Share |

Assembleia Distrital Eleitoral do BE/Algarve

Event Dates: Sábado, 31 Janeiro 2009

 

Vai realizar-se no próximo dia 31 de Janeiro, no Edifício da Assembleia Municipal, em Loulé, entre as 10.30 e as 18.00 horas, a Assembleia Distrital Eleitoral do Bloco de Esquerda/Algarve, com a seguinte ordem de trabalhos:

- discussão da situação política e da actividade do Bloco no Algarve;

- eleição dos delegados à VI Convenção.

A VI Convenção Nacional do Bloco de Esquerda tem lugar nos dias 7 e 8 de Fevereiro de 2009, no Complexo Municipal da Belavista – Areeiro, em Lisboa, sob o lema “Juntar Forças”.

Os delegados a eleger, num total de 21, apresentados em listas, serão afectos às respectivas moções de orientação:

- Moção A – “Toda a Luta da Esquerda Socialista para 2009”;

- Moção B – “Por uma Maioria Social de Esquerda”;

- Moção C – “Combater o Capitalismo. Ousar o Socialismo”.

Sobre a situação política regional os bloquistas irão discutir a grave crise económica e social que o Algarve atravessa, devido ao modelo de desenvolvimento, profundamente errado, que tem imperado no Algarve nas últimas décadas. Crise que se agravou terrivelmente com o governo Sócrates/PS, com o aumento do desemprego e da precariedade, a continuação da destruição do que resta das pescas e da agricultura, os diversos atentados ambientais devido a uma política intensiva e indiscriminada de campos de golfe e de resorts de luxo, o avanço inexorável do betão. Por outro lado, acentuou-se o abandono e a desertificação da serra e do interior, as famílias e as pequenas empresas viram a sua situação piorar e aumentou a pobreza e a exclusão social no Algarve. Antes da actual crise se declarar, o Algarve já se encontrava mergulhado numa forte crise estrutural.

Torna-se imperioso inverter as actuais políticas de desastre económico e social, apostando no emprego, na sustentabilidade ambiental, na defesa e valorização dos recursos existentes e canalizando investimentos para o interior. Só com uma nova política isto será possível. O Bloco de Esquerda continuará a bater-se por um modelo de desenvolvimento regional alternativo que coloque em primeiro lugar as pessoas, sem exclusões.

A par da preparação do ciclo eleitoral que se avizinha, o Bloco/Algarve irá levar a efeito, nos próximos tempos, uma acção em torno das Rias Formosa e de Alvor e um novo Encontro Autárquico Regional.