Vigília em Faro contra as alterações climáticas

Motivados pela realização da Conferência da ONU que está a decorrer em Copenhaga, um grupo de cidadãos de Faro decidiu responder ao apelo de diversas organizações internacionais presentes na Conferência para que no sábado, dia 12, se realizassem vigílias por todo o mundo reivindicando “um Acordo a valer” na sequência das negociações em curso.

A vigília de Faro decorreu junto à Doca, com a presença de cerca de uma centena de pessoas, tendo aderido à iniciativa o Núcleo dos estudantes da UAlg defensores do Ambiente (NAMB), a secção de canoagem do Sport Faro e Benfica, os finalistas do programa Erasmus e bastantes cidadãos preocupados com os efeitos nefastos das alterações climáticas e dos atentados ao ambiente. O actor Luís Vicente leu o texto de um manifesto dirigido aos governantes presentes na Dinamarca que acentuava a necessidade de os países ricos apoiarem os países pobres nas medidas a tomar em vez de se furtarem como até aqui às suas responsabilidades de principais poluidores em todo o mundo.

Entre os participantes estiveram diversos activistas e simpatizantes do Bloco de Faro, que desde sempre se tem mobilizado para a defesa da causa ambiental, seja em torno das Matas do Pontal e do Ludo, seja da preservação de toda a área da Ria Formosa e do seu ecosistema.

As numerosas associações e movimentos que estão presentes em Copenhaga e por todo o mundo se mobilizam têm diversas posições sobre as alterações climáticas, a degradação ambiental, as causas que as motivam e o caminho a seguir na sua correcção. No sítio Esquerda.net é possível conhecer algumas dessas diferentes posições e acompanhar várias reportagens sobre o evoluir de cada de dia da mobilização de rua e das sessões promovidas pelos movimentos alternativos.