Share |

Análise aos resultados do Bloco de Esquerda no Algarve

A votação do BE no Algarve é a 2ª mais alta do país (12,9%), logo a seguir a Coimbra (13,01%), o distrito da Marisa e do Pureza. Acho que merecemos uma medalha!

 

 

No Algarve, o PS tem uma vitória expressiva (34%). O PSD é o segundo com uma média de 17%. O BE fica em 3º lugar de modo claro com 12,9% a 4 pontos do PSD e a 5 da CDU (7,3%). Os concelhos de Portimão, Olhão e Lagos aproximam-se dos 15% e Faro tem 14%.

1 - Na votação do PSD destaco que:

- a sua posição de 2º só é clara em 6 dos concelhos em que chega ao limiar dos 20%. CM, Alc, SBA, Lou, Alb e Mon;

- anda a par do BE em outros 6. VRSA, Olh, Por, Lgs, VB e Alj;

- nos 4 restantes concelhos o avanço em relação ao BE anda pelos 3 a 4%. Tav, Fao, Sil e Lga.

2 - O BE é de modo claro a 3ª força no Algarve.

- A fasquia dos 10% só não se atinge em Alcoutim, em que a expressão do BE mostra os padrões anteriores, não saindo dos 5% e a CDU obteve a sua média regional de 7%..

- Em geral os resultados são sempre superiores a 12%. As excepções andam pelos 10-11% nos concelhos que o BE nunca teve organização (SBA-11,4 e Alj-10,3) ou onde houve problemas na organização ( CM-11,1 e Lou-10,4). Em Silves, embora também haja problema de organização, 11.3% face à dominância da CDU (12,7) é uma vitória a explorar.

- A separação em relação à CDU só se afasta da tendência geral em concelhos em que a CDU se apresentava dominante no passado: VRSA, Sil, e Alj

3 - A CDU ganha ligeiramente (2%) em VRSA, onde já teve a Câmara e em Silves (1,5%) onde tem a Câmara. Em Aljezur, onde já teve a Câmara, ficamos empatados com 2 décimas a favor do BE. Estas pequenas irregularidades no padrão, são precisamente as maiores vitórias.

4 – O PAN em 4 concelhos ultrapassa a CDU e em 14 ultrapassa o CDS. Embora em dois deles apenas ultrapassa o CDS por 2 a 4 décimas. Mas também nos dois em que perde, apenas em Alcoutim a diferença é clara (3%).

No Concelho de Tavira

O PS ganha acima da média do distrito (38,5%), com votações sempre acima dos 35% em todas as freguesias.

O PSD é a 2ª força com 17% e o BE a 3ª a cerca de 3,5 pontos, no entanto, estas diferenças não são constantes. Uma diferença na cidade de cerca de 4%, 2,5% na Luz, 8% em Stª Catarina e 21% em Cachopo. No entanto o BE adianta-se ao PSD em Stª Luzia 4% e em Conceição-Cabanas 3%. Importa notar que os 4% do BE em Cachopo correspondem a 7 votos e os 25% do PSD a 44 votos.

 

A CDU fica a cerca de 8% do BE, sendo a menor diferença 5% em Stª Luzia e a maior 11% em Conceição-Cabanas. A aparente pequena diferença em Cachopo corresponde a um nº tão pequeno de votos que não tem significado (BE-7; CDU-3) a não ser que não temos ambos qualquer expressão.

O PAN praticamente iguala a CDU ultrapassando-a em duas freguesias (Tavira e Conceição-Cabanas). o O CDS, embora com o mesmo nível de % que a CDU e o PAN, fica consistentemente em 6º lugar, excepto nas freguesias mais dadas à caça (Stª Catarina e Luz).