
“Bloco: Com Castro Marim” é uma candidatura que pretende o melhor para Castro Marim e para os seus habitantes. O BLOCO FAZ FALTA! Faz mesmo falta - para defender o mais justo e o mais importante:
1. Mais Emprego e Mais Desenvolvimento Económico Sustentável
• Criação de emprego com a reabilitação urbana, vamos fazer obras nas casas degradadas do concelho, criando mais emprego de forma direta (construção civil) e indireta (compras de material e serviços); vamos também requalificar os centros das freguesias.
•Vamos investir na agricultura biológica, produtos tradicionais e criação do gabinete do agricultor; queremos um concelho produtivo e uma serra habitada; vamos fazer a recuperação dos fornos comunitários para o fabrico de pão e recuperação desta arte tradicional.
.Apoiar e dinamizar o comércio e a restauração, através de um plano integrado de comunicação, nomeadamente com ações e eventos promocionais do comércio e da restauração e promoção de uma Central de Compras para os comerciantes do concelho.
• Dinamização do turismo cultural ao longo de todo o ano, aproveitando o Castelo Medieval, Forte de S. Sebastião e igrejas seculares das 4 freguesias.
• Criação de um Circuito das Salinas (para dar vida ao centro interpretativo).
• Formação e contratação de técnicos nas áreas da agricultura biológica, sal, património e história, artes e produtos tradicionais, museus e dinamização cultural.
. Vamos continuar a exigir o fim das portagens na Via do Infante/A22. As portagens estão a travar o desenvolvimento económico sustentável de Castro Marim – e de todo o Algarve! -; esta ação já foi iniciada e é para levar até ao fim.
2. Mais Apoio na Área Social e Mais Apoio à Juventude
• Criação de refeitórios sociais – só assim poderemos enfrentar a crise.
. Criação de um espaço solidário com a finalidade de responder a necessidades básicas de alimentação e de vestuário.
• Implementação de bolsas de terra e hortas comunitárias.
.Criação de uma lavandaria comunitária e de um serviço de apoio aos idosos nas reparações domésticas .
• Arrendamentos a jovens das casas recuperadas no âmbito da reabilitação urbana, com custo controlado.
• Cedência das escolas do 1º ciclo desativadas a associações ou IPSS’S; recuperação do espaço de Internet do Monte Francisco, com possibilidade de fotocopiar, imprimir e preencher documentos.
• Criação da Casa da Juventude e de um Espaço de Convívio para a população mais idosa do concelho.
3. Educação e Cultura
Criação de um Gabinete Educativo com serviço de psicologia e mediação e da Casa da Juventude, com sedes nas quatro freguesias.
Oferta dos manuais escolares aos alunos que estudem no concelho (até ao 9º ano).
Revisão e melhoria das bolsas de estudo (também dos alunos do concelho do Ensino Secundário e Universitário a estudar fora de Castro Marim).
Criação de clubes de teatro amador nas quatro freguesias do concelho e aumento de apoio aos clubes e grupos de dança (de folclore e outros).
Revitalização do património cultural, com a criação de um roteiro histórico-cultural que permita a manutenção de um programa de ofertas durante todo o ano; criação também de delegações da biblioteca em Altura, Azinhal, Junqueira, Monte Francisco e Odeleite.
Criação de feiras e mercados ligados aos ofícios tradicionais, ao artesanato local, às associações de caça e pesca, aos grupos folclóricos e musicais e à gastronomia; criação de um novo centro de informação turística e de um espaço de exposições.
4. Saúde, Ambiente e Desporto
Criação de um banco de medicamentos que possibilite o acesso de todos à saúde e salvaguarda de um serviço de urgências no concelho de Castro Marim.
Mais investimento nos serviços das áreas fundamentais para o dia-a-dia: transportes, arruamentos, trânsito, estacionamento, passeios e manutenção de passadeiras, iluminação, espaços verdes, locais de lazer, rede de água, esgotos e recolha de lixo.
Criação de um itinerário ambiental que envolva as quatro freguesias e contemple rio, mar e serra.
Abastecimento de água em todas as casas do concelho e requalificação dos caminhos rurais.
Recuperar a bandeira azul da Praia de Altura, realizando para isso as obras e os ajustamentos legais necessários; e requalificação dos acessos à Praia Verde.
Apoiar os clubes e associações do concelho, com destaque para o desporto de formação e de representação concelhia.
Requalificação dos campos de futebol e de outros espaços desportivos do concelho.
Organização de eventos desportivos de contacto com a natureza em todas as freguesias.
5. Participação Democrática – todos contam para as decisões / Os Cidadãos são o centro da Democracia
Elaboração de um Orçamento Participativo – parte do orçamento autárquico será feito a partir de propostas dos munícipes.
Criação de um espaço para debate e definição das ações prioritárias no concelho.
Criação do Gabinete de Atendimento Participativo (aberto das 08:00 às 20:00, de modo a atender todos os cidadãos).
Elaboração do Boletim do Cidadão (quinzenal e com a colaboração de todos que queiram participar).
Criação de grupos de cidadãos para definirem o programa dos eventos municipais mais significativos como, por exemplo, os Dias Medievais e outros eventos anuais.
Descarrega aqui o programa eleitoral.
Anexo | Tamanho |
---|---|
folhetoprogramacastromarim__af.pdf | 1.36 MB |