Bloco do Algarve festejou 10º aniversário

O Bloco de Esquerda fez dez anos. Para assinalar o acontecimento juntaram-se em Faro, na noite de 6 de Março, cerca oitenta activistas e de simpatizantes, num jantar/convívio no Restaurante Tira Gostos.

Reencontraram-se velhos amigos, outros foram recordados. Os novos deram-se a conhecer. O convívio foi bem animado e antes das intervenções da noite um bem conseguido filme documentou alguns dos momentos mais significativos da vida ainda curta mas já expressiva do partido/movimento.

João Brandão, secretário da Concelhia do BE de Faro, fez as honras da casa agradecendo a presença de todos, desde os bloquistas vindos de vários pontos do distritos até aos companheiros independentes que têm vindo a colaborar com o partido em diversas iniciativas, seja na intervenção e nas campanhas autárquicas, seja nas mais diferentes lutas.

João Vasconcelhos, em nome da Comissão Distrital, enalteceu a acção dos activistas do distrito, o esforço do Bloco, tanto regional como nacional para ajudar os trabalhadores e os cidadãos em geral a enfrentar a crise que o Algarve e o país atravessam e afirmou a convicção e a vontade de continuar esse combate.

José do Carmo, candidato pelo distrito nas lista do BE ao Parlamento Europeu, relacionou os problemas dos vários sectores da economia da região com as políticas europeias que os comandam, no turismo, na agricultura, nas pescas e noutras áreas, criticando também a nefasta acção dos sucessivos governos nacionais que só têm ajudado a acentuar as desigualdades sociais e económicas do Algarve.

Finalmente, a deputada Ana Drago abordou diversos aspectos da situação nacional. A gravidade do desemprego, o seu crescimento por influência dos despedimentos em numerosas empresas nos últimos meses. As lutas de vários sectores, desde o protesto contra o Código laboral às manifestações dos professores. A importância de aumentarem as acções convergentes nas várias esquerdas, dos movimentos e cidadãos às forças políticas. A participação dos bloquistas nessas acções e o reforço do partido para participar com êxito nas três campanhas eleitorais que se avizinham.