Share |

BE alerta para a falta de material para realização de citologias no Algarve

Helena Pinto e João Semedo, questionaram hoje o Ministério da Saúde acerca da falta de material para realização de citologias no Algarve, designadamente a falta de escovilhões em Portimão e em Lagos e, a possível rutura dos stocks de Albufeira e de Vila Real de Santo António, dado estes encontrarem-se próximo do fim. Há o registo da falta deste material, anteriormente, em Faro.

Os deputados do Bloco de Esquerda indagaram Paulo Macedo sobre se tem conhecimento da situação, qual o motivo para a rutura deste material, necessário à realização de citologias e, por último, que medidas vão ser tomadas para garantir a disponibilização do material necessário á realização de citologias às unidades de saúde do Algarve.

Para o Bloco de Esquerda esta situação "é incompreensível" porque, acrescentam, "por falta de escovilhões, as mulheres não possam realizar a citologia quando se dirigem à normal consulta com o médico de família, sendo obrigadas a regressar mais tarde para o fazer. Este é um fator dissuasor da realização deste exame fundamental. O BE considera que esta situação é absolutamente inaceitável e tem que ser reparada com toda a urgência!"