Distrital do Bloco de Esquerda prepara novas lutas

Reunida em Portimão, a Comissão Coordenadora Distrital do Bloco de Esquerda/Algarve analisou os resultados eleitorais do passado dia 5 de Junho e discutiu as perspectivas de trabalho para o futuro. Considerando que esta força política teve uma forte quebra eleitoral relativamente às eleições de 2009, no entanto a Comissão Distrital congratula-se vivamente por ter sido conseguido um dos objectivos centrais da campanha – a reeleição da deputada Cecília Honório.

Além de factores externos, certamente a derrota bloquista teve a ver com alguns erros internos cometidos nos últimos meses. Como um partido amplamente democrático e plural, foi aberto à escala nacional um período de reflexão e debate, onde todos os bloquistas e até independentes poderão discutir o passado, o presente e o futuro do Bloco de Esquerda. Assim, além de reuniões de núcleos e de assembleias distritais, todos poderão enviar os seus contributos para o blog “Debate Aberto” através de opinião@esquerda.net. Também no Algarve foi colocado online o blog “Bloco Aberto” blocoaberto.wordpress.com, onde quem quiser, poderá publicar as suas opiniões e comentários.

Como forma de aprofundar o debate e perspectivar o trabalho futuro na região irá realizar-se uma Assembleia Distrital do Bloco de Esquerda, aberta a independentes, em Albufeira, na Biblioteca Municipal Lídia Jorge, no próximo dia 15 de Julho (6ª Feira), a partir das 21 horas. Além da deputada Cecília Honório, a assembleia contará com a presença de Pedro Soares, membro da Comissão Política do Bloco.

Para além das discussões e reflexões internas, o Bloco continuará sempre ao lado dos trabalhadores, dos jovens e das populações do Algarve e procurará afirmar um modelo de desenvolvimento alternativo assente nos sectores produtivos e que combatam o flagelo do desemprego e da precariedade que grassam na região. O Bloco lutará pela implementação da Regionalização e continuará a bater-se com intransigência e determinação contra a introdução de portagens na Via do Infante, agora num novo quadro político. O Bloco lutará com firmeza contra as políticas de desastre nacional do governo de direita PSD/CDS, do FMI e da UE que só agravam a recessão. O PS também será co-responsável pelo agravamento das condições de vida das populações, pois assinou igualmente os famigerados acordos com a troika. A Comissão Coordenadora Distrital apela à mobilização dos algarvios contra o assalto social que o novo governo já começou a praticar. A resposta contra o agravamento das condições de vida e da pobreza encontra-se na forte mobilização e na luta determinada das gentes do Algarve.