Share |

Sobre: Sociedade

Abril 10, 2019

O Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda requereu a presença dos Investigadores Precários da Universidade do Algarve para uma audição na Comissão de Educação e Ciência da Assembleia da República.

Abril 9, 2019

Os deputados João Vasconcelos e Joana Mortágua do Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda questionaram o Governo acerca da nova Plataforma Escola 360, aplicação digital que assegura a gestão escolar dos alunos do ensino pré-escolar, básico e secundário. Os deputados bloquistas querem saber se o Governo considera esta a forma de realizar as matrículas este ano letivo e quando será disponibilizada a formação necessária para o funcionamento desta plataforma.

Abril 4, 2019

"Algarve Alternativo", é uma iniciativa que terá lugar no dia 27 de Abril, no Ginásio Clube de Faro, entre as 13h30 e as 20h00, e vai abranger temas como o 25 de abril e a democracia nos dias de hoje, as alterações climáticas e o ecossocialismo como alternativa de futuro, os populismos e o crescimento da extrema-direita, e a precariedade no setor turístico. Tópicos que consideramos pertinentes para a juventude algarvia, e tome-se como exemplo as alterações climáticas em que os jovens algarvios percebem que a sustentabilidade do nosso planeta está em contagem decrescente e no passado dia 15 de março juntaram-se em Faro, numa greve climática, cerca de 500 jovens para exigir soluções políticas concretas para este problema.

Março 18, 2019

O Bloco de Esquerda do Algarve fez aprovar nas Assembleias Municipais de fevereiro, em vários municípios do distrito, uma moção sobre o combate à violência de género.

Março 13, 2019

Na passada segunda-feira, dia 11 de março, o deputado João Vasconcelos, do Bloco de Esquerda, eleito pelo Algarve, realizou um conjunto de visitas e reuniões de trabalho em Portimão. Foi acompanhado por alguns dirigentes regionais e locais bloquistas.

Março 7, 2019

No âmbito do trabalho parlamentar do Bloco de Esquerda, na passada segunda-feira, uma delegação do Bloco que incluiu o deputado eleito pelo Algarve, João Vasconcelos, reuniu com a Direção da ALGFUTURO, com a Direção do Núcleo de Faro da Liga dos Combatentes, a que se juntou o Presidente da Liga, e com a associação UNIR, sediada em Loulé.

Para o deputado algarvio “importa ouvir e conhecer toda a realidade do Algarve, para mais facilmente atuar em prol de um desenvolvimento regional equilibrado e de uma melhor qualidade de vida para as suas populações”.

Março 7, 2019

O Bloco de Esquerda, através dos deputados Mariana Mortágua e João Vasconcelos, requereu uma audição, com carácter de urgência, dos representantes do Conselho de Administração do Banco BIC e do Banco de Portugal, no âmbito da interpelação que está a ser feita, por parte do Banco BIC, a trabalhadores do extinto Grupo Alicoop que contraíram os empréstimos, exigindo-lhes novamente responsabilidades na sua regularização, existindo já pessoas com processos de penhoras de casas, carros, ordenados e de mobiliário. Processos estes que estão a ser contestados.

Março 7, 2019

O Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda dirigiu um requerimento a cada uma das autarquias algarvias, com um conjunto de perguntas sobre políticas para a habitação, no intuito de reunir informação que os deputados bloquistas consideram relevante para avaliar o impacto que as recente medidas legislativas introduzidas no sentido de garantir um direito de vida digna estão a ter, e a sua operacionalização ao nível das autarquias.

Fevereiro 19, 2019

O deputado João Vasconcelos, eleito no Algarve pelo Bloco de Esquerda, e elementos da Comissão Coordenadora Concelhia de Vila Real de Santo António do Bloco reuniram-se nesta segunda-feira, dia 18 de fevereiro, com a Presidente da autarquia vila-realense e a Administração da Sociedade de Gestão Urbana de VRSA, no sentido de tomarem conhecimento da saúde financeira da empresa municipal, detida integralmente pelo município, bem como assegurar as garantias que devem ser prestadas aos trabalhadores no caso da sua eventual extinção.

Fevereiro 15, 2019

O Bloco de Esquerda quer saber se o Governo tem conhecimento do anúncio de encerramento da estação de correios de Sagres e se está disposto a instar a administração dos CTT a parar este encerramento.

Estas são duas de quatro perguntas feitas por um grupo de deputados do Bloco de Esquerda, entre os quais João Vasconcelos, eleito pelo Algarve.

Fevereiro 14, 2019

O Bloco de Esquerda dirigiu uma pergunta escrita ao Governo sobre a falta de professores na Escola Básica 1, 2, 3 da Guia, no Agrupamento de Escolas de Albufeira Poente.

Fevereiro 14, 2019

O Bloco de Esquerda pediu esclarecimento ao Governo sobre as condições de trabalho no Instituto dos Registos e Notariado.

João Vasconcelos e José Manuel Pureza pretendem saber se o Governo dispõe do levantamento atualizado das carências de equipamento informático e de uma atualização do existente nos serviços de registos e notariado, assim como do levantamento das carências e necessidades de requalificação do edificado em que se situam os serviços de registos e notariado. Os deputados bloquistas querem ainda saber se o Governo tem uma programação das adaptações a implementar para garantir a privacidade do atendimento de todos os cidadãos nos serviços de registos e notariado.

Fevereiro 14, 2019

Uma delegação do Bloco de Esquerda deslocou-se ontem, segunda-feira, à Vila de Monchique e à freguesia de Alferce para reunir respetivamente com a Câmara Municipal e com a Junta de Freguesia com o propósito de fazer o balanço necessário no momento em que passam 6 meses sobre a tragédia dos incêndios florestais.

Janeiro 21, 2019

A Assembleia Distrital do Bloco de Esquerda aprovou este sábado o plano de ação do movimento a nível distrital para o ano de 2019.  O plenário de aderentes teve lugar em Loulé e contou com participantes oriundos de vários pontos da região, assim como com a presença de Luís Fazenda, em representação da Comissão Política. Leia aqui o plano de ação para 2019 do Bloco de Esquerda Algarve.