Share |

Sobre: Saúde

Junho 16, 2019

O Bloco de Esquerda/Algarve lamenta e protesta com veemência pelo encerramento da Maternidade do Hospital de Portimão entre os dias 7 e 11 de junho. Pelo que se sabe, a maternidade encerrou nestes dias devido à falta de médicos pediatras que assegurassem os cuidados neonatais em presença física. Desta forma, não estavam garantidos os mínimos de segurança para as grávidas que ali acorressem. As grávidas em trabalho de parto têm sido reencaminhadas para o Hospital de Faro, exceto os casos emergentes.

Março 28, 2019

O Bloco de Esquerda questionou hoje por escrito o Governo sobre qual o evolução do número de camas de internamento no Centro Hospital Universitário do Algarve (CHUA) e o recurso à contratualização privada de camas.

Março 18, 2019

Os deputados do Bloco de Esquerda João Vasconcelos e Moisés Ferreira questionaram hoje o Governo sobre que medidas pretende tomar para que a Administração Regional de Saúde do Algarve (ARS Algarve) proceda à correta contagem do tempo de serviço dos enfermeiros e abandone a interpretação errada de que a alteração da base salarial para 1201€ é uma progressão de carreira, e se o executivo já publicou o despacho autorizador para proceder à atribuição do suplemento de especialista a mais enfermeiros do Centro Hospitalar e Universitário do Algarve (CHUA).

Fevereiro 14, 2019

O Bloco de Esquerda deu entrada de uma pergunta sobre quais os procedimentos que o Governo tem para a construção de um novo hospital do Algarve, designadamente que medidas levou a cabo para que fossem iniciados os processos para a construção da nova unidade hospitalar na região algarvia.

Janeiro 31, 2019

João Vasconcelos questionou o Governo acerca da falta de profissionais de saúde no concelho de Lagoa e na Equipa Comunitária de Suporte em Cuidados Paliativos do ACES do Barlavento Algarvio.

Janeiro 24, 2019

O Bloco de Esquerda questionou o Governo acerca da falta de condições numa viatura de transporte de doentes não urgentes ao serviço do Hospital de Faro. Em causa está o transporte pelas 6 horas da manhã do passado dia 11 de janeiro de 4 utentes do foro oncológico com idades acima dos 50 anos numa viagem de cerca de hora e meia, numa viatura sem qualquer tipo de aquecimento, o que os expôs a baixas temperaturas, colocando a sua saúde em risco. A situação motivou uma queixa no hospital de Faro por parte de uma das utentes.

Dezembro 14, 2018

Os deputados do Bloco de Esquerda Moisés Ferreira e João Vasconcelos questionaram o Governo acerca da falta de regularização de horas e de suplementos pecuniários aos enfermeiros do Centro Hospitalar e Universitário do Algarve (CHUA).

Nas perguntas escritas dirigidas ao Governo através do Ministério da Saúde, os parlamentares bloquistas questionaram sobre quais as medidas que o executivo tomará para que o CHUA cumpra o estabelecido no Despacho n.º 4590-A/2018 e faça uma correta atribuição dos suplementos a enfermeiros especialistas, num dos casos, e, no outro, para que proceda, de forma eficaz e célere, à regularização das horas acumuladas e das horas de crédito

Novembro 27, 2018

Os deputados do Bloco de Esquerda questionaram o Governo acerca das medidas que irá adotar para que o Centro Hospitalar e Universitário do Algarve (CHUA) cumpra o Orçamento de Estado de 2018 e aplique as regras para o descongelamento da carreira dos enfermeiros.

Maio 23, 2018

O Bloco de Esquerda questionou os Unidades Hospitalares do SNS e os Agrupamentos de Centros de Saúde (ACES) localizados no Algarve acerca do número de enfermeiros especialistas a exercer funções na unidades de saúde sob a sua direção.

Maio 3, 2018

O que está O Bloco de Esquerda quer saber quantos doentes foram transferidos da unidade coronária do Hospital de Faro na sequência da infestação de piolhos de pombos detetado no local durante o fim de semana.

Maio 1, 2018

O Hospital de Faro não reúne condições técnicas para a realização de mamografias, acusa o Bloco de Esquerda, tendo questionado o Governo sobre esta anomalia.

Os deputados João Vasconcelos, Moisés Ferreira e Jorge Falcato querem saber por que razão aquela unidade hospitalar não está a dar resposta aos utentes, quais as medidas implementadas para resolver a avaria no equipamento, e quando se prevê que o mesmo esteja novamente a funcionar.

Março 8, 2018

O Bloco de Esquerda questionou o Governo acerca da demissão de três diretores do serviço de medicina interna do Centro Hospitalar e Universitário do Algarve (CHUA) o qual, e segundo o Sindicato Independentes dos Médicos (SIM), tem na sua origem a apresentação duma proposta por parte do Conselho de Administração do CHUA, para “excluir idosos dos cuidados de saúde que lhes são devidos e a que têm direito constitucional”, a qual foi considerada pelos profissionais médicos como “desumana e condenável”.

Abril 27, 2017

O Bloco de Esquerda dirigiu por escrito um conjunto de perguntas ao Governo sobre as dificuldades no Hospital de Faro para a realização de TACs e à inoperacionalidade das urgências pediátricas no Hospital de Portimão.

João Vasconcelos e Moisés Ferreira, autores da iniciativa parlamentar, denunciam o agravamento das dificuldades registadas no Centro Hospitalar do Algarve (CHA), designadamente na carência e encerramento de serviços para a realização do exame médico de Tomografia Axial Computarizada (TAC), no Hospital de Faro, e nas falta de médicos nas urgências pediátricas do Hospital de Portimão, obrigando à paragem desta valência. Consulte aqui a pergunta dirigida ao Governo, através do Ministério da Saúde.

Abril 7, 2017

O Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda apresentou um Projeto de Resolução recomendando ao Governo manter o Centro de Medicina Física e de Reabilitação (CMFR) do Sul na esfera pública, dotando-o de autonomia e com os recursos humanos, técnicos e financeiros necessários ao seu pleno funcionamento. Ler aqui, e na integra, a iniciativa legislativa apresentada.