Share |

Sobre: Ambiente

Fevereiro 9, 2017

O Bloco de Esquerda questionou hoje o Governo acerca da destruição de uma importante área natural no concelho de Lagoa em benefício da construção de um hipermercado.
João Vasconcelos e Jorge Costa, deputados do Bloco e autores da pergunta formal dirigida ao Governo, mostram-se preocupados com a destruição da área natural de Alagoas Brancas, a sul da cidade de Lagoa e nas imediações do parque de exposições da FATACIL, onde existe uma zona húmida de invernia em que habitam espécies raras de aves, tais como o íbis-preto. Consulte aqui a pergunta dirigida ao Ministério do Ambiente.

Fevereiro 9, 2017

LAGOA, junto ao local da feira mensal  |  10h (encontro no parque de estacionamento do Aldi  - ver mapa - a partir das 9h40)

Maio 31, 2016

No Algarve, a sessão de esclarecimento tem lugar dia 4 de junho em Tavira, pelas 15h, no jardim das Palmeiras (frente ao mercado da ribeira) no dia 4 de junho e conta com as presenças já confirmadas de João Camargo (investigador das alterações climáticas), Domingos Terramoto (ativista para as questões ambientais da Ria Formosa) e Artur Sanina (deputado municipal em Tavira eleito pelo Bloco).

Está já on-line o site que permite a todas as pessoas obterem a informação mais detalhada, acerca da manifestação e inscrever-se na mesma: fecharalmaraz.org.

Janeiro 31, 2016

O Bloco de Esquerda (BE) quer suspender imediatamente todos os contratos relativos à exploração de hidrocarbonetos no Algarve.

A reivindicação foi hoje entregue na Assembleia da República (AR) pelos deputados do BE e com João Vasconcelos, deputado do BE eleito pelo círculo de Faro, como primeiro subscritor.

Junho 17, 2015

A Praia Dona Ana em Lagos é considerada uma das mais bonitas do mundo, tendo sido distinguida por várias publicações e prémios. Está em curso uma intervenção para o enchimento da praia com sedimentos que resultará na consequente destruição da sua morfologia. A operação tem vindo a ser contestada por Associações Ambientalistas, moradores e cidadãos.

Março 4, 2015

Bloco de Esquerda exige a suspensão imedidata das demolições na Ria Formosa e o realojamento imediato de todos as famílias cuja habitação já tenha sido demolida.

Setembro 22, 2014

Neste domingo, dia 21 de setembro, Faro foi uma das cidades onde também se assinalou o evento global people's climate march & mobilisatio.

Novembro 27, 2013

 Cecília Honório e Luís Fazenda dirigiram ao Ministério do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia, um conjunto concreto de questões sobre o mega empreendimento imobiliário projetado para a Praia Grande (Silves).

Novembro 14, 2013

O Bloco de Esquerda questionou o Ministério do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia sobre a possível presença de amianto nos painéis dos tanques de decantação na Estação de Tratamento de Águas de Tavira.

Fevereiro 5, 2013

A deputada Cecília Honório apresenta o projeto de resolução conjunto que "recomenda ao Governo um conjunto de medidas que permita uma rápida estabilização e recuperação da área ardida de Tavira e São Brás de Alportel", reconhecendo o movimento de cidadania que trouxe a voz destas populações ao parlamento.

Março 15, 2011

A aprovação de planos de ordenamento de áreas protegidas que viram as costas às suas populações e abrem as portas aos grandes interesses económicos que aí se querem rentabilizar reflecte o falhanço da política de conservação da natureza e da biodiversidade. Os exemplos mais recentes estão na Peneda Gerês e no Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina. (...)

Dezembro 17, 2010

A deputada Rita Calvário, do Bloco de Esquerda, questionou o Ministério do Ambiente a falta de transparência na divulgação dos processos de infracção sobre projectos imobiliários em rede Natura 2000 sobre os quais Portugal terá de responder perante a Comissão Europeia.

Dezembro 17, 2010

A deputada Rita Calvário, do Bloco de Esquerda, questionou o Ministério do Ambiente a falta de transparência na divulgação dos processos de infracção sobre projectos imobiliários em rede Natura 2000 sobre os quais Portugal terá de responder perante a Comissão Europeia.

Setembro 3, 2010

De acordo com uma denúncia local, na freguesia do Rogil, concelho de Aljezur, funciona uma pedreira (extracção, processamento, entreposto de lavagem e depósito de inertes) situada em plena Reserva Agrícola Nacional (RAN) e junto de habitações, o que já de si significa impactes graves para o ambiente e a qualidade de vida dos residentes.