Share |

Comunicado: Vitória na Grécia, Esperança na Europa

O Secretariado da Coordenadora Distrital do Algarve do Bloco de Esquerda saúda e regozija-se com a vitória do povo grego contra a austeridade imposta pela troika, sob a batuta do diretório alemão de Angela Merkel. A expressiva vitória do Syriza e a rápida formação de um Governo maioritário, tendo no horizonte a urgente reestruturação da dívida grega e solucionar a grave situação humanitária do país, é um sinal determinado de esperança para toda a Europa dos povos, o passo para a recuperação do estado social e uma manifesta inversão do processo que atirou a população grega na miséria e levou à destruição do país.
A vitória do povo da Grécia, berço da democracia, assinala também o infligir de uma derrota esmagadora aos partidos do “arco da governação” - Nova Democracia e Partido Socialista (PASOK) – que, durante décadas, conduziram o país para uma grave crise social, instalaram a corrupção e acabaram por se entregar nas mãos da troika.
Esta vitória é também a afirmação de um programa político alternativo às medidas de austeridade impostas pelos governos do “rotativismo ao centro” a que submetem gregos e portugueses – HÁ ALTERNATIVA!
Neste sentido, o Bloco de Esquerda lançou uma campanha nacional contra a austeridade. Esta campanha inclui uma petição à Assembleia da República pela desvinculação de Portugal do Tratado Orçamental. Contra a manutenção do compromisso firmado pelo PS, PSD e CDS - certeza da continuação futura da política de austeridade -, o Bloco estará na rua, em sessões de esclarecimento, com o objetivo de recolher as 35 mil assinaturas que devolvam este debate à agenda política. A campanha está no terreno e, além da petição, irão realizar-se diversas iniciativas no distrito de Faro durante os meses de fevereiro e março, com destaque para a 2ª quinzena do mês de março, quando a porta-voz, Catarina Martins e os deputados do Bloco estarão junto dos Algarvios.
O Secretariado da Coordenadora Distrital reforça o seu apoio e apela à participação de utentes e demais cidadãos na Marcha Internacional sobre a Ponte do Guadiana – Pela livre circulação da Via do Infante, uma iniciativa da Plataforma A22, que reúne a Comissão de Utentes da Via do Infante, PODEMOS, Izquierda Unida e Bloco de Esquerda. A ação terá lugar no dia 7 de fevereiro, sábado, iniciando-se, simultaneamente em Vila Real de Santo António e Ayamonte com concentrações de utentes, respetivamente, no mercado municipal e na rotunda do polígono industrial, pelas 16h (17h, hora espanhola).

Faro, 28 de janeiro de 2015
O secretariado da CCDABE

Descarrega aqui o comunicado.