Debate contra a precariedade

Realizou-se a 18 de Setembro, no Restaurante/Bar Maktostas, em Faro, um debate promovido pelo núcleo de Faro do BE sob o titulo “Precários para sempre?“. Visava informar melhor e trocar opiniões com as pessoas presentes, sobretudo os jovens, sobre o fenómeno da precariedade e do ataque aos trabalhadores perpetrado por este governo.

De início passou-se um filme sobre a marcha do emprego (ocorrida em 2006), o qual mostrava, entre outras coisas, a realidade sobre o encerramento de diversas empresas. Em seguida falaram três militantes do BE, empenhados na acção contra a precariedade: Miguel, da Comissão Concelhia de Faro, Anabela Morais, de Lagoa e da Comissão Distrital do Bloco e Marco Marques, de Lisboa e da Associação Precários Infléxiveis.

Nas várias intervenções feitas falou-se sobre histórias de precariedade, histórias pessoais, formas de luta e de denúncia e foram dadas algumas informações sobre as novas injustiças laborais trazidas pelo Código de Trabalho do PS, em fase de discussão no Parlamento, e também sobre a política em geral. Uma activista do Bloco local recordou os direitos laborais duramente alcançados por décadas de luta, mas agora em grande perda, apelando à consciência e à acção dos jovens de hoje.

As intervenções foram seguidas com bastante interesse pelos presentes que aplaudiram a coragem e as denúncias de algumas das experiências, colectivas e pessoais, relatadas.

Na foto os três animadores principais do Debate.