Share |

João Vasconcelos - Cabeça de lista do BE Algarve

João Vasconcelos é o candidato do Bloco de Esquerda do Algarve às eleições legislativas.

Depois do plenário distrital de aderentes do Bloco, realizado a 27 de junho em Quarteira, ter expressado o seu voto por larga maioria na lista encabeçada por João Vasconcelos, vem agora a Mesa Nacional, órgão máximo do partido entre as Convenções Nacionais, ratificar a lista apresentada pelos aderentes algarvios.

João Vasconcelos é professor de História em Portimão, de onde é natural. Desde 2010, Vasconcelos tem vindo a ter reconhecimento regional e nacional, enquanto dinamizador e porta-voz da Comissão de Utentes da Via do Infante (CUVI), na luta contra as portagens nesta via.

Em 2013, na sequência das eleições autárquicas, foi eleito vereador na Câmara Municipal de Portimão. Em 2005 já tinha sido eleito para a Assembleia Municipal deste concelho. Com uma larga experiência política, tem vindo a participar e dinamizar vários coletivos de mobilização social sobre os mais variados assuntos no Algarve, entre os quais as manifestações contra a troika, os movimentos em defesa do SNS e contra o desmantelamento do Hospital de Portimão, as lutas sindicais no seio dos professores tendo pertencido à direção do Sindicato dos Professores da Zona Sul e ao Conselho Nacional da FENPROF. Mais recentemente participou nas lutas contra a Taxa Municipal de Proteção Civil em Portimão, no movimento “Je Suis Ilhéu” e na luta “Acorrentados Por Uma Vida Melhor - Solidariedade com Marilú Santana e Colegas”, em defesa dos salários em atraso. João Vasconcelos é dirigente nacional e distrital do Bloco de Esquerda.

A nível científico, João Vasconcelos é autor de vários estudos no âmbito da História local e regional e a sua tese de mestrado “O 18 de Janeiro de 1934 – História e Mitificação” trata das lutas do movimento operário ao “Estado Novo” de Salazar.

Em segundo lugar na lista do Bloco de Esquerda para as eleições legislativas, figura Leónia Norte, advogada e oriunda de Olhão. Leónia é independente e já participou na lista do Bloco de Esquerda à autarquia de Olhão, tendo atualmente assumido a função de vereadora naquele município em substituição do vereador eleito.

Em terceiro lugar da lista do Bloco vêm José Moreira, professor universitário e dirigente do Sindicato Nacional do Ensino Superior. Atualmente está a cumprir o segundo mandato na Assembleia Municipal de Faro.

A candidatura do Bloco de Esquerda às eleições legislativas apresenta uma lista inteiramente paritária, onde figuram candidatos de vários setores de atividade da comunidade algarvia e oriundos de vários concelhos da região.

A reunião plenária de aderentes, realizada a 27 de junho, aprovou também, na generalidade, o programa regional do partido, o qual apresenta como lema “ Derrotar a Austeridade no Algarve”. Desta forma, o Bloco foca a sua campanha eleitoral a nível regional em 6 temas centrais, entre os quais a defesa e melhoria dos serviços públicos, a mobilidade, a economia, ambiente e ordenamento do território e o direito ao trabalho, a luta contra o desemprego, a precariedade e a exclusão social, onde se destacam propostas para a criação de emprego e pela defesa da dignidade dos desempregados.

aqui a lista completa de candidatos do Bloco de Esquerda no circulo eleitoral de Faro.