O Bloco de Esquerda aprovou no passado fim de semana (28 novembro), como cabeça de lista do Bloco de Esquerda pelo Algarve para as próximas eleições legislativas de 30 de janeiro, o atual eurodeputado do Bloco de Esquerda no Parlamento Europeu, José Gusmão, tendo já sido deputado na XI legislatura, exercendo desde 2019 as funções de eurodeputado.
José Gusmão é economista, licenciado no Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG), onde integrou a direção da Associação dos Estudantes e o Senado da Universidade.
Enquanto ativista, participou na ATTAC Portugal, no Fórum Social Português, na Associação Fórum Manifesto, na Iniciativa para uma Auditoria Cidadã à Dívida e no Congresso Democrático das Alternativas. Foi militante do Partido Comunista Português. Mais tarde, aderiu ao Bloco de Esquerda. Foi deputado à Assembleia da República na XI Legislatura, tendo sido vice-presidente da Comissão de Orçamento e Finanças (COF).
Entre 2011 e 2018, trabalhou como assistente no Parlamento Europeu, com Miguel Portas e Marisa Matias. Integra o Secretariado Nacional do Bloco de Esquerda.
Foi eleito deputado para o Parlamento Europeu nas eleições de 2019 pelas listas do Bloco de Esquerda. É vice-presidente da Comissão de Assuntos Económicos e Monetários (ECON). É Coordenador do Grupo da Esquerda no Parlamento Europeu na mesma comissão e também na Comissão de Assuntos Fiscais (FISC). É finalmente membro suplente da Comissão de Emprego e Assuntos Sociais e Vice-Presidente do grupo interparlamentar para as questões da deficiência.
A lista do Bloco de Esquerda pelo Algarve é composta por 14 elementos, sendo os três primeiros, José Gusmão, 45 anos, Economista; Igor Gago, 23 anos, Estudante Universitário; Sandra da Costa, 44 anos, Professora/Investigadora.
O mandatário da lista é o atual deputado pelo Algarve na Assembleia da República, João Vasconcelos.
O Bloco de Esquerda pretende continuar o trabalho desenvolvido em defesa do Algarve, como tem feito, através das dezenas de visitas de trabalho efetuadas, ao longo dos anos, pelo deputado João Vasconcelos aos vários concelhos da região e do contacto com as populações residentes, com principal destaque para a luta pela melhoria das condições de vida dos algarvios, nomeadamente na Saúde, Trabalho, Habitação, Ambiente e Economia e mobilidade.
Consideramos que o Algarve e a sua população, pelas provas dadas pelo deputado do Bloco de Esquerda na região, podem continuar a confiar numa representação digna e na defesa e luta pela melhoria das condições de vida das comunidades do Algarve.
Faro, 29 de novembro 2021
O Secretariado do Bloco de Esquerda Algarve