Share |

Sobre: Sociedade

Março 13, 2019

Na passada segunda-feira, dia 11 de março, o deputado João Vasconcelos, do Bloco de Esquerda, eleito pelo Algarve, realizou um conjunto de visitas e reuniões de trabalho em Portimão. Foi acompanhado por alguns dirigentes regionais e locais bloquistas.

Março 7, 2019

No âmbito do trabalho parlamentar do Bloco de Esquerda, na passada segunda-feira, uma delegação do Bloco que incluiu o deputado eleito pelo Algarve, João Vasconcelos, reuniu com a Direção da ALGFUTURO, com a Direção do Núcleo de Faro da Liga dos Combatentes, a que se juntou o Presidente da Liga, e com a associação UNIR, sediada em Loulé.

Para o deputado algarvio “importa ouvir e conhecer toda a realidade do Algarve, para mais facilmente atuar em prol de um desenvolvimento regional equilibrado e de uma melhor qualidade de vida para as suas populações”.

Março 7, 2019

O Bloco de Esquerda, através dos deputados Mariana Mortágua e João Vasconcelos, requereu uma audição, com carácter de urgência, dos representantes do Conselho de Administração do Banco BIC e do Banco de Portugal, no âmbito da interpelação que está a ser feita, por parte do Banco BIC, a trabalhadores do extinto Grupo Alicoop que contraíram os empréstimos, exigindo-lhes novamente responsabilidades na sua regularização, existindo já pessoas com processos de penhoras de casas, carros, ordenados e de mobiliário. Processos estes que estão a ser contestados.

Março 7, 2019

O Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda dirigiu um requerimento a cada uma das autarquias algarvias, com um conjunto de perguntas sobre políticas para a habitação, no intuito de reunir informação que os deputados bloquistas consideram relevante para avaliar o impacto que as recente medidas legislativas introduzidas no sentido de garantir um direito de vida digna estão a ter, e a sua operacionalização ao nível das autarquias.

Fevereiro 19, 2019

O deputado João Vasconcelos, eleito no Algarve pelo Bloco de Esquerda, e elementos da Comissão Coordenadora Concelhia de Vila Real de Santo António do Bloco reuniram-se nesta segunda-feira, dia 18 de fevereiro, com a Presidente da autarquia vilarealense e a Administração da Sociedade de Gestão Urbana de VRSA, no sentido de tomarem conhecimento da saúde financeira da empresa municipal, detida integralmente pelo município, bem como assegurar as garantias que devem ser prestadas aos trabalhadores no caso da sua eventual extinção.

Fevereiro 15, 2019

O Bloco de Esquerda quer saber se o Governo tem conhecimento do anúncio de encerramento da estação de correios de Sagres e se está disposto a instar a administração dos CTT a parar este encerramento.

Estas são duas de quatro perguntas feitas por um grupo de deputados do Bloco de Esquerda, entre os quais João Vasconcelos, eleito pelo Algarve.

Fevereiro 14, 2019

O Bloco de Esquerda pediu esclarecimento ao Governo sobre as condições de trabalho no Instituto dos Registos e Notariado.

João Vasconcelos e José Manuel Pureza pretendem saber se o Governo dispõe do levantamento atualizado das carências de equipamento informático e de uma atualização do existente nos serviços de registos e notariado, assim como do levantamento das carências e necessidades de requalificação do edificado em que se situam os serviços de registos e notariado. Os deputados bloquistas querem ainda saber se o Governo tem uma programação das adaptações a implementar para garantir a privacidade do atendimento de todos os cidadãos nos serviços de registos e notariado.

Fevereiro 14, 2019

Uma delegação do Bloco de Esquerda deslocou-se ontem, segunda-feira, à Vila de Monchique e à freguesia de Alferce para reunir respetivamente com a Câmara Municipal e com a Junta de Freguesia com o propósito de fazer o balanço necessário no momento em que passam 6 meses sobre a tragédia dos incêndios florestais.

Fevereiro 14, 2019

O Bloco de Esquerda dirigiu uma pergunta escrita ao Governo sobre a falta de professores na Escola Básica 1, 2, 3 da Guia, no Agrupamento de Escolas de Albufeira Poente.

Janeiro 21, 2019

A Assembleia Distrital do Bloco de Esquerda aprovou este sábado o plano de ação do movimento a nível distrital para o ano de 2019.  O plenário de aderentes teve lugar em Loulé e contou com participantes oriundos de vários pontos da região, assim como com a presença de Luís Fazenda, em representação da Comissão Política. Leia aqui o plano de ação para 2019 do Bloco de Esquerda Algarve.

Dezembro 12, 2018

Foi aprovado na passada sexta-feira o Projeto de Resolução do Bloco de Esquerda que recomenda ao Governo que adote, com urgência, um procedimento simplificado para o apoio às vítimas dos incêndios de Monchique, Silves, Portimão e Odemira, que ocorreram em agosto de 2018.

João Vasconcelos, deputado do Bloco pelo Algarve, considera “ser bastante positivo e a acrescentar um reforço a uma outra proposta do Bloco aprovada no Orçamento de Estado de 2019 para que as vítimas dos incêndios de agosto passado usufruam de apoios idênticos aos que foram concedidos às vítimas dos incêndios de 2017 na zona centro do país”.

Dezembro 5, 2018

Durante a discussão na especialidade do Orçamento de Estado o Grupo Parlamentar do Bloco apresentou diversas propostas, com vista a um reforço da sua melhoria muito acentuada, com destaque para o Algarve e a suas populações. O Bloco, desde o início, considerou que este Orçamento de Estado, à semelhança dos anteriores elaborados por este governo, fica muito aquém do que seria desejável, com António Costa a continuar refém do Tratado Orçamental e dos ditames de Berlim e Bruxelas.

 

Mesmo com várias propostas aprovadas pela esquerda parlamentar, este Orçamento continua a não responder à defesa adequada dos serviços públicos, como o SNS, a Escola Pública, a Segurança Social, ao investimento público, a um combate efetivo à pobreza e exclusão social e não belisca os interesses económicos poderosos, como as rendas da energia e os potentados das Parcerias Público-Privadas. No âmbito da especialidade do OE 2019, foram aprovadas importantes propostas para a região do Algarve apresentadas pelo Bloco. Conhece-las aqui.

Novembro 28, 2018

Luís Monteiro e João Vasconcelos questionaram o Governo sobre o facto da Universidade do Algarve suprir as suas necessidades com pessoal recorrendo a recurso humanos altamente qualificados e de elevada competência com vínculo precário, sem, e até ao momento ter aberto um concurso que resulte num concurso ao abrigo PREVPAP. A iniciativa parlamentar surge na sequência da visita dos deputados à Universidade do Algarve a 19 de novembro e do encontro tido com os investigadores bolseiros daquela isntituição de ensino superior. Consulte aqui a pergunta dirigida ao Governo através do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

Novembro 22, 2018

O Bloco de Esquerda considera que o Orçamento de Estado fica muito aquém do que seria desejável, continua a não responder à defesa e melhoria dos serviços públicos, a um combate efetivo aos fenómenos de pobreza e de exclusão que persistem no país, à carência das necessidades de habitação pública, ao aumento assinalável do bem-estar dos cidadãos, e a um combate frontal e determinado às negociatas das PPP’s e aos grandes interesses da banca, das energias e de outros potentados económicos. O governo de António Costa ao persistir, teimosamente, no alcance da meta do défice zero do PIB, mantém-se refém do Tratado Orçamental e de Bruxelas. O Grupo Parlamentar do Bloco apresentou um conjunto de propostas na especialidade, onde o Algarve merece uma posição de relevo. Conhece-las aqui.