Share |

Comunicado do Bloco de Esquerda de Albufeira - “Patrocinados por uma bebida qualquer”

Às câmaras municipais compete a administração dos municípios e o serviço público aos seus munícipes. Os seus canais de comunicação oficiais devem ser utilizados para informar os munícipes da atividade do executivo e de atividades institucionais de variada ordem (cultural, desportiva, informativa). 

No dia 24 de Maio de 2017, foi publicado um artigo intitulado “Coca-Cola escolhe Albufeira para a sua campanha de verão” na página institucional da Câmara Municipal de Albufeira. Ao longo do artigo, torna-se claro que não passa de um texto publicitário, com slogans em discurso direto (“escolha sua Coca-Cola bem gelada”), descrição do concurso publicitário (“eara se habilitarem a uma viagem por dia”), ligação à página de internet e até um comentário do presidente da CMA, Carlos Silva e Sousa onde demonstra “satisfação” pela existência da campanha em questão. 

O BE de Albufeira entende que não compete à CMA servir de suporte publicitário a empresas privadas, muito menos ao presidente da câmara dar o nome a título oficial por qualquer campanha publicitária a produtos de consumo. Assim, o BE Albufeira repudia ações desta natureza, já que entende que a câmara municipal é um orgão que deve primar pela isenção e pelo serviço ao munícipe, não a empresas privadas.

O BE Albufeira acredita ainda que o reconhecimento, nacional e internacional, e a valorização de Albufeira enquanto destino turístico assim como concelho de acolhimento, concretiza-se pelo reforço do exercício de cidadania, e da participação de todas e todos para a edificação do bem comum, o qual deve ser partilhado com todos aqueles que nos visitam e que aqui vivem. Queremos uma Albufeira dos cidadãos e para os cidadãos, só juntos é que podemos avançar.