Bloco exige respostas sobre notícia de alterações no Centro Hospital do Barlavento Algarvio

Cecília Honório e João Semedo exigem um esclarecimento do governo sobre a eventual intenção de integrar o Hospital Distrital de Faro com o Centro Hospitalar do Barlavento Algarvio num único centro hospitalar.

O Hospital de Faro é uma Entidade Pública Empresarial (EPE) com nível de urgência polivalente e que dá resposta a utentes dos concelhos no centro e no sotavento algarvios. O centro Hospitalar do Barlavento Algarvio, com resposta em cuidados de saúde para utentes, sobretudo do barlavento, tem como prestadores associados os hospitais de Portimão e o de Lagos. O primeiro, presta cuidados ao nível de urgência médio-cirúrgica e o outro ao nível de urgência básica.

Tendo tido o conhecimento da intenção de integrar estas unidades num único centro hospitalar, o Bloco de Esquerda exige esclarecimentos sobre este facto e, a confirma-se, saber quais os motivos que lhe estão subjacentes. Para os deputados do Bloco importa garantir o acesso das populações aos serviços de saúde  e que não haverá reduções nas valências ou especialidades das atuais unidades de saúde. O governo deve ainda tornar claro o futuro dos trabalhadores, independentemente do seu vínculo laboral.

O BE considera inaceitável que uma estrutura tão fundamental para as pessoas seja alterada em secretismo, sem conhecimento das partes envolvidas, dos trabalhadores e dos utentes.

Ler aqui a pergunta dirigida ao Governo.