Sobre: Ambiente

Abril 14, 2018

Foi aprovado em sessão plenária da Assembleia da República o Projeto de Resolução em que se "Recomenda ao Governo o levantamento urgente de todas as infraestruturas patrimoniais em risco e um plano de intervenção e mitigação de riscos da faixa costeira, reposição de cordões dunares e dragagens no Algarve".

A iniciativa parlamentar apresentada pelo Bloco de Esquerda teve os votos favoráveis de todas as bancadas parlamentares, à exceção do PS que optou pela abstenção.

Fevereiro 16, 2018

Foi ontem aprovado na Assembleia da República em sessão plenária o Projeto de Resolução pela salvaguarda das Alagoas Brancas, zona húmida de interesse ambiental e patrimonial localizada no concelho de Lagoa (Algarve).

A iniciativa parlamentar apresentada pelo Bloco de Esquerda teve os votos favoráveis do Bloco, PCP, PEV e PAN, e a abstenção do PS, PSD e CDS.

Janeiro 3, 2018

O Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda apresentou um Projeto de Resolução pela salvaguarda das Alagoas Brancas, zona húmida de interesse ambiental e patrimonial localizada no concelho de Lagoa.

No documento entregue na Assembleia da República, os deputados bloquistas recomendam ao Governo que tome as medidas necessárias para salvaguardar a zona húmida sazonal de água doce das Alagoas Brancas, impedindo a sua destruição iminente, e proceda a um estudo pormenorizado do espaço com vista à sua classificação ambiental.

Dezembro 16, 2017

O Bloco de Esquerda em conjunto com o PAN deu hoje entrada do Projeto de Resolução pelo fim definitivo de todas das concessões remanescente em terrritório nacional para a prospeção, pesquisa, desenvolvimento e produção de petróleo e gás. A iniciativa conjunta recomenda também a não autorização da prorrogação do contrato do consórcio ENI/Galp, de forma a impedir a realização de qualquer furo ao largo da Aljezur e da Costa Vicentina, assim como a não autorização até final do atual mandato governativo de qualquer nova concessão de petróleo, gás e carvão em território nacional.

Junho 13, 2017

O Bloco de Esquerda requereu hoje a audição da Secretária de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza relativamente ao "Eco-resort" previsto para a Praia Grande, no concelho de Silves.

Fevereiro 9, 2017

O Bloco de Esquerda questionou hoje o Governo acerca da destruição de uma importante área natural no concelho de Lagoa em benefício da construção de um hipermercado.
João Vasconcelos e Jorge Costa, deputados do Bloco e autores da pergunta formal dirigida ao Governo, mostram-se preocupados com a destruição da área natural de Alagoas Brancas, a sul da cidade de Lagoa e nas imediações do parque de exposições da FATACIL, onde existe uma zona húmida de invernia em que habitam espécies raras de aves, tais como o íbis-preto. Consulte aqui a pergunta dirigida ao Ministério do Ambiente.

Fevereiro 9, 2017

LAGOA, junto ao local da feira mensal  |  10h (encontro no parque de estacionamento do Aldi  - ver mapa - a partir das 9h40)

Maio 31, 2016

No Algarve, a sessão de esclarecimento tem lugar dia 4 de junho em Tavira, pelas 15h, no jardim das Palmeiras (frente ao mercado da ribeira) no dia 4 de junho e conta com as presenças já confirmadas de João Camargo (investigador das alterações climáticas), Domingos Terramoto (ativista para as questões ambientais da Ria Formosa) e Artur Sanina (deputado municipal em Tavira eleito pelo Bloco).

Está já on-line o site que permite a todas as pessoas obterem a informação mais detalhada, acerca da manifestação e inscrever-se na mesma: fecharalmaraz.org.

Janeiro 31, 2016

O Bloco de Esquerda (BE) quer suspender imediatamente todos os contratos relativos à exploração de hidrocarbonetos no Algarve.

A reivindicação foi hoje entregue na Assembleia da República (AR) pelos deputados do BE e com João Vasconcelos, deputado do BE eleito pelo círculo de Faro, como primeiro subscritor.

Junho 17, 2015

A Praia Dona Ana em Lagos é considerada uma das mais bonitas do mundo, tendo sido distinguida por várias publicações e prémios. Está em curso uma intervenção para o enchimento da praia com sedimentos que resultará na consequente destruição da sua morfologia. A operação tem vindo a ser contestada por Associações Ambientalistas, moradores e cidadãos.

Março 4, 2015

Bloco de Esquerda exige a suspensão imedidata das demolições na Ria Formosa e o realojamento imediato de todos as famílias cuja habitação já tenha sido demolida.

Setembro 22, 2014

Neste domingo, dia 21 de setembro, Faro foi uma das cidades onde também se assinalou o evento global people's climate march & mobilisatio.

Novembro 27, 2013

Cecília Honório e Luís Fazenda dirigiram ao Ministério do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia, um conjunto concreto de questões sobre o mega empreendimento imobiliário projetado para a Praia Grande (Silves).

Novembro 14, 2013

O Bloco de Esquerda questionou o Ministério do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia sobre a possível presença de amianto nos painéis dos tanques de decantação na Estação de Tratamento de Águas de Tavira.