Share |

DEBATE "PENSAR À ESQUERDA", APRESENTADO POR FRANCISCO LOUÇÃ

Event Dates: Quinta, 20 Fevereiro 2014

Deve a esquerda defender o socialismo contra o capitalismo? Debate "Pensar à Esquerda", apresentado por Francisco Louçã e Manuel Afonso.

Sociedade Recreativa Artística Farense "Os Artistas", Rua do Montepio, 10

Organização: Cultra (ver evento no facebook)

Enfrentamos um desemprego da ordem dos 18% com o objetivo de o reduzir para uns razoáveis 8% ou é o tempo do projecto socialista do pleno emprego? Uma taxa moderadora de €20 deve ser moderada para os €10 ou é o tempo da política socialista de um SNS universal e gratuito? A crise que enfrentamos é "a crise" ou uma crise capitalista? Se a esquerda não formular propostas alternativas socialistas, o que sobrará depois desta crise? As alternativas socialistas são uma discussão do tempo presente. Vamos discutí-las.

 

Cooperativa CULTRA – Cultura, Trabalho e Socialismo. O que é?

A Cultra é uma cooperativa cultural que tem como objetivo a formação, divulgação e investigação nos domínios da História, da Ciência Política, da Economia, da Sociologia e das Culturas do Trabalho respeitantes às realidades da sociedade portuguesa e às de outros países. A Cultra participa da Transform!, rede europeia para o diálogo politico e o pensamento alternativo.

A Cultra pretende estimular o debate de ideias, a cultura e pensamento críticos, contrariando o senso comum que sustenta todas as formas de desigualdade, opressão e exploração.

As atividades da Cultra, que incluem cursos, debates, ciclos de cinema, atividades de recuperação da memória, seminários, entre outras, dirigem-se a todas as pessoas interessadas em aprofundar os seus conhecimentos e capacidades de intervenção numa perspectiva emancipatória. A acção da Cultra pretende cruzar saberes, práticas e experiências para dar força aos movimentos sociais, às organizações políticas e às mobilizações cidadãs que se opõem ao capitalismo contemporâneo.