Share |

Bloco denúncia rutura no CHA de sacos para pessoas ostomizadas

O Bloco questionou o Ministério da Saúde sobre a atualização da comparticipação a atribuir pelo Serviço Nacional de Saúde (SNS) às pessoas que necessitam de sacos de ostomia e denúncia a rutura deste material em unidades de saúde da região do Algarve.

Os utentes ostomizados deparam-se frequentemente com dificuldades em acederem a sacos de ostomia, seja porque estão esgotados nas unidades de saúde, seja porque a sua aquisição nas farmácias não está ao alcance de todos, dado ser necessário realizar-se o pagamento antecipado, o qual não está ao alcance de muitos doentes.

A situação é profundamente injusta e coloca as pessoas ostomizadas numa posição frágil e de extrema degradação física e psicológica, sobretudo quando, não tendo possibilidade de adquirir os sacos os fazem substituir por outros, inadequados para o efeito, que potenciam complicações de saúde.

A situação já havia sido registada nas unidades de cuidados de saúde na região do Algarve e, para o Bloco, é fundamental que seja resolvida com urgência e que as pessoas ostomizadas sejam tratadas com a dignidade que merecem, sendo fundamental atualizar a comparticipação do SNS, assegurando que tem acesso aos sacos que necessitam.

aqui a pergunta dirigida ao Ministro da Saúde.