Share |

Estão eleitos os delegados do Algarve à X Convenção

Realizou-se no passado sábado, dia 18 de junho, a eleição dos 29 delegados do distrito de Faro para a X Convenção Nacional do Bloco. A contagem final resultou na eleição de 24 delegados pela moção A (Força da Esperança - o Bloco à conquista da maioria) e 5 pela moção B (Mais Bloco).

Assim, foram eleitos pela moção A, e como efetivos, João Vasconcelos, Mónica Neto, José Moreira, Celeste Santos, Mónica Charneca, Luís Casinhas, Pedro Mota, Jorge Ramos, Carlos Matos, Ana Natacha, Miguel Madeira, Rogério Ferreira, Andreia Pais, Miguel Pinheiro, Margarida Janeiro, José Domingos, Paulo Afonso, Mariette Martinho, José Santos, Marco Rojo, Maria Rosa Dias, Maria José Gonçalves, Mário Mateus e Artur Sanina (os suplentes desta lista são: Joaquina Lourenço, David Berrueco, Mário Andrade, Ângela Dias, Augusto Taveira, Célia Alfarroba da Silva, Nuno Viana, Pedro Tavares, Sebastião Pernes, João Brandão, Vítor Ruivo, Célia Santos, Marco Pereira, José Veia, Alice Tristany e Vidal Marreiros). Por seu turno, a moção B elegeu, como efetivos, Jorge Candeias, David Roque, Luísa Gonzalez, José Manuel do Carmo e Paula Faria (os suplentes da moção B são Carlos Aboim de Brito e Carlos Cabrita).

As versões finais das moções e das plataformas políticas apresentadas à X Convenção podem ser ligas online (Moção A, Moção B, Moção R, Plataforma 1, Plataforma 2, Plataforma 3 e Plataforma 4).

A X Convenção bloquista terá lugar no Pavilhão do Casal Vistoso, em Lisboa. A sessão internacional que a antecede decorrerá a partir das 21h de sexta-feira, dia 24 de junho, e tem entrada livre. As intervenções portuguesas estarão a cargo de Catarina Martins, Marisa Matias e Luís Fazenda. O tema da sessão é “O Tempo dos Movimentos na Europa” e inclui protagonistas de alguns movimentos de resistência à escala nacional e europeia contra o rumo da UE e as políticas de austeridade. Os convidados internacionais são Eric Toussaint, do Comité pela Anulação da Dívida do terceiro Mundo e participante das Conferências por um Plano B para a Europa; Arthur Moreau, participante do movimento Nuit Debout, e Sylvia Gabelmann, do movimento Blockupy. 

Os trabalhos da convenção terão início às 11h de sábado, com a apresentação e votação do relatório do comissão organizadora e do regimento da X Convenção. A intervenção de abertura terá lugar às 11h30, e será seguida da discussão e votação de propostas de alteração dos estatutos. Às 15h será a apresentação e debate das diferentes moções. No sábado, os trabalhos terminarão às 23h e recomeçam no domingo às 11h. Às 12h será a votação final das moções e a sessão de encerramento tem início prevista para as 12h30. Durante a tarde de sábado e a manhã de domingo decorrerá a votação para a mesa nacional e a comissão de direitos.