Share |

Convenção: participação recorde na eleição de delegados

A IX Convenção do Bloco vai ter lugar nos dias 22 e 23 de novembro no pavilhão do Casal Vistoso em Lisboa. Foto de Paulete Matos

Votaram 2653 aderentes na eleição dos delegados à IX Convenção Nacional, a maior participação de sempre numa eleição deste tipo no Bloco.

A Moção A - "Uma resposta de esquerda" elegeu 8 delegados; a Moção B - "Refundar o Bloco na luta contra a austeridade" - 44; a Moção E - "Bloco Plural, fator de viragem" - 262; a Moção R - "Reinventar o Bloco" 38 e a Moção U - "Moção Unitária em Construção" - 256 delegados. Plataformas políticas locais, que concorreram da Moita e de Famalicão, elegeram dois e sete delegados, respetivamente.  

A IX Convenção do Bloco vai ter lugar nos dias 22 e 23 de novembro no pavilhão do Casal Vistoso em Lisboa. 

A eleição de delegados começou na sexta-feira nos Açores. No sábado, votaram os aderentes de Aveiro, Braga, Bragança, Castelo Branco, Coimbra, Évora, Faro, Guarda, Lisboa, Porto, Santarém, Setúbal, Viana do Castelo, Vila Real, Viseu, Madeira e ainda os aderentes inscritos fora de Portugal. No domingo decorreram ainda as Assembleias Eleitorais dos distritos de Beja, Portalegre, Leiria e Santarém.

A credenciação dos 617 delegados inicia-se às 9h30 da manhã de sábado. Na véspera, sexta-feira, o Bloco de Esquerda organiza uma sessão internacionalista em que intervirão Pablo Iglésias, eurodeputado e secretário-geral do Podemos de Espanha; Trevor Ó Clochartaigh senador do Sinn Féin da Irlanda; um representante do Syriza da Grécia; Catarina Martins, coordenadora do Bloco de Esquerda, e Marisa Matias, eurodeputada do Bloco. A sessão internacionalista tem entrada livre.

Artigo publicado no portal esquerda.net