Share |

Sobre: Pesca

Fevereiro 8, 2018

O Bloco de Esquerda dirigiu por escrito um conjunto de perguntas ao Ministério do Mar, onde aborda a proibição da pesca lúdica durante o defeso no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina (PNSACV).

João Vasconcelos e Carlos Matias, deputados do Bloco e autores da iniciativa parlamentar, não compreendem a reviravolta dada pelo Governo quando este recua na promessa feita as pescadores lúdicos do PNSACV para revogar a portaria que impedia a pesca lúdica apeada durante o período de defeso, o qual é compreendido entre os dias 1 de fevereiro e 15 de março, de duas espécies de sargos. No entanto, neste diploma a proibição não abrangia a pesca lúdica embarcada e submarina.

Junho 15, 2016

A iniciativa parlamentar visa alertar para a dramática situação que afeta a comunidade piscatória da Fuzeta, por decorrência do assoreamento da barra, que obriga a que as embarcações se desloquem para outras localidades.

Maio 11, 2016

"Barra da Fuzeta - que solução?" é a pergunta que lança o início de mais uma edição das "Jornadas do Bloco", organizadas pela Coordenadora Concelhia de Olhão do Bloco de Esquerda.

A iniciativa tem lugar no próximo sábado, dia 14 de maio, pelas 16 horas na sala multiusos da Junta de Freguesia da Fuzeta e conta com a participação de João Vasconcelos, deputado do Bloco eleito pelo Algarve, e Domingos Terramoto, deputado Municipal do Bloco em Olhão e membro da Junta de Freguesia de Olhão.

Maio 9, 2016

A Ministra do Mar não responde sobre quais as medidas que irá tomar para minimizar o impacto social e económico que afetará os pescadores e respetivas famílias das comunidades piscatórias do Tavira, Santa Luzia e Fuzeta. Por favor consulte aqui a pergunta dirigida ao Ministério do Mar e aqui a resposta recebida.

Abril 20, 2016

O Bloco de Esquerda recomenda ao Governo priorizar as dragagens na barra da Fuzeta enquanto obra incluída no programa de dragagens da Sociedade Polis Litoral Ria Formosa. Consulte aqui o Projeto de Resolução que recomenda a dragagem da barra da Fuzeta como obra prioritária incluída no programa de dragagens da Sociedade Polis Litoral Ria Formosa.

Abril 5, 2016

Os deputados do Bloco de Esquerda questionaram a Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, sobre como irá proceder de forma a fiscalizar e garantir que o Acordo Fronteiriço do Guadiana é integralmente cumprido pelas embarcações espanholas. Consulte aqui a pergunta dirigida ao Ministério do Mar.

Janeiro 15, 2016

A comunidade piscatória reagiu indignada às manobras iniciais de instalação da Área de Produção Aquícola (APA) de Tavira. A Associação de Pescadores e Armadores daquele concelho, e a Associação de Pescadores de Monte Gordo, transmitiram as suas inquietações aos dirigentes distritais do Bloco de Esquerda do Algarve e ao deputado eleito, João Vasconcelos, em reunião mantida no passado dia 4. Ler na integra a pergunta dirigida ao Ministério do Mar.

Outubro 21, 2013

Cecília Honório questionou o Ministério da Agricultura e do Mar sobre quais as garantias de segurança para as tripulações e embarcações a operar em Tavira.

Fevereiro 5, 2013

Os deputados do Bloco de Esquerda apresentaram um projeto de resolução para que sejam tomadas providências para a construção urgente do Porto de Pesca de Tavira.

Janeiro 21, 2013

O congelamento do porto de pesca de Tavira, o assoreamento da Ria Formosa, do Rio Gilão e da barra, assim como a excessiva burocracia para a prática da pesca, podem levar à extinção da ampla comunidade piscatória de Tavira. O alerta é dado por Cecília Honório, deputada do Bloco pelo Algarve, após a reunião com a Associação de Pescadores e Armadores de Tavira (APTAV).

Julho 31, 2012

A deputada Cecília Honório do Bloco de Esquerda defendeu na audição parlamentar aos problemas da pesca do polvo que, face à incerteza e à falta de dados fidedignos, é necessário que se utilize o princípio da precaução. Como é sabido, o Bloco de Esquerda apresentou em abril de 2012 um Projeto de Resolução recomendando que o Governo aumentásse as ações de fiscalização do número de cofres utilizados, mantivesse a interdição da utilização do carangejo como isco vivo na pesca do polvo e que se realizasse um estudo sobre o estado das populações.

Julho 22, 2012

A deputada Cecília Honório do Bloco de Esquerda defendeu na audição parlamentar aos problemas da pesca do polvo que, face à incerteza e à falta de dados fidedignos, é necessário que se utilize o princípio da precaução.

Abril 10, 2012

Foi entregue no dia 5 de Abril o projecto de resolução que recomenda ao governo a proibição da utilização do caranguejo verde como isco na captura do polvo.

Na sequência do alarme dado por várias associações de pescadores do Algarve, ao qualquer se juntaram biólogos e técnicos de ONGs ligados aos recursos marinhos, o Bloco de Esquerda entregou uma iniciativa parlamentar pela manutenção da interdição do uso caranguejo-mouro (também conhecido como caranguejo-verde) como isco vivo na pesca do Polvo.