ix convenção nacional

Dezembro 1, 2014 12:48 PM

A Mesa Nacional do Bloco de Esquerda elegeu neste domingo a Comissão Política de 18 membros que conta, de acordo com os estatutos aprovados na IX Convenção, com 8 membros da lista U, 8 da lista E, um da lista B e um da lista R. A Comissão Permanente contará com seis membros e Catarina Martins é a sua porta-voz.

Novembro 24, 2014 03:30 PM

João Semedo encerrou a IX Convenção do Bloco reafirmando o compromisso do partido para romper com a austeridade e apelando a que a próxima direção saiba “confirmar a cultura de unidade na ação” que sempre existiu no Bloco.

Novembro 17, 2014 10:04 AM

Votaram 2653 aderentes na eleição dos delegados à IX Convenção Nacional, a maior participação de sempre numa eleição deste tipo no Bloco.

Novembro 16, 2014 08:31 PM

Na sequência das eleições de delegados no distrito de Faro para a IX Convenção Nacional do Bloco de Esquerda, foram eleitos 2, 11 e 15 delegados, respetivamente associados às moções B - Refundar o Bloco na luta contra a austeridade -, E - Bloco Plural, fator de viragem -, e, U - Moção Unitária em construção.

Novembro 6, 2014 10:00 PM

No espírito do exercício de transparência e incentivo ao voto presencial, informamos que no distrito de Faro, existem duas (2) Assembleias Eleitorais, no âmbito da eleições dos delegados à IX Convenção Nacional do Bloco de Esquerda.

Outubro 31, 2014 02:00 PM

Sem disfarces, os debates que atravessam toda a militância do Bloco de Esquerda foram expostos ao público pelos representantes das cinco moções, num debate respeitoso e fraterno, entre camaradas, mas sem economizar palavras quando se tratava de divergências.

Outubro 29, 2014 03:27 AM

Já está disponível o Caderno deBatEs #2 , que inclui a proposta de Regimento da Convenção, as propostas de alteração aos Estatutos, as cinco Moções alteradas pelas propostas feitas pelos aderentes, os textos de contributo de dezenas de bloquistas, o calendário da IX Convenção e outras informações úteis.

Outubro 26, 2014 07:26 PM

Na próxima quinta-feira, 30 de outubro, às 21h, o Esquerda.net promove um debate entre as cinco moções que se apresentaram à IX Convenção do Bloco de Esquerda. O debate terá a duração de cerca de uma hora e meia e será transmitido em direto, em vídeo streaming.

Outubro 13, 2014 12:29 PM

Já está disponível o Cadernos deBatEs #1, com os textos das cinco moções em debate na IX Convenção do Bloco, o calendário e o regulamento do processo preparatório e a proposta de regimento da Convenção, o relatório de atividades do último mandato da Mesa Nacional e as propostas de alteração de estatutos.

Outubro 6, 2014 07:10 AM

Lê aqui o regulamento para a eleição de delegados/as no distrito de Faro à IX Convenção do Bloco.

Outubro 2, 2014 11:09 AM

Terminado o prazo da entrega de moções de orientação política para a IX Convenção do Bloco, foram apresentadas cinco propostas, com um número recorde de subscritores.

Setembro 10, 2014 09:56 AM

A Comissão Organizadora da Convenção já publicou o calendário e o regulamento da IX Convenção, que se realiza nos dias 22 e 23 de novembro no Complexo Desportivo Municipal do Casal Vistoso, em Lisboa.

Setembro 10, 2014 09:55 AM

A Mesa Nacional do Bloco, reunida a 6 de setembro, aprovou o Regulamento do processo preparatório da IX Convenção.

Opinião

Lamentável que tantos organizadores, apresentadores, comentadores, tudo tão inteligente, tão in e prá’frentex, tenham olimpicamente ignorado o colonialismo e os crimes israelitas, mesmo nas barbas dos assassinatos que, na fúria do momento, estão despudoradamente a cometer sobre as martirizadas populações aprisionadas na faixa de Gaza. O pacóvio deslumbramento de quem pensa que também é gente só porque, lá de longe em longe, os donos disto tudo lhe dão um ossinho a roer, para que eles possam continuar a abancar-se com o porco do dinheiro e do poder, também ajudou bem a esta cegueira indesculpável.

É necessário, investir mais na melhoria dos serviços públicos e na promoção de uma cultura politica virada para a cidadania.  Exigir a manutenção do sector da água no Estado. Criar condições para o envolvimento e auscultação das populações, técnicos e empresários no processo de revisão do PDM que se avizinha. Lutarmos, pela  descentralização administrativa de competências para as autarquias que não ponham em causa as obrigações sociais do Estado  e um tratamento igual para todos os cidadãos, independente do município onde vivam e pela criação de novos mecanismos para que as assembleias municipais sejam capazes de poder cumprir a sua função fiscalizadora da actividade municipal. E retomar o processo de discussão da reorganização das freguesias, consultando as populações, através do referendo local.