da aprendizagem dos alunos, da organização de escolas e agrupamentos e de cursos.
Nos debates promovidos, no período da manhã, pela professora Teresa Vitorino e pela deputada Cecília Honório, e, no período da tarde, pelo professor Santana Castilho, identificaram se as políticas que, nos últimos anos não só não travaram aquela crise mas a agudizaram, reduzindo a à caricatura de uma escola inclusiva, uma “máquina infernal” para todos quantos nela e para ela trabalham.
No decorrer do debate acentuou se a necessidade de dar nova forma à escola pública para que ela cumpra o projecto de uma escola para todos recusando identificar o resultado desastroso das actuais políticas governamentais educativas com aquele projecto.
O Encontro foi encerrado pela deputada Ana Drago que reafirmou a necessidade de novas políticas que ponham termo às desastrosas experiências de Maria de Lurdes Rodrigues – José Sócrates – Isabel Alçada e que, simultaneamente, configurem o futuro possível da Escola Pública. Os cerca de trinta e cinco professores que participaram nas sessões do Encontro foram convidados a estarem presentes no Fórum Educação, que decorrerá em Lisboa, nos dias 28 e 29 de Maio, onde se deverá prosseguir o debate que perspective a apresentação daquelas propostas políticas.