Share |

BE questiona Governo sobre falta de condições desportivas na Escola Secundária de Vila Real de Santo António

O Bloco de Esquerda questionou o Governo sobre a falta de instalações desportivas adequadas na escola Secundária com 3º Ciclo de Vila Real de Santo António, designadamente sobre se o Ministério da Educação equaciona uma intervenção na escola de forma a repor a prática da atividade desportiva.

Em causa estão as instalações desportivas que resultaram da intervenção efetuada pela Parque Escolar EPE, iniciada em 2010, e que após uma alteração ao projeto inicial, ficaram prejudicadas em termos de funcionalidade e segurança.

O piso do espaço desportivo exterior é constituído por uma mistura de cimento e gravilha que, após as intempéries do último ano, acabaram por degradar-se, apresentando agora grandes quantidades de gravilha solta, situação que tem gerado queixas por parte dos alunos, que não conseguem realizar os exercícios, e por provocar quedas que resultam em ferimentos diversos.

João Vasconcelos e Joana Mortágua, autores da questão dirigida ao Governo através do Ministério da Educação, concluem que a situação impede a prática de educação física e constitui um forte constrangimento pedagógico.

O arrastar da situação tem provocado um forte sentimento de indignação por parte da comunidade escolar, que não compreende como um investimento de requalificação daquelas dimensões não tenha contemplado equipamento e espaço necessário à prática educação em condições de segurança.

Os parlamentares do Bloco entendem ainda que a medida de remediação adotada de transferir as aulas de educação física para pavilhões exteriores, longe da escola e com percursos demorados, é uma solução que não pode prolongar-se por muito mais tempo.

Consulte aqui a pergunta dirigida ao Ministério da Educação.