Share |

Sobre: comunicado

Junho 4, 2019

O Bloco de Esquerda encontra-se no bom caminho no Algarve e em todo o país e o que importa é continuar a trabalhar, mais e melhor, em prol do bem-estar e de melhor qualidade de vida para as populações da região. Pela defesa e melhoria do SNS, da Escola Pública, por uma melhor mobilidade, pelo trabalho com direitos e o combate à precariedade, o combate pela descarbonização da economia e a resposta à emergência e às alterações climáticas, a luta contra a pobreza e a exclusão social, pelo direito à habitação para todos, pela justiça fiscal e pela diversificação e sustentabilidade económica.

Janeiro 14, 2019

Sob a desculpa de que não pode interferir na esfera privada, o atual governo, não obstante crítico do anterior governo PSD/CDS, tem assobiado para o lado. Como denuncia o Sindicato Nacional dos Trabalhadores dos Correios e Telecomunicações (SNTCT), a inação do governo está a custar “a todos nós portugueses, a destruição de um Serviço Público Postal que foi de qualidade e não o está a ser. (...) Um Serviço Público fundamental para a economia e coesão social e territorial do País”. Para o SNCTC, este governo, ao não intervir, torna-se igualmente responsável pela destruição dos quase 500 anos de história dos CTT. Como diz o Sindicato, “a destruição dos CTT é uma evidência que só não vê quem não quer”, sendo urgente a defesa do serviço público postal, bem como do bem-estar social e profissional dos trabalhadores dos CTT.

Julho 19, 2018

Não deixa de ser extraordinário e muito lamentável continuar a persistir num erro crasso e muito danoso para a região – as portagens no Algarve. Além dos elevados prejuízos económicos e sociais que estas provocam, uma das grandes manchas negras e bem trágicas reside na potenciação dos acidentes rodoviários, em particular na EN125, que foi considerada de novo a via mais perigosa e mortífera do país, não obstante uma parte da via já estar requalificada. São mais de 10 000 acidentes de viação por ano na região, com uma média anual de 30 vítimas mortais e quase 200 feridos graves.

Novembro 18, 2016

Na primeira reunião da nova coordenadora foi eleito um secretariado de cinco elementos e identificadas algumas áreas prioritárias de trabalho. Sem abandonar nenhuma daquelas que têm sido as bandeiras do partido na região, a nova direção do BE-Algarve pretende construir uma ligação mais próxima com os militantes e dedicar uma atenção redobrada a questões laborais, de ambiente, de igualdade, autárquicas, e de juventude.

Julho 9, 2012

 

Realizou-se no passado dia 7 de Julho de 2012, na Biblioteca Municipal Sophia de Mello Breyner Andresen, em Loulé, a Assembleia Eleitoral para a eleição da Comissão Coordenadora Distrital do Bloco de Esquerda – mandato 2012-2014.

Saiu vencedora, com 93,18% dos votos, a lista A, Afirmar um bloco socialista para a luta toda no Algarve na era dos credores.

Maio 28, 2012

De acordo com os estatutos do Bloco de Esquerda (BE) e com as decisões resultantes da Assembleia Distrital, reunida a 26 de Maio de 2012, são convocadas eleições para a Comissão Coordenadora Distrital (CCD) do Algarve do BE.

Novembro 25, 2011

Os militantes e ativistas do Bloco de Esquerda de Faro saúdam as trabalhadoras e trabalhadores, as desempregadas e desempregados bem como os estudantes de Faro pelo histórico sucesso da Greve Geral. Este dia foi um sinal inequívoco do descontentamento dos portugueses em relação ao caminho que o governo escolheu para o país.

Julho 4, 2011

Reunida em Portimão, a Comissão Coordenadora Distrital do Bloco de Esquerda/Algarve analisou os resultados eleitorais do passado dia 5 de Junho e discutiu as perspectivas de trabalho para o futuro. Considerando que esta força política teve uma forte quebra eleitoral relativamente às eleições de 2009, no entanto a Comissão Distrital congratula-se vivamente por ter sido conseguido um dos objectivos centrais da campanha – a reeleição da deputada Cecília Honório.

Julho 19, 2010

No passado dia 16 de Julho, um grupo de trabalhadores do Hotel Montechoro acompanhados por dirigentes do Sindicato da Hotelaria do Algarve e outros sindicalistas, deslocou-se à nova coqueluche da hotelaria olhanense, o Real Marina Hotel e SPA, a fim de protestar junto do Secretário de Estado do Turismo pelo atraso de três meses no pagamento dos salários por parte da administração do Hotel Montechoro.

Abril 15, 2010

O Bloco de Esquerda no âmbito da sua Assembleia Distrital Eleitoral, realiza no próximo Sábado, dia 17 de Abril, às 15.00h, no Edifício Duarte Pacheco – Sala da Assembleia Municipal, em Loulé, uma conferência/debate que contará com a intervenção de Jack Soifer, consultor, autor de “COMO SAIR DA CRISE” e “ O FUTURO DO TURISMO”, e ainda colaborador em vários órgãos de comunicação social.

Novembro 23, 2009

Comentário elaborado pelo Grupo Inter-Municipal do BE/Algarve de Discussão do Programa Polis da Ria Formosa referente ao Relatório Ambiental Preliminar do Plano Estratégico da Intervenção e Valorização da Ria Formosa, no âmbito da sua consulta pública.

Fevereiro 17, 2009

O Bloco de Esquerda/Algarve exige a imediata revogação da Portaria 143/2009 e solidariza-se e apoia todas as reivindicações e manifestações dos pescadores lúdicos. Alguns dos seus dirigentes, como Vidal Marreiros e Sebastião Pernes, da Assembleia Municipal de Vila do Bispo, João Vasconcelos, da Assembleia Intermunicipal do Algarve, e outros bloquistas como Simeão Quedas, Francisco Reis e Miguel Madeira, participaram hoje na concentração que juntou cerca de 3 mil pessoas junto à Fortaleza de Sagres.

Fevereiro 17, 2009

Fruto de uma inconsequente e errada política ambiental desenvolvida pelos sucessivos Governos, o Parque Natural da Ria Formosa (PNRF) e as áreas protegidas em geral, não têm tido planos de conservação e desenvolvimento que mobilizem os cidadãos para a defesa de um bem valioso que está referenciado a nível internacional. Pelo contrário, o PNRF tem estado sujeito a vários atentados que possibilitaram a construção indiscriminada na sua área, reduzindo consideravelmente a zona preservada, que é preciso defender integralmente.