Share |

Bloco apela à participação da 2ª Marcha LGBTI+ do Algarve

O Bloco de Esquerda congratula-se com a realização da 2ª Marcha LGBTI+ do Algarve e mais uma vez marcará presença nesta Marcha que tem como lema "com plena igualdade, cidadania humanidade e inclusão das pessoas LGBTI+!"

A história da Marcha LGBTI+ tem originem do final dos anos sessenta, em Nova Iorque, com os protestos por membros da comunidade LGBTI+ contra a invasão da polícia ao bar Stonewall, que era na altura o maior bar LGBTI+ dos Estados Unidos. Desde então que se comemora todos os anos em Nova Iorque estes protestos de Stonewall que representam um marco importante na luta pelos direitos e emancipação LGBTI+. Este movimento estendeu-se desde então por quase todo o mundo. Em Portugal a primeira Marcha foi realizada no dia 28 de Junho de 2000 em Lisboa e aqui no Algarve foi com muita alegria que o Bloco participou na primeira Marcha em 2018.

No Bloco de Esquerda entendemos que uma verdadeira emancipação LGBTI+ passa não só pelos vários direitos legais que já foram garantidos à comunidade, mas também por construir uma igualdade social plena, acabando com a cultura patriarcal, binária e heteronormativa que vigora na sociedade, desconstruindo a discriminação LGBTI+ sofrida pela comunidade nos espaços públicos e privados e garantindo uma plena inclusão nos locais de trabalho e nas várias instituições desde a saúde até à educação.

Para o Bloco de Esquerda todos somos poucos para celebrar em conjunto a diversidade, liberdade e dignidade, sobretudo num tempo em que os fantasmas totalitários já assomam às nossas portas.

O Bloco de Esquerda apela à participação todos e todas na 2ª Marcha LGBTI+ realizada no Algarve, de forma a que juntos, possamos construir uma sociedade de igualdade e desconstruir a discriminação!