Share |

Fórum Algarve/Andaluzia: 2 anos de portagens – uma PPP ruinosa para o Algarve

A Comissão de Utentes da Via do Infante (CUVI), com o apoio e a colaboração da Câmara Municipal de Loulé e do Moto – Clube de Faro vai promover um debate com a designação “Fórum Algarve/Andaluzia: 2 anos de portagens – uma PPP ruinosa para o Algarve”, a ter lugar no próximo dia 22 de Março, pelas 15.00 horas, na Sala de Conferências da Associação Empresarial da Região do Algarve (NERA), no Parque Industrial de Loulé. 

Trata-se do II Fórum a discutir a temática das portagens no Algarve, passados que estão cerca de 2 anos sobre a introdução das mesmas na região. Estão à vista de todos as graves consequências para a região algarvia decorrentes das portagens: à crise somou-se mais crise com muitas empresas a encerrar as suas portas, na região a mobilidade regrediu cerca de 20 anos e verifica-se uma nítida perda de competitividade em relação à vizinha Andaluzia, dezenas de milhares de desempregados e muitas famílias destroçadas, com diversos mortos e feridos graves, devido a vários acidentes na EN 125 e vias secundárias. Uma grave crise económica e social abateu-se sobre o Algarve, uma região que assenta, fundamentalmente, na atividade turística.

Como se isto não bastasse, as obras de requalificação da EN 125 continuam totalmente paradas e algumas importantes variantes, envolvendo os concelhos de Faro, S. Brás de Alportel, Tavira, Olhão e Lagos, já não vão ser construídas de acordo com as orientações do governo, o que não deixa de ser muito lesivo dos interesses e aspirações das populações.

Por outro lado, enquanto a EN 125 se encontra congestionada, a Via do Infante continua vazia de tráfego e a dar dezenas de milhões de euros de prejuízo ao erário público e aos contribuintes, fruto de uma Parceria Púbico – Privada que se afigura ruinosa para o Algarve (e o país).

Os cidadãos e as entidades políticas e económicas responsáveis não podem deixar que o Algarve continue a afundar-se. Torna-se premente continuar a luta para salvar o Algarve, o que passa, a nosso ver, pela suspensão das portagens na Via do Infante. Por agora vamos ao debate.

Nesta conformidade, o Secretariado do Bloco/Algarve vem convidar-te a participar no Fórum acima referido, no dia 22 de Março, em Loulé.

O Secretariado BE/Algarve

Descarrega aqui o programa.