
João Vasconcelos questionou o Ministro da Saúde acerca das medidas que irá adotar face ao modelo hospitalar em que assenta o Centro Hospitalar do Algarve (CHA).
Durante a audição do Ministro da Saúde, Adalberto Fernandes, o deputado do Bloco foi perentório em afirmar que o modelo hospitalar formado pelo anterior Governo "falhou dramaticamente com as populações a sofrer as consequências".
"O Governo anterior garantiu a melhoria dos serviços de gestão e ao nível organizativo mas, e infelizmente, ao algarvios assistiram ao seu oposto. Temos assistido ao encerramento de serviços e ao desaparecimento de valências. Faltam profissionais de saúde - só médicos são 150 -, cirurgias programadas são adiadas, faltam medicamentos e material médico", acrescenta o parlamentar do Bloco.
O deputado do Bloco lembra ainda que o anterior Governo cortou milhões de euros ao Serviço Nacional de Saúde (SNS), à semelhança do que aconteceu noutros serviços públicos, sendo este um caminho que deve ser revertido e posto ao serviço das populações. "Assistimos à acelerada degradação do SNS no Algarve e importa recordar que o SNS é um dos pilares fundamentais da revolução de Abril, conquista que está consagrada na Constituição d República Portuguesa", remata.
Pode assistir aqui à intervenção do deputado João Vasconcelos.